O que faz um profissional de Direito? Confira as atribuições da carreira!

direito
6 minutos para ler

Não há dúvidas sobre a importância do Direito na sociedade: trata-se de uma das profissões mais tradicionais do mundo, com a finalidade de garantir a segurança jurídica por meio das normas que envolvem as relações entre os indivíduos. Por esse motivo, é uma área de preferência de parte relevantes dos estudantes que buscam uma carreira de sucesso.

Apesar da advocacia ser um dos segmentos de atuação mais comuns do advogado, você sabia que existem diversas atribuições possíveis dentro do campo jurídico?

Continue a leitura deste post e confira algumas das principais oportunidades!

Quais são as principais áreas de atuação de um profissional de Direito?

A formação em Direito oferece uma gama de alternativas para os profissionais. A seguir, veja quais são as principais!

Advocacia

É um dos segmentos mais conhecidos para quem se forma em Direito. Nele, o bacharel poderá trabalhar como advogado autônomo, em um departamento jurídico de empresas ou em escritórios de advocacia. Para exercer a função, é preciso passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e obter a carteira da OAB.

Entre as áreas de atuação, estão:

  • Direito Penal: atua na elaboração da acusação ou defesa em ações ligadas a crime ou contravenções;
  • Direito Civil: representa os interesses individuais e civis a respeito de questões familiares, de propriedades e de bens, por exemplo;
  • Direito Ambiental: atua em empresas e ONGs tratando de assuntos que englobam a relação do homem com o meio ambiente;
  • Direito do Consumidor: o profissional atua com foco em ajudar os consumidores e suas relações com os fornecedores de bens e serviços;
  • Direito Eleitoral: o advogado busca implementar ações efetivas com a finalidade de fundamentar e guiar os princípios dentro do ordenamento jurídico e na aplicação em todo o processo eleitoral;
  • Direito Empresarial: atua em aspectos jurídicos que envolvem o comércio, como contratos comerciais, e abertura e fechamento de empresas;
  • Direito Trabalhista: nesse campo, o advogado tem a função de representar pessoas físicas ou empresas em litígios trabalhistas;
  • Direito Contratual: aqui, o advogado auxilia pessoas físicas ou jurídicas na elaboração, conferência e assinatura de contratos;
  • Direito Tributário: nesse ramo, o profissional trata de normas relativas à arrecadação de impostos, taxas e demais obrigações tributária.

Consultoria jurídica

O profissional formado em Direito também pode atuar como consultor jurídico. Nesse caso, presta serviços de assessoria e consultoria de instituições e empresas. É possível trabalhar em empresas privadas ou escritórios de advocacia.

Entre as suas principais funções, está a de orientar os clientes a respeito de questões legais, sejam eles pessoas físicas, empresas ou demais organizações. Isso porque ele é um profissional qualificado para analisar cenários, contratos e documentos, com o intuito de garantir a conformidade legal e reduzir os riscos.

Ele também pode ser acionado para interpretar leis, normas e regulamentos, em prol de propor estratégias e soluções para os seus clientes.

Por exemplo, dentro de um ambiente corporativo, o consultor jurídico faz o papel de elo entre a empresa e o universos legais externos. Assim, busca assegurar que os processos da companhia estejam adequados com as disposições legais vigentes, evitando possíveis erros, ações e penalidades.

Concursos públicos

O bacharel em Direito pode prestar concursos públicos para diversos cargos, como defensor público, procurador, analista jurídico, delegado de polícia, escrivão ou investigador de polícia, perito criminal e oficial da Polícia Militar.

Para se preparar para esses concursos e aumentar as chances de conquistar uma vaga, é preciso se dedicar no estudo das disciplinas específicas presentes no edital de cada certame.

Acadêmica

O profissional formado em Direito tem a opção de atuar na área acadêmica, onde vai ministrar aulas de disciplinas variadas, como Direito Civil, Penal, Empresarial, Constitucional e Administrativo, entre outros, para o Ensino Superior.

É possível trabalhar em instituições privadas e públicas, como professor universitário ou tutor de alunos que se encontram na faculdade. Além disso, pode se qualificar como professor de cursos preparatórios para concursos públicos ou para o Exame da Ordem.

Assistente jurídico

Trata-se do profissional que ajuda nos processos jurídicos ou administrativos de um escritório de advocacia. Pode realizar diversas atividades, sendo que as funções de acompanhamento de ações estão entre as mais executadas.

No entanto, ele também pode ficar responsável por outras tarefas, como:

  • controle da agenda dos advogados;
  • analise de sentenças, contratos, acordos e demais documentos;
  • ajuda na elaboração de defesas ou acusações;
  • emissão de documentos;
  • elaboração de petições iniciais e relatórios;
  • atendimento aos clientes;
  • participação em audiências.

Magistratura

Outra área a ser explorada é a magistratura, uma das carreiras jurídicas mais desejadas entre os profissionais.

O juiz precisa lidar com grandes responsabilidades, uma vez que tem a competência para julgar as demandas judiciais, zelar pela solução célere das divergências e conflitos de interesses entre os indivíduos, e prevenir e reprimir atos contrários à justiça e à dignidade humana, por meio da conciliação das partes envolvidas.

Os juízes da justiça comum atuam de forma mais efetiva em demandas entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, por meio das áreas criminal, cível e de Justiça Federal — desde que não estejam ligadas aos interesses da Federação. Já os juízes federais atuam nos julgamentos e nas qualificações dos processos de interesse da União.

Considerando que os juízes são agentes do poder judicial, para trabalhar no ramo, é preciso que o profissional seja bacharel em Direito e concursado. Isso significa que apenas quem é aprovado em concurso público de provas de títulos e com a participação da OAB em suas fases, é que poderá seguir carreira no campo da magistratura.

Diplomacia

A diplomacia é outra alternativa para o bacharel em Direito que não está diretamente associada à atuação como advogado. Isso porque esse profissional trabalha como representante do país em assuntos de interesse por intermédio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Portanto, ele deve informar, negociar e representar os interesses do país perante as demais nações.

Como vimos, existem diversas áreas de atuação e atribuições para um profissional com formação em Direito, o que torna o curso bastante interessante. Sendo assim, aproveite essa versatilidade para escolher o campo em que mais tem interesse e, assim, construir uma carreira de sucessos!

Agora que você entende melhor sobre o assunto, aproveite para visitar o nosso site e confira os diferenciais e benefícios do Curso de Direito fornecido pela Estácio!

Você também pode gostar