O que colocar em objetivo no currículo?

o que colocar em objetivo no currículo
3 minutos para ler

“O que colocar em objetivo no currículo?” — esse é um questionamento comum tanto entre pessoas que estão montando esse documento pela primeira vez quanto para aquelas que precisam atualizá-lo para participar de novas seleções de estágio ou emprego. Afinal, cada detalhe conta e pode ser decisivo para você passar pela triagem de CVs.

Por essa razão, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a evitar erros no currículo e personalizá-lo para sair na frente da concorrência. Confira!

O que é a sessão objetivo no currículo?

A sessão funciona como uma apresentação sucinta daquilo que você busca profissionalmente, o que pode incluir desde empregos até áreas de atuação. Além disso, não é incomum que ela ressalte, de maneira rápida e complementar, algumas das suas características ou habilidades pessoais que estejam alinhadas com a vaga desejada.

Qual é o objetivo dessa sessão?

O objetivo no CV é muito utilizado para facilitar o trabalho dos recrutadores que comandam os processos seletivos de novos funcionários nas instituições. Afinal, com tantos currículos recebidos diariamente, é preciso ter alguns artifícios que ajudem a avaliar e, em especial, validar as candidaturas das pessoas às vagas A, B e C.

Por exemplo, se o cargo é para analista administrativo responsável por contas a pagar, os recrutadores vão checar os objetivos escritos pelos candidatos a fim de identificar os que realmente têm interesse no segmento e nas atividades que o envolvem.

Já os demais que buscam outras atividades e oportunidades profissionais — portanto, não se encaixam no perfil almejado pela empresa para a vaga — são descartados da seleção.

O que colocar em objetivo no currículo?

Para encerrar, aqui vão algumas dicas de como montar essa sessão no CV, deixando-a atrativa e eficiente para os processos seletivos de diferentes áreas do mercado. Veja!

Boas práticas textuais

Ao escrever o objetivo, seja claro, direto ao ponto e fuja do uso de palavras muito rebuscadas ou fora de contexto. Siga este exemplo: “Graduando em Publicidade e Propaganda, sou criativo e tenho domínio elevado em ferramentas de edição. Busco atuar nas seguintes áreas: direção de arte, criação publicitária e design para web”.

Tamanho do texto

O ideal é que o objetivo não tenha mais do que três linhas. Do contrário, pode se tornar um texto corrido, sobrecarregar o CV de informações (aleatórias ou mesmo repetidas) e perder a principal característica que ele deve ter: ser sintético.

Posicionamento

O posicionamento dessa sessão deve ser sempre o mesmo: logo no início do currículo. Apenas os seus dados pessoais devem vir na frente dela. Isso é importante para que o recrutador tenha acesso ao seu objetivo de forma rápida e descomplicada.

Como você leu, saber o que colocar em objetivo no currículo e, em especial, de que maneira direcionar essa sessão do documento é fundamental para aumentar suas chances nos processos seletivos e tornar o seu perfil mais interessante para os recrutadores. Por isso, siga as nossas dicas e capriche no seu CV!

Aproveite e veja mais materiais que preparamos para ajudar a alavancar a sua carreira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário