Gerenciador de tarefas: para que serve e como pode te ajudar no trabalho

gerenciador de tarefas
6 minutos para ler
Comece a estudar agora: aproveite grátis

É fácil perceber como a rotina de trabalho das pessoas têm exigido mais delas, com múltiplas atividades, prazos e cobranças, não é mesmo? Diante disso, tornou-se comum recorrer a um gerenciador de tarefas para dar conta de tudo com qualidade e eficiência.

Porém, ainda não é todo mundo que está familiarizado com esse tipo de ferramenta. Por essa razão, trouxemos um post para discutir o que ela é, os benefícios que proporciona e, é claro, quais os formatos mais populares disponíveis. Acompanhe com atenção!

O que é um gerenciador de tarefas?

Não tem nenhum segredo guardado a sete chaves, viu? Um gerenciador de tarefas nada mais é do que uma ferramenta — geralmente, uma plataforma ou um aplicativo, quando não os dois — que ajuda a planejar, a esquematizar, a otimizar e a priorizar os seus próximos afazeres do dia, da semana e até mesmo no longo prazo, cobrindo todo o mês.

Ele se popularizou nos últimos anos justamente porque as pessoas contam a cada dia com mais compromissos, como faculdade, aqueles cursos livres e trabalho. Este, inclusive, foi um dos ambientes onde ele ganhou mais força, e nem sempre é fácil equilibrar tudo.

Portanto, esse recurso surgiu com a proposta de resolver esse problema, evitando a procrastinação e melhorando tanto o seu desempenho pessoal quanto o seu desempenho profissional.

Quais são as possibilidades de gerenciador de tarefas?

Agora que já ficou bem claro o que é um gerenciador de tarefas, vamos a alguns exemplos desse tipo de ferramenta. Assim, você fica por dentro de quais são as principais do mercado e, de quebra, já identifica aquela que vai atender às suas necessidades e se encaixar com perfeição na sua rotina. Vamos lá?

Runrun.it

O primeiro dessa nossa seleção é o Runrun.it, que permite a criação de um grande fluxograma de trabalho (individual ou mesmo coletivo). Nele, dá para reservar uma coluna apenas para lembretes de compromissos agendados, utilizar uma segunda para organizar tarefas atuais em ordem de importância e uma última para acompanhar o feedback das tarefas feitas e já entregues — o que é excelente par agilizar possíveis refações.

 Asana

O Asana, por sua vez, é um planejador de tarefas em quadros inteligentes de prioridade. A partir daí, quando você for responsável por determinada tarefa, pode inserir um cronograma personalizado para ela, listando equipe (quando houver), prazos de entregas, metas de produtividade, resultados esperados e muito mais.

Trello

O Trello é um gerenciador de atividades que tem como diferencial a automação interna da própria plataforma. Para se ter ideia, ela ajuda você a poupar tempo com ações como delegação de tarefas, criação de alertas, compartilhamento de arquivos e afins.

Além disso, ela permite que, por meio de uma única interface, você tenha acesso aos seus materiais que estão em serviços de armazenamentos (como o Drive o Dropbox). Bem legal, né?

Quire

Já o Quire tem um fluxo de trabalho integrativo e interativo para facilitar a atuação dos usuários. É por isso que o sistema dele mostra em tempo real os avanços de todos os membros de uma equipe envolvidos em uma tarefa ou projeto. Assim, quando um membro fica visivelmente para trás — e isso pode prejudicar outros afazeres — é possível intervir de acordo com o que a plataforma detecta que é o motivo de atraso.

Taskboard

O último aqui é o Taskboard, um gerenciador de tarefas minimalista conectado diretamente às ferramentas do Google (o que inclui o Tarefas, o Gmail e o Drive). A proposta dele é simples: garantir que você otimize o seu tempo e produza em maior volume por meio de listas de coisas a serem feitas no dia — que podem, inclusive, serem partilhadas com colegas por links de acesso rápido.

Quais são as vantagens de utilizar esses gerenciadores?

Para encerrar, vale a pena falarmos um pouco mais sobre esse gerenciadores de tarefas, mostrando quais são as vantagens que eles proporcionam, e como isso pode ajudar você nas atividades da faculdade, no estágio e, inclusive, no seu emprego. Fique atento para conferir todos os detalhes!

Melhora na autogestão

Para começar, há uma melhora na autogestão. Ou seja, você avalia melhor como é a sua rotina para ajustar a sua jornada de trabalho, começa a reconhecer os períodos do dia em que está mais produtivo e aprende a dividir o seu tempo conforme as diferentes esferas da vida (pessoal, profissional e acadêmico) sem sobrecarregar ou abrir mão de uma delas.

Otimização do trabalho em equipe

O gerenciador de tarefas também é útil para quem está envolvido em uma ou mais atividades em equipe. Afinal, você pode utilizá-lo especificamente para segmentar etapas, delegar tarefas, montar escala de desenvolvimento de projetos, produzir arquivos simultaneamente com os colegas, entre muitas outras funções que otimizam o tempo e a praticidade do trabalho coletivo.

Desenvolvimento de habilidades digitais

Uma terceira vantagem é que, por estar em contato com diversos apps e plataformas — que, por sua vez, contam com diferentes interfaces, utilidades, modos de utilização e visualização etc. —, você aprimora as suas habilidades digitais.

Ou seja, fica mais fácil acessar novos recursos virtuais, lidar com dados na internet, compreender a linguagem técnica de programas, instalar softwares mais complexos, produzir planilhas, gráficos e outros arquivos e por aí vai.

Melhora na organização

Por fim, temos a organização, especialmente no que envolve entrega de tarefas, realização de entrevistas e reuniões, visitações a outros ambientes de trabalho, apresentação de projetos etc. Isso torna você mais produtivo e comprometido com os prazos.

E aí, curtiu saber mais sobre o que é um gerenciador de tarefas e como ele pode ser para lá de útil no seu dia a dia? Pois, então, não perca tempo: avalie as nossas sugestões e escolha aquela que acha mais interessante para dar um gás nas suas atividades e deixar o seu cotidiano mais planejado e eficiente!

Como estamos falando sobre colocar ordem nos afazeres, fica aqui uma superdica: aproveite para baixar o nosso Manual de Organização de Rotina para quem Estuda e Trabalha. Sem dúvidas, este e-book vai ser de grande ajuda!

Você também pode gostar

Deixe um comentário