Saiba as 4 etapas de um processo seletivo e como se preparar!

etapas de um processo seletivo
6 minutos para ler

A técnica de recrutamento e seleção é a primeira oportunidade que uma empresa tem de interagir com potenciais colaboradores. Para não ser pego de surpresa e, realmente, ter chances de conseguir a vaga, é fundamental saber quais são as etapas de um processo seletivo.

Para quem ainda tem pouca experiência profissional, a seleção considera a formação do candidato, seu potencial e, principalmente, questões comportamentais. Portanto, é muito comum que as avaliações aconteçam por meio de entrevistas e dinâmicas de grupo. Nesses momentos, os recrutadores observam como a pessoa trabalha em equipe, articula as ideias e lida com prazos.

Compreender cada uma das etapas de um processo seletivo pode aumentar as chances de ser aprovado. Continue a leitura e confira!

Etapas de um processo seletivo

Os processos seletivos podem variar bastante de acordo com a empresa e o número de vagas abertas. Para recrutamentos menores, a seleção é pontual e mais enxuta, podendo ser reduzida a triagem de currículos e entrevista com gestores ou RH.

Em empresas maiores, o número de inscritos tende a ser mais alto, o que torna o recrutamento mais extenso. Confira as principais etapas de um processo seletivo.

1. Análise do currículo

A triagem dos currículos é uma etapa inicial presente em qualquer processo seletivo. É uma forma de analisar se a experiência e metas do candidato estão de acordo com a proposta da empresa. Nessa fase, os recrutadores avaliam a formação superior, os cursos complementares, o conhecimento e domínio de idiomas e softwares, entre outras características da vaga.

2. Entrevista

Na fase de entrevista, o recrutador deseja conhecer os candidatos por meio de uma boa conversa. As perguntas são previamente preparadas para entender o que o profissional faz de melhor e de que forma ele gosta de trabalhar.

Outro ponto importante a ser avaliado é o aspecto cultural. A empresa precisa estar segura de que o participante vai se adaptar bem aos valores, crenças e comportamentos dos colegas e dos superiores. Dependendo de como e com quem for a conversa, depois dessa etapa, os candidatos são encaminhados para entrevistas com os gestores.

3. Dinâmica

A dinâmica em grupo é muito comum e conhecida. Essa fase pode ser usada com o objetivo de avaliar e desenvolver o comportamento de pessoas em presença de outras.

Isso permite identificar características do comportamento dos candidatos, como capacidade de competir, de liderar e ser liderado, de lidar com pressão e estresse, de se frustrar e de resolver desafios. Assim, é possível saber em que área o participante mostrará melhor desempenho e quais competências e habilidades devem ser aprimoradas.

4. Prova

As provas de conhecimento específico são elaboradas de acordo com o perfil que a vaga exige. Os testes são compostos por questões que podem demandar respostas discursivas ou de múltipla escolha.

Em geral, são direcionadas a apenas um tipo de domínio, como linguagem de programação, matemática financeira e Excel. Essa etapa ajuda a identificar os candidatos que combinam com o cargo e, também, aqueles que não têm os conhecimentos necessários.

Guia de carreiras: Engenharias.

Como se preparar

Se você vai fazer uma seleção, para aumentar as chances de contratação, precisa se preparar. Como o recrutamento, em geral, tem várias etapas, é importante não apenas passar pela primeira avaliação, mas se sobressair em relação aos demais candidatos.

Por esse motivo, além de procurar as vagas mais adequadas ao seu perfil, é essencial ter pleno domínio sobre a sua trajetória, conhecer a empresa na qual deseja trabalhar e se preparar para explorar ideias de forma objetiva e clara. Confira outras dicas!

Seja coerente

Existem algumas perguntas que são muito recorrentes nas entrevistas. É comum o recrutador querer saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Apesar disso, não é interessante ter uma resposta pronta.

Um erro muito comum cometido pelos profissionais é mencionar como ponto fraco algo que nunca tenha realmente prejudicado a sua vida. Citar um ponto forte que não tenha relação com os seus objetivos e anseios de carreira também é um engano. Por isso, seja honesto e coerente nas suas respostas.

Treine a sua comunicação

Dominar a Língua Portuguesa é fundamental para qualquer processo seletivo. Por isso, é essencial evitar os vícios de linguagem, as gírias e os palavrões. Lembre-se de que, independentemente da etapa de seleção, você está em um ambiente profissional. Pessoas que apresentam clareza em sua comunicação, vocabulário amplo e linguagem adequada saem na frente.

Estruture adequadamente o seu currículo

Como o currículo, em geral, é o primeiro momento de contato entre você e a empresa, é fundamental que ele tenha uma apresentação cuidadosa. Além de ter informações organizadas, coloque apenas habilidades e experiências que sejam relevantes para a vaga.

Aborde formação, características técnicas, cursos, treinamentos e principais resultados na carreira. Se você estiver no início da sua vida profissional, tente focar as conquistas que obteve durante a faculdade.

É importante que o currículo seja objetivo, conciso e bem elaborado, mostrando por que a empresa deve optar por você. Uma boa dica é personalizar o documento de acordo com a vaga, resumindo as informações que chamem a atenção do recrutador.

Saiba falar sobre si mesmo

Quando o recrutador pergunta sobre você, ele não quer saber apenas sobre as suas vivências profissionais, mas também se você é capaz de identificar seus pontos de desenvolvimento, suas qualidades, suas percepções e limitações.

Assim, é muito importante que você faça uma boa apresentação pessoal e demonstre autoconhecimento durante a entrevista. Para falar sobre si mesmo, tente:

  • passar autoconfiança;
  • reconhecer seus pontos de melhoria;
  • identificar suas limitações;
  • não se inferiorizar;
  • falar sobre sua carreira profissional;
  • demonstrar suas paixões;
  • dizer sempre a verdade;
  • evitar o que pode prejudicar a sua reputação.

Agora que você conhece as etapas de um processo seletivo, pode se preparar melhor para conquistar uma vaga. Essas seleções vêm se tornando mais dinâmicas, inovadoras e criativas. Por isso, procure sempre mostrar os seus pontos fortes e interesse pela vaga. Se ficar com qualquer dúvida, pergunte e aproveite a oportunidade para se destacar.

Gostou das dicas? Então, deixe o seu e-mail na nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos relevantes para a sua carreira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário