Quais são as 6 melhores profissões para o futuro e como escolher a ideal

quais são as profissões do futuro
9 minutos para ler
Comece a estudar agora: aproveite grátis

Quais são as profissões do futuro? Esse é um questionamento muito comum tanto entre os jovens quanto entre os profissionais que já estejam no mercado de trabalho e almejam uma transição de carreira. E você, quer fazer uma escolha alinhada com as tendências?

Então embarque com a gente neste post e fique por dentro das 6 melhores profissões para o futuro que selecionamos especialmente para você!

Quais são as 6 melhores profissões para o futuro

Abaixo, você conhece as profissões que estão em alta e pode planejar melhor a sua carreira, escolhendo o curso que mais tem a ver com você.

1. Profissionais de TI e Desenvolvimento de Software

Quem atua nas inúmeras funções da Tecnologia da Informação (TI) encontra um mercado repleto de oportunidades. Com o avanço tecnológico presente em todos os setores da economia, esse nicho do mercado tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos.

Para se tornar um profissional de TI, você pode cursar Ciências da Computação ou Sistemas de Informação. Veja alguns setores dessa área:

  • Cibersegurança;
  • Segurança de Dados;
  • Inteligência Artificial;
  • Desenvolvimento e Gestão de Sistemas.

Dentro desse amplo leque de cursos, tanto técnicos quanto de graduação, estão as melhores profissões do futuro, como no caso do Desenvolvedor de Software. Ele é capaz de desenvolver e melhorar o funcionamento de softwares de todos os tipos.

Além disso, nesse setor, você terá pela frente contato com linguagens específicas, como Python, Java, C++, entre outras. Além disso, para ser um bom desenvolvedor de softwares, é importante gostar de trabalhar em equipe, pois há integração com outros setores, como analistas de sistemas e designers.

Se você quer mergulhar nessa profissão, outra dica é se inscrever em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Por ser um curso tecnólogo, o foco está nas matérias práticas, e a formação ocorre em dois anos e meio.

2. Especialistas em Sustentabilidade

Com os investimentos em sustentabilidade a pleno vapor, há várias áreas ligadas ao meio ambiente e práticas ecológicas com alta empregabilidade. As Engenharias, por exemplo, ganham bastante destaque nesse novo universo de desafios.

Essas áreas são importantes porque há pressão para que empresas privadas e públicas adotem metas de preservação ambiental, como a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.

As políticas de gestão nesse setor, conhecidas como ESG, estão na pauta das multinacionais. Podemos citar a gestão ambiental, a responsabilidade social e a governança corporativa como pilares desse novo modelo de gestão.

Portanto, esses profissionais estão dentro dessa realidade, com destaque para quem estuda gestão em sustentabilidade, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrônoma, entre outros.

3. Profissionais de Saúde e Biotecnologia

Considerando que a população brasileira está vivendo mais e com melhor qualidade de vida, os profissionais de saúde também têm empregos garantidos nos próximos anos. Afinal, o aumento da expectativa de vida fez com que crescessem os serviços de prevenção, acolhimento, diagnóstico e tratamento de várias doenças.

Assim, há muitas vagas para Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Educadores Físicos, Odontologistas e Nutricionistas, sem falar na área de Biotecnologia. Quem se especializa nesse segmento pode atuar em laboratórios, hospitais, clínicas, centros de pesquisa, entre outros.

Além do universo de medicamentos e vacinas, os profissionais de saúde podem voltar sua dedicação à área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que servem de base para o surgimento de técnicas mais avançadas de tratamento e prevenção de doenças.

4. Especialistas em Dados e Inteligência Artificial

Quem escolhe seguir carreira em Análise de Dados e Inteligência Artificial consegue se destacar facilmente no mercado de trabalho. Isso porque esse campo conta com um índice altíssimo de empregabilidade.

Trata-se de profissões do futuro presentes nas melhores empresas no Brasil e no mundo, principalmente para auxiliar nas tomadas de decisões, desenvolvimento de novos produtos e análise de dados.

Quem atua com Análise de Dados não só cria relatórios, mas também os analisa, ajudando nas melhores escolhas e fazendo com que os negócios tenham investimentos mais precisos e alinhados às necessidades da empresa.

Já a Inteligência Artificial está presente em quase tudo que fazemos, principalmente no universo online, verificando tendências comportamentais, fazendo atendimentos (chatbots) e até escrevendo textos como no caso do ChatGPT.

As máquinas de aprendizado (Machine Learning) também estão dominando o cenário empresarial, fazendo com que os profissionais dessa área recebam excelentes salários e sejam cobiçados pelas corporações.

