Pizza perfeita: receitas, técnicas e dicas do curso de Gastronomia

pizza
6 minutos para ler

A pizza pode ter surgido na Itália, mas no Brasil conquistou milhões de corações — inclusive, um dia só dela. Criado em 1985 no estado de São Paulo, o Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho como forma de homenagear a imigração italiana no país.

Para se ter uma ideia, o país produz cerca de 3 milhões de pizzas por dia, com uma marca de 870 mil só em São Paulo. Mas, assim como todo alimento que incluímos em nossa cultura, precisamos dar aquele toque especial para deixar com a nossa cara, concorda?

Se você está em busca de produzir uma pizza perfeita, chegou no lugar certo. Continue por aqui e confira as dicas que preparamos!

Escolha dos ingredientes

Para uma pizza perfeita, a escolha dos ingredientes deve ser feita a dedo. O mais indicado é que você vá no mesmo dia à feira ou ao supermercado para encontrar tudo fresquinho. Afinal, os itens da receita são responsáveis por dar todo o sabor ao prato, e muita gente define a qualidade ou não da pizza avaliando o seu recheio.

Na hora de comprar, não deixe de verificar a aparência e o aroma dos ingredientes. Cada um precisa ter características específicas que garantem que ele está no ponto para o consumo. Os tomates, por exemplo: opte por aqueles que tenham uma cor mais vermelha, pois é um sinal de que estão mais maduros e contam com mais nutrientes — não é indicado que eles tenham partes moles ou escuras.

Para rechear, é importante observar se os ingredientes estão bem distribuídos na massa. Antes de incluir qualquer produto, aliás, experimente: assim, você vai saber se existe algum sabor que se destaca de forma negativa ou não, e se escolheu queijos realmente autênticos para dar aquele toque especial.

Preparação da massa

Se estamos falando de pizza perfeita, precisamos de uma massa que tenha muita qualidade. A escolha dos ingredientes também é importante, como as farinhas, e o processo de sovar a massa ainda vai contribuir para um bom resultado.

Para que ela tenha um aspecto mais firme e sem rachaduras, é preciso sovar com as mãos. Tem uma explicação técnica para isso — com as mãos, você vai impedir que gases liberados pelo fermento saiam da massa, o que vai interferir em seu aspecto e no crescimento.

Antes de abrir a massa, lembre-se de enfarinhá-la. E antes de colocar o recheio, o toque final é pré-aquecer. Dessa forma, você terá uma massa mais crocante e dourada.

Molho perfeito

Para o molho perfeito, aposte na simplicidade. Quanto menos ingredientes tiver, mais com cara de pizza da própria Itália vai ficar. A escolha dos tomates é o primeiro passo. Os outros ingredientes são alho, azeite de oliva extra-virgem, cebola e sal. Com apenas esses itens, cada sabor vai ter o seu destaque merecido.

Manjericão, alecrim, orégano e pimenta são outras opções que vão trazer mais profundidade no sabor do seu molho. Mas tenha atenção com as quantidades para deixar tudo equilibrado. O cozimento deve ser lento e um toque de bicarbonato contribui para equilibrar a acidez.

Seleção de queijos e coberturas

A escolha do queijo vai depender do sabor que você quer dar para a sua pizza. Se deseja um tom mais brasileiro, o coalho é a opção ideal. O Grana Padano, que tem um sabor forte, pode ser escolhido para finalizar pizzas de cogumelos, ou qualquer outro recheio que precise de uma pegada mais gourmet.

Já o Gouda, com o seu sabor adocicado, é indicado para pizzas que combinam o agridoce. Para os amantes do clássico, a mussarela já não pode ficar de lado. Ela traz um sabor único e é o ingrediente mais recomendado para alguns sabores tradicionais, como a marguerita.

Técnicas de montagem

Existe uma ordem usada pelos chefs para a montagem, que deixa a pizza daquele jeitinho especial:

  • massa;
  • molho;
  • queijo;
  • recheio;
  • condimentos (azeitona, milho etc.).

Como abordamos, ao dispor os ingredientes, sempre verifique se eles estão bem distribuídos. Não fica bem a metade da pizza estar completamente recheada e a outra ter só massa e molho, concorda?

Métodos de assar

O método de assar a sua pizza vai depender do forno escolhido. Em casa, por exemplo, podem ser usados o forno a gás, à lenha ou elétrico.

O forno à lenha, que tem uma temperatura alta, vai pedir mais atenção. Caso contrário, sua pizza vai queimar, e não vai assar. Também é preciso sempre alimentar a chama, ou a temperatura vai cair e o resultado não vai ser legal.

Pizzas que precisam de mais tempo se dão melhor em um forno a gás, pois vão ficar por um período maior sem queimar.

Dicas de apresentação

Para uma apresentação bonita, você pode dar um toque italiano com toalhas xadrez. A iluminação mais suave também transmite um ar mais aconchegante para esse momento.

Nós, brasileiros, gostamos muito de molhos para incrementar (que os italianos não nos ouçam!). Uma alternativa interessante é servir em potinhos, com outros complementos, como pimenta, manjericão e orégano.

Prefira os guardanapos de papel, porque absorvem melhor — e não se esqueça do azeite de oliva, que vai dar um toque todo especial.

Curso de Gastronomia da Estácio

Se você ama cozinhar e deseja ganhar a vida fazendo o que mais gosta, indicamos o curso de Gastronomia da Estácio. Você vai se aprofundar não apenas nas técnicas culinárias, como também em dicas de Empreendedorismo, Bioquímica, Marketing ligado à Gastronomia, Nutrição, Segurança Alimentar, História da Gastronomia e muito mais na grade curricular.

É a oportunidade de você ficar por dentro dos principais métodos utilizados por grandes profissionais e ainda conseguir ter insights valiosos para ter seu próprio negócio culinário.

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as dicas para uma pizza perfeita? Com os segredos e técnicas apresentados, você certamente vai surpreender a todos os seus convidados, seja qual for o momento. Para ocasiões especiais, pode ter certeza de que tudo vai ficar mais gostoso.

Caso deseja ter mais informações a respeito da área de Gastronomia, é só continuar em nosso site e conferir tudo sobre o curso!

Você também pode gostar