Conheça 5 profissões que usam Inteligência Artificial

Conheça 5 profissões que usam Inteligência Artificial
6 minutos para ler

Até pouco tempo, quando se falava de Inteligência Artificial, a gente pensava rapidinho naqueles filmes de ficção científica, não é verdade? E quando você faz uma pesquisa no Google e depois recebe anúncios daquele produto que você buscou, é a IA trabalhando para as empresas te mostrarem as melhores ofertas.

Temos a oportunidade até mesmo de ter um assistente virtual no celular que diz as horas, fala sobre o clima e sobre os eventos do fim de semana. Tudo isso em uma única ferramenta!

Existem profissões que precisam diretamente da IA para realizar suas atividades, enquanto outras vão ter seu trabalho melhorado com o uso, sendo uma verdadeira revolução no mercado. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você conferir mais informações sobre esse assunto. Continue a leitura e entenda!

Transformação digital e IA

A Inteligência Artificial anda lado a lado com a transformação digital. Afinal, esse é um recurso usado pelas empresas para usar ferramentas digitais em seus processos, trazer melhorias para as diferentes etapas e promover a inovação.

Com a IA, dá para identificar padrões e as ferramentas podem dar respostas mais rápidas para os profissionais, conforme as necessidades deles, fazendo análises avançadas e deixando as informações mais seguras. Imagine só trabalhar com tudo isso?

Profissões em alta com IA

Agora, vamos falar um pouco mais sobre algumas das profissões que usam Inteligência Artificial em seu dia a dia. Confira!

1. Cientista de Dados

Quem escolhe Ciência de Dados precisa saber que vai lidar com muitas informações, pois essa é uma excelente maneira de as empresas tomarem decisões que realmente façam sentido. Então, é importante entender sobre análise de dados, estatística e as metodologias para coletar, analisar e implementar mudanças a partir dessas informações.

A IA chegou para facilitar essa profissão. Com ferramentas próprias, é possível interpretar um grande volume de dados e identificar padrões (tudo aquilo que se repete e pode ser reproduzido de forma mais simples). Isso permite ajudar diferentes áreas a seguir as melhores práticas para cada situação: ou seja, os resultados da empresa vão ser muito melhores!

2. Engenheiro de Machine Learning

A Engenharia de Machine Learning é uma das áreas da Ciência de Dados relacionadas ao uso de IAs. Esse profissional trabalha bem pertinho com o Cientista de Dados, e o objetivo principal é desenvolver sistemas a partir de modelos criados.

Para deixar mais claro, vamos dar um exemplo. Imagine que uma empresa precise de uma ferramenta para simplificar o processo seletivo, desde a entrevista inicial. Nesse caso, o Cientista de Dados levanta e coleta todas as informações necessárias sobre os candidatos.

Depois, essas informações são passadas para o engenheiro de Machine Learning criar o sistema que facilita muito a vida desses profissionais de recrutamento. A IA vai, então, ajudar na identificação e interpretação dos dados, e o engenheiro consegue, com base nisso, criar o sistema.

3. Analista de Big Data

O analista de Big Data tem uma função bem parecida com a do Cientista de Dados, pois é ele quem coleta e gerencia esse volume imenso de informações.

Vestibular-online

A diferença de um analista para um cientista é que o primeiro estuda mais o presente e os padrões que já existem, enquanto o segundo projeta modelos e teorias. Ou seja, ele tenta entender quais serão as tendências daqui a alguns anos.

Da mesma forma que você pôde ver lá em cima nos outros tópicos, a IA ajuda a fazer coletas mais rápidas, a identificar padrões, a melhorar o trabalho e a garantir que todo esse levantamento seja bem-feito.

4. Desenvolvedor de IA

O próprio nome já diz tudo, não é verdade? O Desenvolvedor de IA ajuda as empresas a criarem metodologias e novas ferramentas baseadas na Inteligência Artificial.

Nesse caso, é possível trabalhar para diferentes mercados que hoje usam muito a IA em seu dia a dia, desde aqueles que atendem a área da saúde aos setores automobilísticos.

5. Especialista em Robótica

O Especialista em Robótica, ou Engenheiro Robótico, passa por muitas disciplinas. Ele mistura conhecimentos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e também Inteligência Artificial. Tudo isso pode ser feito por meio de uma especialização ou uma pós-graduação.

Nesse caso, os algoritmos de Inteligência Artificial vão ajudar os robôs a tomarem decisões conforme o seu contexto. Em casos específicos, como sistemas de produção industrial, a IA permite até mesmo que os robôs façam atividades consideradas complexas, como inspeção de qualidade.

Habilidades necessárias

O mercado de trabalho, principalmente com o uso de IA, tem exigido muitas habilidades para as pessoas poderem se destacar dos demais nessa área. Mas não se preocupe que a gente trouxe algumas das principais:

  • conhecimentos técnicos em programação — pois vai trabalhar diretamente o trabalho com os algoritmos da Inteligência Artificial;
  • conhecimento estatístico — uma vez que levanta informações em diferentes contextos e analisa os resultados para as tomadas de decisão;
  • álgebra e cálculo — especialmente nas áreas mais voltadas para a Engenharia;
  • processamento de linguagem natural — conhecimento que auxilia os computadores a traduzir as informações necessárias;
  • resolução de problemas — principalmente porque a área envolve muitos testes e análises, além de mudanças de rota de acordo com o andamento do projeto;
  • pensamento crítico — uma vez que o profissional precisa ter um cronograma bem estabelecido e perspicácia para fazer mudanças no projeto conforme os resultados obtidos;
  • criatividade — principalmente no desenvolvimento de IAs;
  • boa comunicação — pois a equipe deve estar integrada em prol de um mesmo objetivo;
  • interesse por estar continuamente atualizado — porque essa área está sempre mudando.

Oportunidades de formação

Para trabalhar com Inteligência Artificial, você precisa gostar bastante de Matemática, Física e todos esses processos que explicamos. Olha só quais são os cursos que você pode fazer:

  • Ciência da Computação;
  • Engenharias de diferentes formações, como Elétrica, Mecânica, de Sistemas, Aeroespacial etc.;
  • Tecnologia da Informação;
  • Sistemas de Informação, entre outros.

Além, claro, das pós-graduações, como é o caso da Robótica que a gente falou ao longo do material, da Ciência de Dados, do DevOps e do Big Data Analytics.

O que achou de aprender um pouco mais sobre as profissões que usam a Inteligência Artificial em seu dia a dia? O uso de IA está moldando o futuro do trabalho, não é mesmo?

Ainda que sua área não necessite diretamente das ferramentas, entender mais sobre esse recurso certamente o tornará um profissional mais valioso e ajudará você a se destacar no mercado de trabalho, com salários muito mais atrativos.

Se você deseja entender mais sobre o curso de Ciência de Dados, que tal continuar em nosso site para mais informações a respeito do assunto?

Você também pode gostar