O poder do networking na faculdade: como construir relacionamentos para o futuro
Muitos estudantes escutam e debatem sobre networking com frequência ao longo da vida universitária. Eles são alertados sobre a importância dessa prática no mercado atual, recebem dicas de como realizá-lo e ainda refletem sobre como essa atividade pode ser melhor aproveitada para o futuro da carreira que querem construir. Ou seja, é daqueles assuntos que rendem longas conversas.
Porém, você já parou para avaliar o quanto você domina esse tema e o quanto está apto para otimizar a sua rede de contatos? Mais ainda: como pode identificar oportunidades, fortalecer suas conexões e utilizar o networking como estratégia de desenvolvimento?
Foi com tudo isso em mente que preparamos este post, que abordará o potencial do networking para o profissional do futuro. Acompanhe e saiba mais!
O conceito de networking
Networking significa trabalhar a construção de relacionamentos ao nível profissional. Ou seja, você conhece pessoas — que podem ou não trabalhar na mesma área —, estabelece pontos em comum de identificação e interação, e se mantém em contato com elas a longo prazo.
O objetivo, portanto, é estabelecer uma rede de vínculos nos quais você e os demais possam trocar informações sobre o mercado e contribuir para divulgações mútuas — alcançando, assim, mais visibilidade dentro da sua área e tendo o suporte de conhecidos para se projetar ainda mais na construção de uma marca ou identidade profissional.
Mas isso não acaba aí: em muitos casos, o networking rende parcerias importantes e decisivas para a sua carreira! Por exemplo, você pode:
- ser chamado para participar — ou mesmo ser painelista — de eventos;
- receber convites para ministrar projetos educacionais (como cursos, workshops e treinamentos);
- ser indicado para vagas em empresas;
- ser convocado para iniciar ou investir em negócios dentro do seu segmento.
Resumindo: ter uma rede de contatos faz a diferença para quem busca mais oportunidades na carreira — em especial, quando o mercado de trabalho se mostra mais competitivo e com muitos indivíduos em pé de igualdade, quando se trata de experiência e formação acadêmica.
Não raramente, o networking pode ser um fator decisivo para o seu crescimento, promoção ou realocação profissional.
Identificação de oportunidades de networking
Engana-se quem acredita que networking só pode ser feito em ambientes de trabalho. A realidade é que ele pode ser praticado em múltiplos espaços, onde você tenha contato com pessoas que atuam na sua área ou que serão futuros profissionais dela.
E o que é melhor do que aproveitar o ambiente acadêmico para esse fim? Afinal, a faculdade concentra esses dois públicos, por meio do corpo docente dos demais graduandos. Logo, é interessante, desde o primeiro semestre, marcar presença nas oportunidades que a instituição oferece para você conhecer pessoas e construir vínculo com elas.
Na Estácio, por exemplo, essas ações acontecem em todos os semestres, permitindo ao aluno integrar grupos de estudos com colegas, engajar-se com as atividades extracurriculares, ser ouvinte ou participante de eventos acadêmicos, realizar projetos de iniciação científica com os professores etc.
É importante ter em mente que é possível estender o networking para os contextos em que há interação com indivíduos de segmentos afins à sua área — isto é, potenciais parceiros ou clientes.
Podemos dar um exemplo muito simples disso. Imagine que você é nutricionista. Nesse caso, não se limite a criar pontes apenas com outros nutricionistas: também é interessante investir em conexões com os demais profissionais da saúde, como psicólogos, médicos, fisioterapeutas e educadores físicos.
Dessa forma, é possível chegar a propostas de negócio que beneficiem a todos (como a abertura de uma clínica com todas essas especialidades) ou planejar cursos formativos (de atualização ou capacitação) para estudantes do campo da saúde que tenham uma ótica interdisciplinar ou transdisciplinar.
Ou seja, sabendo direcionar a sua rede de contatos, não vão faltar formas de ganha espaço no mercado.
Desenvolvimento de habilidades sociais
À medida que você pratica o networking, tem a possibilidade de desenvolver, exercitar e refinar habilidades sociais que são cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
Como exemplo, podemos citar a comunicação assertiva, a escuta ativa, a empatia, a argumentação persuasiva para negociação, a atenção às necessidades do ambiente, o pensamento crítico, o trabalho coletivo e a adaptação frente a dificuldades.
