Descubra como uma orientação online de carreira funciona!

orientação online de carreira
6 minutos para ler

Você está cursando a graduação que sempre quis e não vê a hora de entrar no mercado de trabalho. Mas será que é tão simples assim? Como decidir qual é o melhor caminho a seguir para que você tenha uma realização pessoal e profissional? Nessa hora, uma orientação online de carreira faz a diferença.

Quer entender melhor como esse apoio funciona e de que forma pode fazer o aluno ter uma trajetória de sucesso? Então, acompanhe nosso post e descubra ainda qual é o papel da instituição de ensino superior (IES) nessa questão. Não perca!

O que é orientação online de carreira?

É um suporte, que pode ser oferecido pela faculdade, para que o aluno receba orientações sobre sua carreira, com relação a estágio, entrevista de emprego, áreas que deve seguir, cursos que precisa realizar e até dicas a fim de elaborar o currículo da maneira correta.

Trata-se da consultoria de um profissional a distância, que pode ser realizada por e-mail ou por chat mesmo, tudo de forma muito simples. Com isso, você consegue dar os passos certos na sua trajetória, já que passa a entender seus pontos fortes e fracos, as tendências do mercado, entre outros fatores que vão ajudar você a se preparar para o mercado.

Qual é a importância dessa orientação?

A orientação online de carreira é importante, visto que o aluno, principalmente o recém-formado, tem muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho. A principal delas é qual área atende aos seus anseios e ao seu perfil.

Seja qual for a graduação escolhida, há diversos segmentos em que é possível atuar. Por exemplo: quem faz o curso de Administração, pode trabalhar com Recursos Humanos, Marketing, Gestão Financeira, Vendas, Comércio Exterior, entre outros setores. Diante disso, fica, muitas vezes, difícil decidir em qual apostar. Nesse contexto, é fundamental contar com uma assessoria para guiar essa escolha.

Outras dúvidas do aluno podem ser em relação ao estágio, de que forma se preparar, como será a entrevista e até o dia a dia na profissão. Assim, contar com esse apoio remoto vai trazer tranquilidade e ajudar quem está iniciando a vida profissional.

Quais são os benefícios da prática?

Quer entender melhor por que ter uma assessoria profissional é vantajoso para o aluno? Confira a seguir os benefícios de receber esse suporte.

Autoconhecimento

O primeiro benefício é o aluno adquirir o autoconhecimento. O que isso quer dizer? Trata-se de conhecer suas potencialidades e dificuldades para compreender quais áreas têm mais a ver com seu perfil e que, portanto, podem garantir sua realização.

Outra questão é que, ao descobrir quais são seus pontos fracos, você pode correr atrás para corrigi-los, realizando, por exemplo, cursos livres. Imagine que o candidato tem medo de falar em público e isso acaba sendo um entrave para ele conseguir uma boa oportunidade. Ao se dar conta dessa dificuldade, ele pode realizar um curso de oratória, por exemplo.

É possível ainda precisar desenvolver algumas competências relacionadas ao comportamento, como relacionamento interpessoal, inteligência emocional, liderança, entre outras.

Guia de carreiras: Engenharias.

Preparação para processos seletivos

A orientação também dá aquela forcinha ao candidato que vai elaborar o currículo ou passar por uma dinâmica de grupo ou pela entrevista de emprego, com dicas de como deve se preparar e agir e qual postura adotar nessas etapas comuns de processos de recrutamento.

O bom é que você pode fazer tudo isso online e fica confortável para conversar com o orientador de sua casa mesmo, se preferir.

Definição de metas

A orientação online vai ajudar também a elaborar um plano de carreira com a definição das metas que devem ser cumpridas para que você atinja seu objetivo. Vamos imaginar que o aluno quer conquistar uma vaga em uma multinacional e, para isso, um dos pré-requisitos é ter o inglês avançado.

A partir disso, ele pode determinar que precisa terminar, até determinada data, o curso de idiomas com o objetivo de ter mais chances de ser selecionado. O suporte remoto, nesse caso, vai auxiliar na organização para os processos seletivos.

Visão de mercado

Sabemos que o importante é trilhar um caminho que atenda às suas expectativas; porém, não dá para deixar de lado o mercado, considerando áreas que estão em alta e nas quais há mais chance de sucesso.

Nesse ponto, a orientação ajuda o aluno a observar o mercado com mais senso crítico. Não quer dizer que você deve apostar em um segmento só porque é tendência, mas é importante escolher um setor que possa trazer um retorno financeiro e que, ao mesmo tempo, não seja muito diferente do seu perfil.

Segurança na tomada de decisões

Por tudo isso, a orientação online de carreira é um suporte importante para que o aluno ou recém-formado tenha segurança na tomada de decisões em sua trajetória profissional, permitindo que ele construa, desde cedo, uma carreira mais sólida.

Qual é o papel da instituição de ensino?

Para que o aluno receba tal apoio, é importante que a IES ofereça esse serviço, como ocorre aqui na Estácio: a orientação é gratuita e funciona nos dias da semana e aos sábados. Você pode conversar por e-mail ou, se preferir, em tempo real, via chat disponibilizado no site da instituição.

Com isso, ainda na graduação, é possível conversar com consultores e já se planejar para os primeiros passos da carreira. A ideia é que o candidato consiga se conhecer melhor e se torne um profissional mais completo, apto a enfrentar a concorrência e todos os desafios do mercado de trabalho.

A Estácio oferece ainda um portal para auxiliar os alunos a encontrarem o estágio com mais facilidade, além de outros programas e feiras de carreira.

Agora você já sabe de que maneira a orientação online de carreira vai ajudar na escolha da melhor trajetória para que você possa segui-la com determinação e segurança. Nesse sentido, é muito importante contar com uma IES que oferece esse suporte gratuito ao aluno, como a Estácio.

Quer entender melhor como funciona esse apoio da Estácio para que o aluno tenha sucesso em seu futuro profissional? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre esse e outros programas da instituição!

Você também pode gostar

Deixe um comentário