Como fazer do mundo dos games a sua carreira? Saiba mais!

Como fazer do mundo dos games a sua carreira? Saiba mais!
4 minutos para ler

Para além de ser um dos entretenimentos mais populares da atualidade, a área de games vem se despontando também como um ramo profissional — não só em relação a disputas profissionais entre jogadores, mas na área criativa e de desenvolvimento de jogos.

Isso tem atraído milhares de pessoas que desejam trabalhar na elaboração dos próximos sucessos de venda em consoles, pc gamers e smartphones.

Se você também compartilha desse interesse, acompanhe nosso post e veja algumas dicas essenciais para trilhar uma carreira de sucesso nesse segmento!

Profissões na indústria de jogos

O primeiro passo para entrar no mundo dos games é entender como funciona essa indústria e quais são as possibilidades de atuação que existem nela.

Afinal, para além da criação audiovisual de jogos, você pode trabalhar com redação de narrativas e design de personagens, produção e pós-produção de animações, programação e testes de qualidade em multiplataformas, marketing de divulgação do produto e muito mais.

Educação e formação

Para se sair bem na área de games, não basta ser um entusiasta do assunto. É preciso ter diferentes competências profissionais, além de uma formação sólida para os desafios do setor. Um bom exemplo é o curso de Jogos Digitais, que dura cinco semestres e garante a você um diploma de tecnólogo.

Além disso, você também pode fazer cursos livres e uma pós-graduação nesse campo de conhecimento — como é o caso da especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Networking e experiência prática

Outra dica importante é ter uma rede de contatos com profissionais da área. Afinal, isso permite o surgimento de propostas de trabalho, parcerias e projetos em conjunto. O que, além de aumentar a sua experiência no mercado, traz mais visibilidade para você e a sua carreira.

Para tanto, dá para praticar o seu networking de diferentes formas: na internet (redes sociais e fóruns), nos estágios supervisionados e extracurriculares, em feiras e competições de games, nas atividades acadêmicas e de extensão da faculdade e outros.

Portfólio e currículo

Para divulgar suas habilidades, dar visibilidade a trabalhos já realizados e aumentar a sua competitividade em processos seletivos, é importante manter seu currículo atualizado (quanto à formação e às experiências profissionais) e construir um portfólio com projetos, ações e ideias que envolvam jogos digitais.

Afinal, empresas e estúdios podem avaliar a qualidade do seu serviço por meio dele e o quanto o seu perfil atende às expectativas da organização.

Mercado de trabalho e tendências futuras

Por fim, acompanhe o ramo de games de perto. Seja pela mídia especializada, seja em eventos da indústria de jogos, isso é importante para que você conheça as alternativas de atuação que estão em alta no mercado, além de conferir em primeira mão quais as tendências para as próximas temporadas de lançamentos.

Isso inclui, por exemplo, a expansão dos streamings de jogos, o uso de realidade virtual e inteligência artificial em jogos, a personalização de competições de e-sports, o surgimento de novos empreendimentos e startups de desenvolvimento de jogos independentes e mais.

Seguindo nossas dicas, você vai entrar no segmento de games com mais chances de crescimento e sucesso profissional. Portanto, comece já a alinhar os seus sonhos com seus objetivos de atuação a partir de um planejamento de carreira que envolve aprofundamento no mercado brasileiro, formação, networking e construção de currículo e portfólio diferenciados.

Curtiu o post? Então aproveite ainda para conhecer 8 profissões imperdíveis na área de tecnologia!

Você também pode gostar