Estamos falando das soft skills: competências que têm impacto positivo na manutenção e renovação da cultura e do clima organizacionais. Esses aspectos são essenciais para a organização ter uma boa relação com os funcionários, além de proporcionar um ambiente institucional acolhedor, produtivo e saudável (física e mentalmente) para todos os contratados.
Tais habilidades permitirão a você atuar de forma interprofissional com mais facilidade, fazendo parte de diferentes equipes e se relacionando no dia a dia com pessoas de áreas diversas. Além disso, também podemos mencionar a interação mais positiva com a gestão, os clientes e os parceiros.
Construção e manutenção de relacionamentos
Você já vislumbra os locais em que vai praticar networking — inclusive, as pessoas que deseja inserir na sua rede —, mas não sabe ao certo como iniciar e cultivar o contato?
Pois saiba que há algumas dicas de como assegurar uma boa comunicação e construir vínculos de maneira orgânica — sem pressões, exageros ou bajulações.
Apresente-se adequadamente
Mostre quem você é e por que considera aquele indivíduo como um potencial contato. Para isso, deixe claro qual é a sua formação, o segmento de atuação que é do seu interesse, e as afinidades teóricas e práticas que você tem com a pessoa.
Utilize assuntos em comum
Para dar um pontapé inicial em uma conversa — principalmente se você ficar receoso em abordar os outros em público —, uma boa solução é conhecer um pouco sobre a trajetória pessoal e profissional do seu futuro contato. Procure saber sobre os projetos que ele desenvolveu, as produções científicas que publicou, os conteúdos que postou nas redes sociais etc.
Tenha um cartão de apresentação
Em eventos profissionais, é comum que você interaja com diversas pessoas. Por isso, produza um cartão de apresentação que você possa entregar para os seus alvos de networking. Nele, coloque suas informações relevantes, como telefone, redes sociais, e-mail etc.
Dessa forma, você dá abertura para que esses indivíduos possam lhe procurar e construir uma relação futura que beneficiará ambos os lados.
Utilização de plataformas online
Uma dúvida comum sobre o networking envolve o uso de plataformas na internet, como é o caso das mídias sociais. Afinal, elas podem ser incluídas na estratégia de ampliação e manutenção da rede de contatos?
Saiba que você pode, sim, tê-las como aliadas nesse processo. A questão é escolher com moderação quais redes utilizar — uma vez que há muitas opções na web, e o público que você busca nem sempre estará em todas elas.
Atualmente, há duas plataformas que se destacam para networking. A primeira é o LinkedIn, que tem foco justamente no mercado profissional. Nela, você pode divulgar as experiências e conquistas que já teve, sua formação acadêmica, as competências que mais se sobressaem no seu perfil profissional e os interesses na sua área de atuação.
Além disso, também é possível produzir conteúdo técnico para os seus seguidores — como a criação de artigos. Ou seja, uma ótima opção para você aprofundar o contato e a discussão de assuntos referentes à sua categoria com colegas e profissionais de ramos afins.
Já o Instagram, por sua vez, se sobressai pela tendência de diversos profissionais criarem perfis públicos para se apresentarem à sociedade, divulgarem o trabalho que realizam e produzirem conteúdos que proporcionem a eles ganho de autoridade e consolidação de nome no mercado.
É uma rede indicada para quem busca fazer parcerias locais ou nacionais, participar de eventos (presenciais, online ou remotos) e se manter em visibilidade dentro do segmento em que atua — o que contribui para a formação de uma rede de contatos mais dinâmica e acessível.
Aproveitamento do networking
Fora as oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento de soft skills, você também pode aproveitar o networking para aumentar a sua qualificação profissional. Isso porque muitos dos seus contatos podem se converter em mentores e orientadores em projetos e atividades científicas.
Também é possível que eles atuem como os seus preceptores em estágios, residências ou no emprego. Ou seja, é possível aprender na teoria e na prática com a sua rede de contatos, além de receber orientação, suporte e treinamento personalizado com eles.
Como dito no decorrer deste material, o networking tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos profissionais. Afinal, mais do que se colocar em visibilidade de forma estratégica no seu campo de atuação, você está ampliando e promovendo continuamente oportunidades de crescimento na sua carreira.
Essa prática, inevitavelmente, melhora o seu potencial de empregabilidade, o retorno financeiro e a construção de reputação para o seu nome. Portanto, invista não apenas em ter uma rede de contatos, mas em aperfeiçoá-la continuamente — lembre-se de que você pode começar a fazer isso ainda na faculdade, então, aproveite!
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