Saiba mais sobre as principais habilidades de um profissional de TI

Saber quais são as habilidades de um profissional de TI demandadas em um mercado em constantes transformações é um grande diferencial nos dias atuais. Para atuar nesse setor, é preciso muita perspicácia, criatividade e habilidade de se relacionar. Além disso, saber o idioma inglês se tornou uma obrigatoriedade, praticamente.
Este artigo mostra a você quais são essas competências. Durante a leitura, mostraremos os motivos pelos quais a demanda está tão aquecida nesse mercado. Depois, falaremos sobre as habilidades pessoais e profissionais para quem quer se diferenciar na área de Tecnologia da Informação. Siga com a leitura e aproveite o conteúdo!
Demanda por profissionais da área de TI
Os profissionais da área de Tecnologia da Informação são cada vez mais demandados pelo mercado. E não é para menos, pois o desenvolvimento tecnológico alcança patamares muito avançados com o passar do tempo, na medida em que pessoas dependem mais desse meio para fazer suas atividades. Inclusive, a crise da pandemia ajudou a acelerar esse movimento.
Com isso, as empresas precisam de equipes que consigam modernizar seus métodos de trabalho e processos internos. A presença digital também é um impulsionador nesse sentido, já que as aplicações nessa área do conhecimento passam necessariamente pelos profissionais de Tecnologia da Informação.
Áreas como programação de computadores têm um déficit de profissionais muito grande. Estima-se que até 2025, 800 mil novas vagas de trabalho sejam abertas nesse setor, mas a formação de novos profissionais não acompanha esse ritmo.
No entanto, quem almeja fazer parte dessa mão de obra seleta deve saber que as competências do profissional de TI vão além da área técnica. Uma delas engloba as habilidades pessoais, tão faladas atualmente e colocadas na forma de inteligência emocional. Não basta apenas saber o lado técnico do processo, também é preciso viver bem com as pessoas ao seu redor.
Habilidades de um profissional de TI
Conforme falamos, o conjunto de competências e habilidades profissionais de TI vai bem além de sua capacidade técnica. Os horizontes de trabalho se expandiram nessa área, fazendo com que seja exigida uma formação bem mais completa.
Acompanhe a seguir o descritivo de habilidades que destacam um profissional de Tecnologia da Informação.
Segundo idioma
Quando falamos de segundo idioma para quem trabalha na área de TI, nos referimos ao inglês. Devido ao aumento da competição e o surgimento de novas aplicações, entender a língua inglesa se tornou quase que uma obrigatoriedade. No entanto, ainda hoje existem profissionais que não buscam se aperfeiçoar nessa área.
Além disso, há um forte apelo pelo trabalho no exterior, um fenômeno que chamamos fuga de cérebros. Não é raro que as melhores oportunidades se encontrem nos países estrangeiros. E para aproveitá-las, é preciso dominar, pelo menos, o inglês. Isso quer dizer que, rapidamente, a necessidade tem se deslocado para o domínio do terceiro idioma, e não mais do segundo.
Adaptação
Muito provavelmente, pouca gente discorda que a área da tecnologia é aquela que passa por mudanças muito rapidamente. Assim, o bom profissional de TI deve conseguir se adaptar diante das mudanças e se molda de maneira ágil. Do contrário, corre o risco de se tornar obsoleto em pouco tempo.
Um exemplo que ilustra bem esse pensamento é em relação às redes sociais e a todos os negócios que orbitam em torno delas. Há apenas 10 anos, tudo isso não existia, mas hoje se faz presente no cotidiano da maioria das pessoas. Os negócios se moldaram a essa realidade e a demanda por profissionais nessa área deu um grande salto.
Da mesma forma, existem atualizações significativas em curso nesse momento no mundo da Tecnologia da Informação. Conceitos como Big Data, Machine Learning e Business Intelligence estão se desenvolvendo a toda força. Os profissionais da área de TI precisam aprender e colocar em prática novas habilidades o tempo todo.
Comunicação
Essa é uma habilidade que, muitas vezes, é subestimada por quem trabalha na área, mas a verdade é que sai na frente quem consegue se comunicar mais facilmente. O problema acontece quando um profissional de TI precisa falar com um membro de outra área da empresa. Nesse momento, o diálogo pode ficar confuso.
Não adianta um programador conversar com o time de marketing como se estivesse falando com um colega do setor, pois a linguagem de programação não é clara para todos. Por isso, quem consegue “traduzir” o que acontece em termos que o leigo consiga entender, tem uma vantagem muito grande no mercado de trabalho. Comunicar-se bem favorece o bom trabalho dentro de uma organização.
Criatividade
Geralmente, os profissionais de TI são tidos como grandes solucionadores de problemas, e realmente são. Dessa forma, uma habilidade que deve fazer parte de seu portfólio é a criatividade. Ela é necessária para desenvolver novas soluções, muitas vezes para problemas antigos que já são conhecidos da maioria das pessoas.
Quem julga não ser dotado de criatividade suficiente para trabalhar na área de TI, saiba que isso não é verdade. Acontece que essa habilidade pode ser desenvolvida, principalmente quando mantemos contato com pessoas de outras áreas do conhecimento humano e que pensam diferente de nós. Basta estar com mente aberta e exercitar a tolerância.
Trabalho em equipe
O tempo em que o profissional de TI era visto como alguém isolado já se foi há muito tempo. Cada vez mais, as equipes são compostas de muitas pessoas, por isso é necessário saber trabalhar bem com todas elas. Além disso, os problemas estão maiores e mais complexos, tornando o trabalho em conjunto uma obrigação. Não há uma mente que sozinha consiga resolver tais problemáticas.
As habilidades de um profissional de TI de alta performance passam por diversas áreas do conhecimento humano. Vão desde o relacionamento no ambiente de trabalho até a adaptabilidade a novas situações e cenários. Tudo isso sem deixar o estrangeirismo de fora, pois o mundo está sempre conectado e as soluções são globais. Para fazer parte de tudo isso é importante se qualificar com o suporte de boas instituições de ensino.
Gostou do conteúdo? Então siga nossas redes sociais para continuar se informando. Estamos presentes no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!