Você se lembra dessas profissões que não existem mais?

profissões que não existem mais
4 minutos para ler

Alguns trabalhos já foram muito importantes no passado, mas, hoje, se tornaram parte da História. Com as constantes mudanças tecnológicas, diversas profissões já não existem mais. Que tal conhecer algumas delas e saber quais são as novas profissões que estão surgindo?

A seguir, vamos mostrar quais são as profissões ultrapassadas, conferir outras novas carreiras promissoras do mercado e entender por que é importante se manter em constante atualização. Acompanhe a leitura!

Quais são as profissões que não existem mais?

Será que você já ouviu falar dessas profissões? Confira algumas curiosidades!

Operador de mimeógrafo

Antes da impressora, era comum utilizar o mimeógrafo para realizar impressões. Algumas folhas, inclusive, cheiravam a álcool e ficavam quentes, já que essa máquina deixava um cheiro forte nas páginas impressas.

Como manusear o mimeógrafo era uma tarefa complicada, existia uma pessoa que exercia essa profissão. Hoje, o operador de mimeógrafo ficou no passado, mas, com certeza, foi de grande auxílio no período pré-impressora.

Ator e atriz de rádio

Provavelmente, os seus avós devem se lembrar dos atores e atrizes de rádio. Muito populares nas décadas de 1930 e 1940, eles estreavam as radionovelas e interpretavam textos teatrais, antes de ninguém cogitar um aparelho tão tecnológico como o televisor.

Hoje, a profissão está extinta, mas os atores de séries e filmes continuam mais fortes do que nunca!

Leiteiro

Pode ser que essa profissão permaneça comum em cidades pequenas do interior, mas encontrar um leiteiro é raríssimo. Hoje, as pessoas compram leite nos supermercados, mas houve uma época em que esse profissional passava pelas casas para entregar leite fresquinho direto da fazenda.

Lanterninha de cinema

Durante muitos anos, o lanterninha ajudava as pessoas a encontrar seus lugares no escuro da sala de cinema. Além disso, ele fiscalizava o local, caso houvesse muito barulho durante a sessão. Quanta coisa mudou, não é mesmo?

Quais são as novas profissões no mercado?

As profissões antigas que citamos até agora foram substituídas por outras ou até extintas do mercado de trabalho. Porém, existem novas profissões que são bem mais promissoras para o momento presente e o futuro. Veja!

Gestor de mídias sociais

A Gestão de Mídias Sociais é uma profissão bem recente no mercado de comunicação. Essa carreira está voltada para a necessidade da profissionalização do mercado de Mídias Sociais, que está em pleno desenvolvimento. Para quem gosta de aliar comunicação à tecnologia, é um ótimo caminho.

Bioinformacionista

Quem trabalha como bioinformacionista auxilia na prevenção de doenças genéticas e na reprodução humana. É uma das carreiras promissoras na área da Biomedicina, ideal para quem pretende trabalhar na área de saúde, especialmente em laboratórios médicos ou farmacêuticos.

Chief Technical Officer (CTO)

Você já ouviu falar em CTO? A profissão de Chief Technical Officer tem relação direta com a área da Tecnologia da Informação (TI). Esse profissional é responsável por comandar a área técnica de empresas, já que necessita de visão estratégica para acompanhar as constantes transformações tecnológicas.

Inclusive, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação é uma boa alternativa para quem gosta dessa área.

Gerontologia

Quem atua como gerontologista está preparado para melhorar a qualidade de vida de pessoas na terceira idade. É uma profissão cada vez mais requisitada, que foca no bem-estar de pessoas idosas.

O curso de Gerontologia apresenta os caminhos do envelhecimento, a fim de atender às necessidades físicas, sociais e emocionais dos idosos.

Growth Hacker

Bem longe de ser uma das profissões que vão desaparecer, o Growth Hacker é um profissional requisitado no mercado. Essa profissão tem uma visão orientada para crescimento de negócios, a fim de aumentar a eficiência e pensar em estratégias eficazes que vão além das vendas e do faturamento.

O curso de Marketing pode ser uma alternativa interessante para quem pretende seguir essa profissão.

Como vimos, existem várias profissões que não existem mais e não combinam com o mundo em que vivemos hoje. Por isso, é fundamental se atualizar, ficar por dentro das tendências e continuar estudando.

Agora que você já conhece algumas profissões antigas, não deixe de conferir nosso papo de especialista: os principais desafios do mercado de trabalho atual!

Você também pode gostar

Deixe um comentário