Qual foi a sua atitude diante de um erro no trabalho? Saiba como lidar, da melhor maneira, com essa e outras perguntas em uma entrevista situacional

Está participando de uma seleção de estágio/emprego, se deparou com uma entrevista situacional e ficou sem entender do que se trata essa etapa do processo? Pois pode ficar sossegado! Neste post, a gente vai esclarecer como ela funciona, mostrar o que você pode esperar desse momento e, de quebra, dar dicas de como mostrar o seu potencial para os recrutadores. Acompanhe!
O que é uma entrevista situacional?
A entrevista situacional é aquela em que o recrutador não busca saber sobre habilidades pessoais, acadêmicas ou profissionais do candidato, como acontece nas entrevistas comuns de contratação para cargos disponíveis nas organizações.
Ao contrário, o foco aqui é identificar e avaliar qual é o seu perfil sociocomportamental dentro do ambiente de trabalho. Ou seja:
- a forma como você se relaciona com os demais — havendo ou não hierarquia nessas interações (como colegas, chefes, supervisores temporários etc.);
- o grau de comprometimento que você tem com as atividades que estão sob a sua responsabilidade direta ou indireta;
- a atitude que você toma diante de problemas, como imprevistos e falhas, nas tarefas que você ou a sua equipe realiza;
- a postura que você assume em episódios de crise interna e externa que afetam a empresa e colocam até mesmo o seu emprego em jogo.
Para tanto, geralmente, são apresentadas algumas situações fictícias envolvendo os pontos acima. A partir daí, você é questionado sobre o que faria caso passasse por elas. Alguns recrutadores, inclusive, gostam quando o candidato monta um planejamento para revertê-las ou sugere ações que podem conter os efeitos negativos de cada uma.
Quais são as perguntas mais comuns nesse tipo de entrevista?
Abaixo, mostramos alguns dos questionamentos mais frequentes em um entrevista comportamental e situacional para você já ir se preparando e se dar bem na hora de respondê-los. Veja!
“Qual a sua atitude quando comete um erro no trabalho?”
Aqui, falam de um caso hipotético em que você comete algum equívoco e isso repercute na sua qualidade do trabalho. O RH vai querer saber como você enfrenta as consequências do seu erro. A melhor resposta, sem dúvidas, é mostrar que você assume a responsabilidade e, sempre que possível, busca corrigir a falha e aprender a partir dela.
“O que você fez quando a sua opinião não é aceita pela equipe?”
Outro bom exemplo é uma situação em que a equipe é contrária às suas ideias ou pior: nem mesmo é receptiva a elas. O recrutador vai querer ouvir como reage a isso. Uma boa resposta é saber negociar com o time, sempre com uma postura empática e que evita conflitos e desgastes na comunicação com colegas.
“O que você faria se tivesse que trabalhar com alguém que não tem afinidades?”
Trabalhar com pessoas de difícil convívio ou mesmo com filosofias de vida diferentes da sua é uma realidade em muitos locais de trabalho. Por isso, o RH vai querer saber se você consegue se sair bem diante desse contexto. Logo, a resposta ideal é dizer que lidar com a diversidade é algo que faz parte do seu dia a dia e um fator essencial para o seu desenvolvimento pessoal.
Como se dar bem nesse tipo de entrevista?
A dica mais eficiente para você se garantir em uma entrevista situacional é montar uma lista com possíveis perguntas que talvez sejam feitas pelo recrutador sobre o seu perfil sociocomportamental. A partir daí, você pratica algumas respostas que podem ser dadas a elas. Porém, atenção: a ideia aqui não é que você ensaie frases prontas para o grande dia!
O propósito, na verdade, é preparar uma linha de raciocínio para essas questões, saber aproveitar melhor o tempo para solucioná-las e ajustar a sua capacidade de se expressar — para que ela fique mais clara e objetiva.
E aí, agora está claro o que é uma entrevista situacional e o motivo por que as empresas utilizam essa etapa nos processos seletivos? Portanto, treine para estar devidamente preparado para responder sobre qualquer situação-problema. Ao se sair bem nessa fase, você, certamente, ficará um passo mais perto da contratação!
E já que o assunto é seleção, fique por dentro de como evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego!