Top 10 livros sobre carreira para você se inspirar e refletir
Todos nós sabemos da importância da leitura na vida profissional. Quem cultiva esse hábito certamente tem mais chances de se sair bem em um processo seletivo e também de lidar com as mais diversas situações desafiadoras do ambiente corporativo.
Sem falar que ler livros sobre carreira é uma forma deliciosa de manter a mente ativa mesmo quando se está de folga. Assim, além do prazer da leitura, vem junto também o conhecimento. Por isso, fizemos este top 10 para você se inspirar! Acompanhe.
1. Desperte seu Gigante Interior
O livro de Anthony Robbins baseia-se nos pressupostos da Programação Neurolinguística (PNL) e por isso é bastante utilizado nas grandes empresas com o objetivo de melhorar a produtividade dos funcionários. Trata-se de uma porta aberta para o autoconhecimento e o domínio da mente.
O autor parte da ideia de que o poder para desenvolver essas habilidades está em nossas mãos. Ou seja, nós somos os donos das ferramentas que nos farão alcançar o sucesso. Tudo depende do modo como treinamos a mente para controlar certos pensamentos e atitudes que minam o nosso foco e motivação.
2. A Coragem de ser Imperfeito
O livro de Brené Brown também aborda as estratégias emocionais que podem ser adotadas para que a mente humana se mantenha focada no que realmente importa. A pesquisadora fala sobre o medo que as pessoas sentem ao arriscar, como se ficassem tomadas pelo sentimento de não serem boas o bastante para aquilo.
No entanto, segundo a autora, quando fugimos de emoções difíceis — como o medo e a decepção — também nos fechamos para as emoções positivas. Isso acaba consumindo nossa aceitação, criatividade e coragem para ir em frente, como se estivéssemos conformados em ser profissionais medianos.
3. Um Novo Jeito de Trabalhar
O livro de Laszlo Bock, chefe do setor de Operações de Equipe do Google, é especialmente útil para quem deseja ser um profissional do futuro. A obra narra a história do Google e mostra como a instituição consegue se manter sempre no topo dos melhores lugares para se trabalhar.
A cultura corporativa da empresa influencia na felicidade e qualidade de vida dos trabalhadores, o que reflete diretamente na produtividade e nos resultados da companhia. Durante o livro, Bock explica as nove regras que podem ser implantadas de forma prática em qualquer organização, para torná-la mais inclusiva.
4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
O livro de Stephen Covey é considerado um dos mais influentes livros sobre carreira do século XX. Afinal, permaneceu por oito anos na lista dos best-sellers do mundo. Apesar de o título soar como um manual, a lista de Covey considera os hábitos individuais e as subjetividades de cada pessoa, em vez de considerar somente as habilidades profissionais em si.
Em um dos exemplos, o autor explica que, para se tornar bem-sucedido, o profissional deve antes de tudo ter objetivos bem claros em mente. Somente a partir desse ponto, as pessoas começam a refletir o modo como se relacionam e sobre como suas características e habilidades pessoais podem ajudá-las a crescer.
5. O Ócio Criativo
O livro do sociólogo italiano Domenico De Masi é bastante focado no significado de produtividade. Apesar de não ser um trabalho recente, a obra permanece atual ao criticar o modelo de trabalho das fábricas do século XVIII, modelo este ainda tão recorrente nos dias de hoje.
O autor defende a tese de que é justamente o modo antiquado de produção o que evita os profissionais de progredirem em suas carreiras, ficando restritos ao espaço físico onde trabalham. O ócio criativo, então, seria uma maneira de ir além durante o tempo livre, buscando aliar conhecimento e qualidade de vida para ir mais longe profissionalmente.
6. Do Chão ao Topo
O livro de Joaquim Castanheira e Rogério Gabriel conta a história do próprio coautor Rogério, presidente da MoveEdu, franqueadora da Microlins. A obra traz lições práticas de empreendimento a partir da experiência do gestor, que em 1990 fundou uma loja de produtos de informática que logo se multiplicou em várias filiais.
Porém, o negócio quebrou e comprometeu todo o patrimônio de seu fundador. Ele então conseguiu se reinventar e dar a volta por cima, sendo hoje uma referência no setor em que atua. Trata-se de um livro bastante inspirador para lidar com momentos de crise, focando na resiliência e na determinação.
7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
O livro do orador Dale Carnegie foi escrito em 1936 e até hoje é bastante citado por diversos profissionais ao redor do mundo. Essa obra inspira os leitores a tomarem decisões, saindo da zona de conforto e realizando mudanças que visem a satisfação profissional e pessoal.
O autor traz dicas valiosas para que os líderes possam compreender que o sucesso não é resultado somente da técnica, mas sobretudo da forma como construímos nossa rede de contatos e de como expressamos nossas ideias frente a essas pessoas, motivando-as e também sendo motivadas por elas.
8. 10% Mais Feliz
O livro do jornalista Dan Harris narra a própria história do autor. Dono de uma carreira bem-sucedida, ele chega a ter um ataque de pânico diante de milhões de telespectadores devido a sua extrema autocrítica e obsessão pelo trabalho. A partir do ocorrido, Harris muda seu padrão de vida e suas expectativas em relação aos outros.
Ao longo da obra, ele demonstra como a meditação e a espiritualidade foram capazes de transformar seu foco e sua percepção sobre a realidade, tornando-se uma pessoa menos cética e ansiosa. Segundo o autor, melhorar nem que seja 10% do seu dia já fará uma enorme diferença na conquista do bem-estar e de uma vida mais plena.
9. O Poder do Fracasso
O livro de Sarah Lewis percorre a trajetória das tentativas frustradas, abrangendo desde grandes descobertas científicas até obras de arte memoráveis, para demonstrar que é possível aprender com os erros. Segundo Lewis, a sede de acertar já na primeira tentativa é, muitas vezes, o que atrapalha o processo criativo.
A lição da obra é sobre a importância de persistir toda vez que fracassamos em algo, sobretudo quando se trata de uma busca muito valiosa. Para a autora, a sensação de derrota não deve ser encarada de forma negativa, mas sim como um alicerce para tentativas cada vez mais próximas do sucesso.
10. Nunca almoce sozinho
O livro de Keith Ferrazzi expõe a trajetória do autor mostrando como ele utilizou seu networking para realizar a graduação em Yale, MBA em Harvard e, então, entrar no mercado de trabalho e ocupar os cargos mais altos de sua carreira. A obra é interessante porque fala da rede de contatos com uma visão menos fria.
Segundo o autor, o mais importante nessas relações é permitir que todos os envolvidos saiam ganhando. A base para isso seria a generosidade e a solidariedade entre amigos. Ou seja, um raciocínio bastante diferente das noções calculistas que muitas vezes costumam estar por trás do famoso networking.
Com essa lista de livros sobre carreira, você já tem um prato cheio para relaxar, adquirir novos conhecimentos e se inspirar ao traçar suas metas profissionais de curto, médio e longo prazo.
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