5. Engenheiros Ambientais e de Energias Renováveis

De multinacionais a empresas de consultoria, passando pelo poder público e ONGs, os Engenheiros Ambientais e de Energias Renováveis também estão nesse seleto grupo das profissões do futuro.

São áreas que se sintonizam com a preservação do planeta Terra e fazem parte das carreiras que contribuem com as tecnologias sustentáveis em prol da qualidade de vida, amenizando os danos ambientais.

Como o uso consciente dos recursos naturais é uma grande preocupação na atualidade, esses profissionais atuam em diversos tipos de projetos, como gestão de resíduos sólidos, saneamento básico, recuperação de biomas etc.

São profissões que combinam conhecimentos de Engenharia, Biologia, Meio Ambiente e Gestão. Entre as funções, podemos citar:

  • Análise de Impactos Ambientais;
  • Sistemas de Tratamento de Efluentes;
  • Criação de Relatórios;
  • Projetos Variados com Energias Alternativas.

6. Educadores e Designers de Ensino EAD

Com os cursos online aumentando a cada dia, o que não faltam são oportunidades para educadores que pretendem atuar na internet. Seja na gestão dos portais ou como professores, há inúmeras vagas que contemplam esse novo nicho da Educação, com destaque para os designers EAD.

No caso dos educadores, o mercado oferece oportunidades para aulas em plataformas de preparação para ENEM, vestibulares, concursos públicos e carreiras militares.

Outro nicho bem interessante são as faculdades com cursos EAD, que sempre precisam de novos educadores. Nesse caso específico, a dica é concluir a graduação e, em seguida, embarcar em uma pós, cursando um mestrado e um doutorado.

Já os designers trabalham na estrutura dos portais, sites de ensino, preparatórios, agências de publicidade ou em páginas que captam alunos para universidades. Além de trabalhar no layout das páginas, esses profissionais podem ainda se destacar no marketing digital, produzindo materiais tanto de ensino quanto de divulgação e fidelização.

Ao longo do curso, os designers terão disciplinas teóricas e práticas, ou seja, é importante você ter familiaridade com os softwares necessários. Portanto, são profissões que têm retorno garantido, principalmente para quem ama o que faz.

Critérios para escolher a profissão ideal

Como dito acima, o sucesso não é reflexo apenas da escolha mais alinhada às tendências do mercado, mas também de cursos que estejam sintonizados com as suas preferências. Por isso, é importante seguir algumas dicas úteis para essa jornada de sucesso. Vamos a algumas delas.

Identificação com a área

Existem diferentes tipos de personalidades humanas que se identificam com determinadas áreas do conhecimento. Portanto, é importante se autoconhecer bem para fazer uma escolha correta. Quem ama Matemática dificilmente se daria bem em um curso de Jornalismo, mas pode se destacar em Engenharia ou Ciências da Computação.

Tudo depende da afinidade que você tem com os conteúdos, dos seus objetivos de carreira e até do momento que você está vivendo. Afinal, seu tempo disponível também interfere na modalidade de graduação que se encaixa melhor à sua rotina.

Demanda de mercado e oportunidades

É importante ainda verificar como estão as vagas de emprego, quais são as possibilidades da profissão e quais são as projeções de crescimento. Ao estudar a demanda de mercado e oportunidades, você terá uma segurança a mais para realizar tanto os objetivos pessoais quanto profissionais.

Perspectivas de remuneração

De uma realidade ninguém pode fugir: o salário é um forte motivador! De olho nisso, vale a pena pensar sobre as perspectivas de remuneração. Isso porque os ganhos financeiros também refletem em sua qualidade de vida de maneira geral, permitindo, até mesmo, que você possa se dedicar mais em outras especializações.

Formação necessária

Ninguém se torna um expert em determinada profissão do futuro da noite para o dia. Tudo depende de uma formação bem alicerçada, muito estudo e dedicação. Por isso, faça um planejamento sobre o tempo necessário para formação, investimentos e cursos fundamentais para complementar seu aprendizado.

Seguindo as nossas dicas sobre quais são as profissões do futuro, o que não falta são bons motivos para ingressar no mercado de trabalho com o pé direito. Não se esqueça de considerar sua realidade e afinidades para fazer a melhor escolha, optando pela melhor instituição de ensino para ter uma formação de qualidade e destaque no mercado.

Gostou de conhecer quais são as profissões do futuro? A Estácio pode te ajudar a construir uma carreira mais sólida em qualquer um desses campos. Conheça os cursos que oferecemos e comece a mudar o seu futuro agora mesmo.

Você também pode gostar