Mercado de trabalho: como conseguir as melhores posições? Saiba mais

mercado de trabalho
6 minutos para ler

Você já deve estar cansado de escutar que o mercado de trabalho é concorrido. Bom, isso é um fato, mas não significa que você não possa alcançar as melhores oportunidades. Em primeiro lugar, é preciso entender o que as empresas esperam dos candidatos e também ficar por dentro de todas as vantagens de fazer uma graduação.

Isso mesmo! O curso superior é fundamental para ajudar a trilhar uma história de sucesso, seja qual for a área de seu interesse. Quer conversar mais sobre o assunto? Então, venha com a gente, acompanhe o post que preparamos para você e comece a se planejar para conquistar as melhores vagas!

Quais são as mudanças no mercado de trabalho?

As empresas enfrentam uma alta concorrência no mercado, além de lidar com clientes cada vez mais exigentes. Dessa forma, precisam oferecer qualidade em seus produtos e serviços. E, por trás disso tudo, necessitam de bons profissionais.

O que queremos dizer é que, atualmente, ter uma qualificação, como o ensino superior, é fundamental para ser selecionado. É que as organizações buscam profissionais que possam fazer a diferença, trazer novas ideias e melhorar a produtividade. Elas também querem contratar pessoas que estejam atualizadas em seu segmento, especialmente em relação a novos recursos tecnológicos.

Nessa questão, não tem outro caminho a não ser estudar bastante, fazendo um curso superior. Ao entrar na faculdade, você aprende toda a teoria e a prática de uma determinada área e prepara-se para os principais desafios do mercado de trabalho.

Qual é a importância da graduação no mercado de trabalho?

Como dissemos, o objetivo do curso superior é que você esteja pronto para as demandas do setor que escolheu. Isso porque, na graduação, o aluno acompanha uma matriz curricular que vai transmitir uma visão aprofundada de uma área do conhecimento.

Além das disciplinas em sala de aula e em laboratórios, em muitos cursos, você ainda realiza o estágio e tem um aprendizado mais prático de como é a rotina da área. Em resumo: na faculdade, você trilha uma trajetória do conhecimento que vai proporcionar o desenvolvimento profissional e preparar você para as principais exigências de uma empresa.

Dessa forma, ao enviar seu currículo com essa formação, suas chances de ser selecionado pelo recrutador aumentam muito quando comparadas com alguém que só tenha o diploma de Ensino Médio. Sem contar que a oferta de vagas também aumenta muito para quem tem uma qualificação.

Quais são os benefícios de ter uma formação superior?

Confira a seguir as principais vantagens de investir na formação superior.

Vantagem competitiva

A primeira questão é que o diploma de nível superior vai destacar você de muitos candidatos sem capacitação. Dessa forma, você fica com o currículo valorizado e pode ser selecionado nos processos seletivos de grandes empresas.

Satisfação pessoal e profissional

Ao trabalhar na área que escolheu, sua visão em relação à carreira ganha um novo significado, pois você passa a ver um propósito maior em seu trabalho. Com isso, pode desempenhar as atividades com motivação, entregando um trabalho com qualidade superior e inspirando outras pessoas da sua equipe.

Guia de carreiras: Engenharias.

Participação em concursos públicos

O nível superior aumenta as possibilidades de participar de concursos públicos que oferecem cargos mais altos. É um caminho para obter uma boa remuneração, benefícios e a garantia de ter um emprego estável.

Aumento de salário

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que os profissionais que têm um diploma de graduação ganham mais que o dobro do que quem tem apenas o diploma do Ensino Médio. Assim, investir em um curso superior é a decisão certa se você quiser construir um futuro de sucesso e conquistar seus projetos de vida.

Mais chance de ser promovido

Para quem já trabalha e busca formas de como crescer na empresa, saiba que ter uma graduação pode ajudar a ser promovido, conquistando cargos e salários maiores.

Possibilidade de fazer pós-graduação

Ao concluir uma faculdade, você não precisa parar de estudar. Pode se qualificar ainda mais, fazendo um curso de pós-graduação, como uma especialização, MBA e até mestrado. É uma forma de aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades em um determinado nicho de conhecimento e ser ainda mais valorizado no mercado de trabalho.

O que fazer após a formação?

Bom, até agora, você viu que o melhor caminho é ter uma graduação. Mas e depois de formado? O que fazer para vencer a concorrência com outros candidatos? Veja as dicas abaixo:

  • fique de olho nos processos seletivos da sua área;
  • desenvolva as soft skills, que são habilidades ligadas ao seu comportamento, como inteligência emocional, flexibilidade, proatividade e trabalho em equipe;
  • elabore um currículo criativo, tendo o cuidado de inserir informações completas, verdadeiras e atualizadas;
  • faça networking, ou seja, participe de eventos e de grupos online de seu segmento profissional e construa uma rede sólida de contatos.

Como alcançar o sucesso profissional?

Agora você já sabe que, para driblar a disputa acirrada no mercado de trabalho, é preciso buscar uma qualificação. Esse é o primeiro passo, mas para ter sucesso profissional, é necessário ter atenção aos pontos que elencamos abaixo.

Escolha uma área que tenha a ver com seu perfil

Pesquise bastante sobre as opções de curso e escolha uma área que corresponda à sua personalidade e atenda às suas expectativas profissionais. Com isso, você vai trabalhar feliz e bem-disposto, tendo muito mais chance de crescer na carreira, inclusive no empreendedorismo.

Busque uma instituição de ensino de qualidade

É preciso ter bastante critério na hora de escolher a faculdade. Aqui na Estácio, você encontra:

  • cursos em diferentes áreas;
  • professores altamente qualificados;
  • conteúdos programáticos que acompanham as tendências do mercado;
  • infraestrutura completa, tanto no ensino presencial quanto na graduação EAD;
  • suporte ao aluno, inclusive com orientações para seu plano de carreira.

Mantenha-se atualizado

Por último, tenha em mente que o mercado, independentemente da profissão que você seguir, é altamente dinâmico. Por isso, mantenha-se atualizado. Fique por dentro dos cursos que trazem tendências, acompanhe livros, publicações e sites da área e também participe de eventos do seu setor — como webinars, workshops, seminários e outros.

Viu só como você pode alcançar as melhores posições no mercado de trabalho? O primeiro passo é planejar sua carreira, buscando uma boa qualificação. Para isso, o caminho é investir em um curso superior de uma instituição de ensino de qualidade.

Quer conhecer todas as opções de cursos, modalidades de ensino e diferenciais da Estácio? Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a ter uma carreira de sucesso!

Você também pode gostar

Deixe um comentário