Confira uma lista com os melhores programas de trainee!

programas trainee
6 minutos para ler

Provavelmente, você já ouviu falar em programas de trainee, certo? Eles representam uma oportunidade sem igual de aprendizado e crescimento profissional. Um de seus maiores atrativos é o plano de carreira intensivo: logo após o término do programa, os trainees podem ser posicionados em cargos de liderança dentro da empresa.

As maiores organizações costumam ter programas de trainee bastante conhecidos e almejados por recém-formados. Com o objetivo de ajudar você, preparamos este post com alguns dos principais programas do Brasil e dicas para se destacar nos processos seletivos. Continue a leitura!

Afinal, o que são programas de trainee?

Os programas de trainee são períodos de treinamento e desenvolvimento profissional voltados para recém-formados. Normalmente, eles duram entre 12 e 36 meses e têm como principal característica a guinada rápida na carreira: como dissemos, é comum que, ao término do programa, os trainees sejam realocados em cargos de liderança dentro das empresas.

É isso mesmo! O trainee tem um caráter imersivo e de intensa aprendizagem prática sobre as atividades desempenhadas dentro da empresa. Durante o programa, o profissional tem contato com diversas áreas: o objetivo é que ele desenvolva uma visão global sobre o funcionamento dos negócios para poder justamente assumir cargos altos logo no primeiro emprego.

Devido a isso, o programa costuma ser fortemente alinhado às especificidades da empresa, tanto em relação às rotinas operacionais e gerenciais quanto no que se trata à cultura organizacional e valores. Essa é uma das diferenças para o estágio regular, embora esse último também proporcione grandes aprendizados.

Além disso, os programas de trainees diferem dos estágios por garantirem um vínculo empregatício e, com ele, todos os direitos e benefícios comuns do mercado de trabalho. Nos estágios, não há registro ou salário, mas sim um contrato regido por uma lei específica — a Lei nº 11.788/2008 — e uma remuneração chamada de bolsa-auxílio.

Quais são os melhores programas de trainee?

Agora que você já entendeu melhor o que são programas de trainee, é hora de conhecer alguns dos mais visados por profissionais recém-saídos da graduação? Abaixo, separamos exemplos de programas recorrentes e de bastante sucesso!

Unilever

A Unilever é uma multinacional de bens de consumo. Dona de marcas de peso, como a Dove, a Comfort, a Omo e a Hellmann’s, os produtos da empresa são consumidos por bilhões de pessoas. Não é à toa que o Programa de Trainee da Unilever é bastante disputado e já está em sua 55ª edição.

De acordo com dados da própria Unilever, 36% dos diretores, 20% dos líderes e 41% dos executivos da empresa foram trainees. Para participar, os únicos pré-requisitos são:

  • ter concluído a graduação nos últimos 3 anos;
  • ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso a área do candidato seja em Vendas.

Ambev

A Ambev é outra gigante e já ganhou até título de maior empresa da América Latina em valor de mercado, de acordo com o levantamento feito pela Economatica. Com programas de trainee de apenas 4 meses, mais rápidos do que o usual, a cervejaria forma os futuros líderes do negócio bilionário.

Os pré-requisitos para os Programa Trainee Ambev são ter terminado a graduação nos últimos 2 anos e ter disponibilidade para morar em outros estados. São 3 linhas:

  • Trainee Business — com foco nas áreas de Finanças, Vendas, Direito, Comunicação, Marketing e Gestão;
  • Trainee Supply — com foco nas áreas de desenvolvimento e operação, como Logística e Engenharias;
  • Trainee Tech — com foco em inteligência, tecnologia e inovação, em áreas como Análise de Dados, Arquitetura de Sistemas etc.

Itaú Unibanco

Se você prestou atenção na lista da Economatica, viu que o Itaú Unibanco estava logo atrás da Ambev em valor de mercado, não é? No entanto, pouco tempo depois do levantamento, o banco passou a cervejaria com uma valorização que chegou a quase 30% na Ibovespa.

E a boa notícia é que a maior instituição financeira privada do país também tem programas de trainee. Com duração de até 1 ano, o Trainee Itaú Unibanco recebe recém-formados nas mais diversas áreas de atuação. O processo seletivo exige:

  • término da graduação há no máximo 3 anos;
  • disponibilidade para trabalhar em São Paulo;
  • Inglês avançado, para algumas vagas.

Deloitte

A Deloitte é uma grande empresa de serviços com 175 anos de existência. Ela lidera o ranking das 4 maiores empresas do mundo no segmento de contabilidade, chamado de Big Four. Apesar de não ter um programa específico de trainee, existem vagas dedicadas exclusivamente a universitários e recém-formados no Programa Novos Talentos.

Para participar, é preciso ficar de olho no portal de vagas da Deloitte. Alguns dos pré-requisitos são:

  • estar cursando a partir do penúltimo ano do curso ou ter se formado até 3 anos;
  • ser das áreas de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Economia ou correlatas.

Estácio

Por fim, há também o Programa Trainee Estácio, com duração de 12 meses, posicionamento em cargos de liderança após o período e um amplo processo de desenvolvimento de carreira. A Universidade Estácio de Sá já tem quase 50 anos de tradição e é um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

Para participar do programa e garantir o seu sucesso profissional, os pré-requisitos são:

  • ter se formado entre o 2º semestre de 2016 e o 2º semestre de 2019;
  • dominar o Pacote Office;
  • ser de alguma das áreas de atuação descritas no programa, como Educação, Relações Internacionais e Finanças.

Como conseguir um programa de trainee?

Para conseguir uma vaga nesses programas de trainee e alavancar sua carreira, o primeiro passo é ficar de olho nos calendários de seleção. Normalmente, os processos de recrutamento ocorrem anualmente. Faz toda a diferença contar com o apoio da sua instituição de ensino nesse momento.

A parceria com a universidade envolve desde a divulgação das vagas, até as ações de incentivo à gestão de carreira e ao desenvolvimento do perfil de destaque. Por exemplo, a existência de iniciativas para orientação profissional, com consultores tirando dúvidas sobre:

  • tendências de mercado;
  • habilidades e competências;
  • elaboração de currículo;
  • processos de recrutamento e seleção;
  • melhor aproveitamento da trajetória acadêmica etc.

Enfim, a universidade exerce um papel fundamental para o protagonismo dos estudantes e a orientação da graduação para uma futura carreira de sucesso. Os programas de trainee são um grande exemplo de oportunidade a quem deseja começar sua vida profissional com o pé direito.

Legal, não é? Então, compartilhe essas informações nas suas redes para que seus colegas também fiquem por dentro dessas grandes oportunidades!

Banner do ebook o melhor EAD é a na Estácio: veja quais são os benefícios para os alunos
Você também pode gostar

Deixe um comentário