O que um fisioterapeuta precisa para trabalhar? | Blog Estácio

kit fisioterapia
4 minutos para ler

Os fisioterapeutas são profissionais importantíssimos para a manutenção do bem-estar das pessoas e do bom funcionamento do corpo humano. Eles atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças sérias, além de traumas mais leves. Mas o que deve ter em um kit fisioterapia?

Ter os principais acessórios para exercer a profissão deve ser uma preocupação desde o início do curso de Fisioterapia. Afinal, algumas ferramentas são fundamentais para atender bem os pacientes e se dar bem nesse mercado de trabalho.

Quer saber o que um fisioterapeuta precisa? Confira, a seguir, como deve ser um kit de fisioterapia!

Estetoscópio

Não só os fisioterapeutas, mas também outros profissionais da saúde usam o estetoscópio diariamente. Sua função é fazer a auscultação cardíaca e ampliar o som interno de outras partes do corpo, como a respiração pulmonar.

Tudo isso acontece pela transmissão de ondas sonoras captadas por uma peça de metal. Os estudantes aprendem a usar o acessório desde o início da faculdade de Fisioterapia, logo, esse é um item que não pode faltar!

Martelo

Não estamos lidando com uma caixa de ferramentas, mas os fisioterapeutas também precisam ter seus próprios martelos. Eles são essenciais para fazer os testes de respostas neurológicas. Sabe quando o profissional dá uma “martelada” no seu joelho (ou melhor, na patela)? É exatamente para esses momentos de avaliação.

Os martelos existem em diferentes modelos. Um dos mais utilizados é o Martelo de Buck, que costuma ser feito de material metálico e com as duas extremidades da ponta de borracha.

Termômetro

Se ter um termômetro em casa é importante, imagine só para um profissional da área da saúde. Medir a temperatura corporal é um procedimento comum, dependendo do problema que cada paciente apresenta. De qualquer forma, esse não é um item tão caro e vale a pena ter no kit fisioterapia.

Oxímetro

A Fisioterapia Respiratória é uma das possibilidades de especialização na Fisioterapia. Mesmo que você não opte por ser um especialista nessa vertente, medir a quantidade de oxigênio no sangue é um procedimento habitual.

O aparelho chamado oxímetro faz isso e aponta se o paciente está com um bom nível de oxigenação ou apresenta condição de risco. Com a pandemia do coronavírus, muita gente percebeu a importância de verificar esse tipo de informação. Por isso, o acessório consta nos materiais de fisioterapeuta mais comuns.

Esfigmomanômetro

Já falamos de batimentos cardíacos, saturação do oxigênio e temperatura corporal, certo? Então, não podemos nos esquecer da pressão arterial, que é mais um sinal vital.

O equipamento capaz de fazer essa medição é o esfigmomanômetro, que nem todos conhecem pelo nome — mas provavelmente você sabe que é aquele com a braçadeira e a bomba de inflar. Esse é mais um item que deve estar no kit de fisioterapia.

Aparelho TENS

Chegamos ao aparelho mais incomum, já que tende a ser de uso exclusivo dos fisioterapeutas e nem todo mundo tem em casa, por exemplo. O TENS é um equipamento que promove a neuroestimulação elétrica transcutânea.

Os eletrodos são posicionados na região a ser tratada e a corrente elétrica vai causar os estímulos. Saber usar e controlar essa máquina é muito importante para conseguir alcançar os resultados desejados no tratamento de cada paciente. O TENS é muito indicado para dores crônicas e agudas, recuperação muscular e até relaxamento.

Enfim, agora você já conhece os itens básicos de um kit fisioterapia, lembrando que outros acessórios podem ser incluídos conforme a necessidade do profissional no seu dia a dia de trabalho.

O que mais importa é ter bons materiais de fisioterapeuta à disposição e estar sempre atualizado com cursos na sua área! Confira nosso artigo sobre como se destacar no mercado de trabalho e aproveite todas as dicas para construir uma carreira bem-sucedida.

Você também pode gostar

Deixe um comentário