O que significa ter um mindset de crescimento?

O que significa ter um mindset de crescimento?
6 minutos para ler

No mercado de trabalho atual, as soft skills — habilidades suaves ou comportamentais — são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Isso quer dizer que, em um processo seletivo, os recrutadores valorizam o seu currículo, mas também avaliam com muita atenção se você sabe se relacionar com terceiros, tem criatividade, liderança etc.

Uma das soft skills mais importantes para o sucesso profissional é o chamado mindset de crescimento. O conceito foi criado pela pesquisadora da Universidade de Stanford e psicóloga Carol Dweck, que já fez até TED Talk falando sobre “O poder de acreditar que se pode melhorar”. 

Em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, a pesquisadora defende que acreditar na possibilidade de crescimento é decisivo para romper limites e chegar a lugares mais altos. É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e confira!

Qual é o significado de “mindset de crescimento”?

A pesquisadora Carol Dweck dedica seus estudos à motivação humana. Para ela, o fato de alguém alcançar o sucesso não depende apenas das circunstâncias externas, mas sim de algo que está sob o nosso controle: a mentalidade. A psicóloga defende que nossa visão das coisas e de si é decisiva para nossos resultados. 

Para isso, ela se dedica a estudar nossas crenças mais básicas, conscientes ou não. O que acreditamos sobre nós mesmos, por exemplo, pode afetar fortemente o que somos e o que queremos. Desse modo, o que Dweck está dizendo é que até mesmo nossa personalidade pode ser moldada, em alguma medida, por nosso mindset.

Em resumo, há dois tipos de mentalidades ou visões de si que podem determinar seu sucesso:

  • a mentalidade fixa (fixed mindset) — quando acreditamos que nossas qualidades são imutáveis, o que nos leva a querer provar constantemente que estamos certos, em vez de aprender com os erros;
  • a mentalidade de crescimento (growth mindset) — quando acreditamos que nossas qualidades podem sempre ser cultivadas, o que nos leva a usar críticas, dificuldades e desafios como o ponto de partida para o desenvolvimento.

Por que ele é importante para a carreira?

O mindset de crescimento faz muita diferença na vida profissional, pois anda lado a lado com uma paixão poderosa pelo aprendizado. Com isso, surgem qualidades importantes. Veja algumas!

Favorabilidade para a inovação

Como as pessoas com essa mentalidade estão sempre em busca de crescimento profissional — e pessoal também! —, elas não se sentem acuadas ao se deparar com grandes mudanças. Pelo contrário, enxergam nelas a possibilidade de terem novos aprendizados e desafios enriquecedores. 

Desse modo, o mindset de crescimento é um grande aliado da criatividade. Afinal, ele leva a uma facilidade maior de reverter contratempos e barreiras em sucessos futuros: é uma capacidade de enxergar soluções novas para os problemas. A criatividade é justamente uma das soft skills mais valorizadas por recrutadores, pois é essencial em um mercado que se atualiza constantemente e cujas exigências mudam a cada momento. 

Maior facilidade de adaptação

Falando em mudanças, as pessoas com mindset de crescimento também são mais adaptáveis, outra competência fundamental atualmente. Quando nós entendemos que nossas qualidades podem ser sempre melhoradas, temos um impulso maior de experimentar o que há fora da nossa zona de conforto. 

Guia de carreiras: Engenharias.

Assim, há também uma maior adaptabilidade, uma característica que dialoga com a resiliência, isto é, com a capacidade de superar rapidamente uma situação adversa. Um profissional adaptável é aquele que pode até sentir o “baque” de um problema, mas muito rapidamente começa a pensar nas possibilidades de se adaptar a ele ou superá-lo. 

Inteligência emocional apurada

Por fim, o mindset de crescimento também conversa com a inteligência emocional: a capacidade de identificar e compreender suas próprias emoções e a dos outros para, então, lidar com elas. Uma pessoa com essa capacidade apurada sabe logo entender quando se sente frustrada, por exemplo.

Assim, começa a administrar esse sentimento, evitando que ele afete seu desempenho ou o de seus colegas. Já uma pessoa que não tem a inteligência emocional muito desenvolvida pode, ao ter uma frustração, distratar clientes e reagir mal a críticas de seus líderes simplesmente por não entender a causa de seu mau-humor, muito menos como refrear seus impulsos emocionais.

Como é possível desenvolver essa soft skill?

Agora que você conhece o conceito de mindset de crescimento e alguns de seus impactos na vida profissional, veja só como desenvolvê-lo!

Capacitação

A capacitação é sempre o melhor caminho para o desenvolvimento de competências profissionais. Quanto mais estudamos, mais temos contato com diferentes pontos de vista sobre a nossa área. O contato com colegas, professores e até mesmo teóricos com variadas perspectivas nos ajuda a perceber que nada é fixo nem absoluto: você sempre pode aprender mais. 

Leitura

O hábito da leitura é outro aliado. Nos livros, sejam eles teóricos, sejam eles ficcionais, você se depara com novos conhecimentos e novas realidades, além de entender melhor vivências humanas que talvez nunca tenha vivido. De novo, é uma lição para a nossa humildade e um convite ao crescimento constante. 

Coach de carreira

Por meio de um coach de carreira, você pode descobrir seus pontos fortes e fracos e, assim, exercitar comportamentos positivos para o crescimento da carreira. Sabe a história de que somos o que fazemos repetidamente? Pois bem, treinar uma mentalidade positiva com o auxílio do coaching é uma excelente forma de desenvolvê-la.

Terapia

A terapia é um convite ao autoconhecimento. Diferentemente do coach, ela pode não fornecer receitas tão práticas para aplicar no seu dia a dia, mas isso porque está olhando mais além: para o que está por trás das suas dificuldades e limitações. Conhecer esses motivos mais profundos é essencial para uma mudança de mindset. 

Como o mindset de crescimento é percebido por recrutadores?

Para terminar, você pode estar se perguntando: “Os recrutadores avaliam mesmo o mindset de crescimento?”. A resposta é sim, mesmo que indiretamente. Afinal, ter uma mentalidade voltada para o aprendizado leva a comportamentos positivos em processos seletivos, como:

  • capacidade de relacionamento com grupos heterogêneos;
  • postura otimista frente a situações de pressão, como testes de urgência;
  • habilidade de dar e receber feedbacks de forma construtiva e empática;
  • disposição para o aprendizado e o seu compartilhamento.

Como deu para ver, o mindset de crescimento está por trás de uma série de competências desejadas no mercado de trabalho, além de ser responsável por uma relação melhor consigo mesmo. Para ter um perfil sempre competitivo e alcançar sua realização profissional, lembre-se de investir em uma formação contínua para aprimorar suas habilidades técnicas e interpessoais.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário