Me formei, e agora? 6 dicas do que fazer em seguida
“Me formei, e agora“? essa é uma das preocupações que mais tiram o sono de recém-graduados quando estão com o diploma em mãos. Afinal, há aqueles que não têm ideia do que fazer após o curso e os que ficam indecisos entre tantas possibilidades. Justamente por isso, é comum que esses novos profissionais comecem a pesquisar, a buscar inspirações e, inclusive, a procurar ajuda para avaliar o que fazer com a própria carreira.
Pensando em ajudar você nesse momento de decisão, listamos os principais caminhos que você pode seguir depois da graduação. Continue lendo e saiba quais as oportunidades eles trazem para o seu futuro!
1. Ingressar no mercado
O primeiro caminho para quem anda se questionando sobre o que fazer depois de se formar na faculdade é aquele mais tradicional: entrar no mercado de trabalho. Afinal, durante anos de graduação, você se preparou e se capacitou para esse momento.
Portanto, faça um levantamento de corporações e instituições onde você gostaria de trabalhar e comece a acompanhá-las nos respectivos sites, redes sociais, canais de atendimento etc. Isso é preciso para que você saiba quando estão ocorrendo processos seletivos (efetivo, temporário e banco de reserva) e possa participar daqueles para os quais cumpre os requisitos.
Em paralelo, é importante caprichar na produção do currículo, dando destaque às suas experiências no estágio, projetos acadêmicos na área em que deseja atuar e cursos complementares de atualização e extensão.
2. Fazer uma residência médica
Para quem cursou Medicina, uma das escolhas mais frequentes depois da faculdade é a residência médica. Com duração de dois a três anos por programa, ela é a uma experiência de imersão na rotina hospitalar e nas demandas diárias que chegam à equipe de profissionais da saúde.
Por meio dela, você estuda e atua com casos reais diariamente, preparando-se para seguir uma especialidade específica da categoria, como a psiquiatria, a ginecologia, a cardiologia etc. O principal diferencial da residência é que, por mais que seja uma formação continuada, você recebe uma bolsa mensal para cumpri-la e assegurar a sua dedicação exclusiva ao programa escolhido.
3. Cursar uma pós-graduação
Outra possibilidade para quando você encara aquela dúvida do “me formei, e agora?” é fazer uma pós-graduação. Ou seja, dar continuidade à sua formação, ampliando o seu saber teórico e se aprofundando em campos de atuação da sua profissão.
O mais interessante é que aqui há diferentes caminhos a se seguir. Por exemplo, você pode cursar um mestrado e, posteriormente, um doutorado. Essas pós são voltadas para quem almeja se tornar professor universitário, visto que elas preparam para:
- Lecionar matérias da grade curricular e também cursos livres e de extensão;
- Comandar atividades laboratoriais;
- Gerir projetos de extensão e iniciação científica;
- Supervisionar os ciclos de estágio;
- Orientar trabalhos de conclusão de curso (TCC).
Além disso, elas também são o percurso adequado para quem deseja trabalhar com pesquisa científica para promoção e atualização das práticas do seu ramo de formação. Afinal, tanto no mestrado quanto no doutorado, você foca os seus estudos em uma linha específica de investigação e produção acadêmica.
Já com a especialização, por outro lado, você tem a chance de estudar — de maneira detalhada e contextual — uma das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal da sua categoria. É um investimento certeiro para quem já sabe qual carreira seguir e quer conquistar uma maior expertise.
4. Abrir uma clínica
Além do que já foi dito sobre “depois da faculdade o que fazer“, saiba que há uma quarta alternativa: montar uma clínica — seja sozinho, seja com colegas que compartilhem o mesmo desejo.
Essa é uma escolha para quem é da área da saúde e quer ingressar no mercado, mas sem ter que esperar ser contratado por uma instituição de saúde (como um hospital ou uma policlínica). Além disso, é uma forma de atuação que traz mais autonomia e flexibilidade de horários.
Posteriormente, você pode escolher atender somente particular ou também aceitar planos de saúde. Já para quem não deseja a parte burocrática de gerenciar um negócio (a clínica), é possível investir na abertura de um consultório. Ele pode ficar localizado em prédios comerciais/empresariais ou mesmo em clínicas de terceiros.
5. Prestar concurso público
Caso você tenha intenção de trabalhar no setor público, independentemente da instituição e do nível (municipal, estadual ou federal), é possível se dedicar aos concursos públicos. Eles acontecem com certa frequência e há uma diversidade muito ampla de categorias que são abarcadas. Portanto, é uma alternativa viável para muitos recém-formados.
Um ponto alto aqui é a concorrência dessas seleções. Justamente por isso, é comum que os concurseiros participem de cursos, intensivos e treinamentos para se prepararem para as provas e terem um bom desempenho. Em alguns casos, essas atividades demandam tempo integral por parte dos interessados.
6. Investir em um intercâmbio
Por último, há a opção investir em um intercâmbio após a finalização do seu curso. Essa temporada no exterior pode durar desde uma semana até um ano completo, por exemplo. Ela pode ser uma oportunidade para você se envolver com trabalhos voluntários ou participar de eventos e projetos científicos em outros países.
Tanto um caminho quanto outro não só vão proporcionar experiências muito enriquecedoras para você conferir como a sua área tem avançado no mundo, como também vão trazer diferencias para o seu currículo.
Além disso, dependendo do seu destino, o intercâmbio também é um meio para conquistar a fluência em outro idioma, conhecer diferentes contextos sociais e culturais e ampliar sua rede de contatos profissionais.
Deu para ver que há muitas alternativas para na vida pós-faculdade, não é mesmo? Portanto, ao se questionar “me formei, e agora?”, faça um exercício de reflexão sobre os objetivos de carreira que você tem e qual caminho, entre aqueles apresentados aqui, vai deixar você um passo mais próximo de atingir sua metas e desejos. A partir daí, é só se planejar e se aperfeiçoar para ter êxito no mercado de trabalho.
Curtiu o post? Então, confira nosso blog para conhecer mais sobre os cursos de pós-graduação da Estácio e como eles ajudam a lhe destacar no mercado!