Entenda a importância da imagem pessoal na carreira e como construir a sua!
Em um mundo cada vez mais conectado, é ingênuo pensar que as empresas não possam ter contato com a sua vida pessoal para definir suas capacidades de convivência, disciplina e comprometimento.
Embora você possa ser quem quiser, a forma como a sua imagem pessoal é apresentada no meio profissional cria vantagens na hora de conseguir um emprego.
Quer saber mais sobre como construir sua marca pessoal e qual é a importância de investir nisso desde a faculdade? Então, confira as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto!
O que é imagem pessoal?
A imagem pessoal é um conjunto de comportamentos, elementos visuais e linguagem que apresentam a sua pessoa para o mundo de uma maneira intencional, utilizando redes sociais, canais de comunicação e interações físicas para imprimir a sua personalidade e os seus objetivos aos demais.
A melhor forma de entender o que é imagem pessoal é fazendo um paralelo com as marcas de empresas. Você sabe por que elas existem da forma que são e por que estão sempre sofrendo alterações?
Isso acontece porque as empresas entendem que as percepções do público estão sempre mudando, seguindo as tendências de comportamento, cultura e expectativas do público.
Com a imagem pessoal é a mesma coisa. Você quer passar uma imagem para o seu público — no caso, os empregadores — demonstrando credibilidade e autoridade na área em que atua, aumentando suas chances de contratação.
Muitas pessoas que estão começando a carreira pensam que esse processo é natural, que você sempre transparece o que é por dentro. Outras acham que não dá para construir uma imagem, que seria como viver em um personagem para sempre.
Essas duas linhas de pensamento estão erradas. Construir a imagem pessoal não só é possível como ajuda a destacar os seus pontos fortes. É uma maneira de deixar claro, em uma primeira impressão, tudo o que você pode entregar de trabalho e resultados.
Qual é a diferença entre imagem pessoal e profissional?
Existe muita confusão sobre esses dois termos, até porque eles se tangenciam em muitos momentos. Afinal, construir a sua imagem pessoal não é a mesma coisa que a forma como você se porta profissionalmente?
A resposta curta é: não exatamente. Se você quer a longa, podemos dividir esses dois tipos de imagem para ficar mais claro:
- a imagem pessoal é aquela que você constrói sobre si, o tipo de pessoa que você é, independentemente do trabalho;
- a imagem profissional é especificamente o seu perfil de trabalho, o jeito que se porta na rotina de uma empresa, como se comunica, sua cultura de produtividade etc.
Portanto, podemos dizer que a sua imagem profissional faz parte da pessoal, mas sua imagem pessoal vai além do emprego — é a totalidade dos seus lados que você apresenta em público.
Qual é a importância da imagem pessoal no ambiente de trabalho?
Na época de nossos pais e avós, havia uma separação clara entre vida pessoal e vida profissional. Era como virar uma chave ao sair e entrar na empresa, ao ponto que muita gente parecia completamente diferente do lado de dentro e de fora.
A internet mudou muito essa noção. Hoje, empresas e pessoas estão sempre conectadas, com a maioria delas usando redes sociais e aplicativos para gerarem conteúdo, darem opiniões e compartilharem suas vidas.
Isso fez com que a vida pessoal influenciasse muito mais na profissional. Não que você precise viver como acha que é o esperado pelos empregadores, mas deve entender que a imagem que você constrói online influencia na percepção de suas capacidades e estilo de trabalho.
Por isso é tão importante entender o poder da imagem pessoal e ter uma visão objetiva sobre quem é você na internet, para destacar seus pontos fortes e demonstrar a sua vontade de crescer.
A análise de perfis sociais é parte da maioria dos processos de contratação atuais. Além disso, dinâmicas durante seleções colocam à prova a imagem que você construiu em simulações de trabalho em equipe e produtividade.
A união de uma boa impressão, uma boa formação e um bom desempenho profissional é matadora na hora de conquistar o emprego que você sempre quis.
Como construir a sua imagem pessoal na carreira?
Construir sua imagem pessoal é um processo contínuo, que deve começar desde a faculdade, incluindo estágio e primeiros meses de experiência. Essas impressões ficam com você e ajudam a desenvolver o tipo de pessoa que será no futuro.
Mas como começar? Veja as dicas mais impactantes para a sua imagem pessoal!
Conheça melhor as suas próprias capacidades
A primeira pessoa que tem que entender sua imagem pessoal é você. Como é sua personalidade, seu estilo de trabalho e suas capacidades?
Comece mapeando seus pontos fortes e planejando formas de evidenciá-los em interações físicas e digitais. O que diferencia você de outras pessoas? Essas características serão o pilar da sua imagem pessoal.
Conheça mais sobre a área na qual deseja atuar
Mesmo que tenha várias habilidades que queira demonstrar para empregadores, algumas delas naturalmente são mais ou menos valorizadas — dependendo da área de atuação daquela posição profissional.
Por isso é tão importante que pessoas tenham esse foco na carreira, mesmo antes de começar a faculdade. Saber onde querem chegar ajuda a mapear o caminho mais curto até lá.
Desenvolva as suas soft skills
Soft skills são habilidades úteis ao mercado de trabalho, pois vão além da execução prática de uma função profissional. Alguns exemplos são liderança, empatia, saber ouvir e se comunicar, trabalho em equipe etc.
Podemos dizer que as soft skills são as capacidades pessoais utilizadas no ambiente profissional. Ou seja, quando a sua imagem nas redes e em entrevistas de emprego destacam soft skills, ela se torna um diferencial para o empregador.
Trate os seus perfis pessoais de maneira mais profissional
No dia a dia, a maior influência em relação à sua imagem pessoal estará nos perfis de redes sociais. É lá que você expõe ideias, mostra um pouco da sua vida e se comunica — com familiares e com empresas. Portanto, se esses perfis fazem diferença nas suas oportunidades de emprego, por que não tratá-los com um olhar mais profissional?
Isso não quer dizer limitar o que você fala ou dar opiniões que você não concorda, mas cuidar melhor da apresentação do conteúdo — com textos bem redigidos, fotos apropriadas e educação no tratamento de outras pessoas, por exemplo.
Quando um empregador acessar essas redes, terá uma visão de sua imagem pessoal — que é uma extensão de suas capacidades profissionais —, ajudando ainda mais no seu destaque em processos de seleção.
Não crie uma imagem falsa
Para terminar, um alerta! Criar uma imagem pessoal é transparecer suas habilidades de maneira natural e verdadeira. É uma plataforma para exacerbar suas qualidades, não compartilhar aquelas que você não tem.
Uma imagem falsa pode até funcionar a curto prazo, mas a verdade sempre vem à tona. Seja no processo de seleção, seja na rotina de trabalho, impressões de você que sejam muito diferentes da realidade podem até queimar sua carreira, dependendo da gravidade.
Portanto, seja a melhor versão de você: invista em sua carreira e construa sua imagem pessoal desde a faculdade. Se você trabalha as suas capacidades e a forma o mercado as vê, estará sempre em vantagem na hora de conseguir o emprego dos seus sonhos.
Gostou das dicas? Então, leia outros conteúdos do blog e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!