Perguntas de entrevista de emprego: veja como se destacar!

entrevista de emprego
11 minutos para ler

Seu currículo foi bem avaliado no processo seletivo de uma empresa e você não vê a hora de ingressar no mercado de trabalho. Mas antes é preciso enfrentar a entrevista de emprego, ou seja, ficar cara a cara com o recrutador. 

Você já sabe o que fazer nessa etapa e, principalmente, como se destacar? Para isso, é necessário conhecer as principais perguntas de entrevista de emprego e algumas dicas extras.

Caso você esteja cheio de dúvidas quanto a entrevista, confira este post. Continue a leitura e entenda que não há fórmula mágica para se dar bem na entrevista de emprego : o importante é saber se preparar. 

Vamos lá?

Chegou a hora da entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um passo muito importante para dar início na carreira profissional, no qual você conhecerá o recrutador e terá um determinado tempo para ambos entenderem se o seu perfil é o ideal para aquela empresa e, por isso, pode ser um momento que gera ansiedade em alguns candidatos.

Mas fique tranquilo, neste conteúdo nós falaremos sobre as perguntas de entrevista de emprego, dicas e algumas informações adicionais, como entrevista online e entrevista em inglês!

Vamos começar conhecendo as 7 dicas para entrevista de emprego, confira:

1. Entrevistas não têm fórmula mágica

Antes de tudo entenda que não há fórmula mágica de como se destacar em uma entrevista.

Muitos candidatos têm a ilusão de que basta seguir um passo a passo para se destacar na entrevista de emprego e conquistar a tão sonhada vaga. Saiba que não é bem assim. Afinal, estamos falando de um contato pessoal entre o profissional e o recrutador, etapa em que vários fatores são observados e testados.

No entanto, é claro que algumas recomendações precisam ser seguidas, seja qual for a empresa contratante: ser pontual e prestar atenção na linguagem para não cometer erros são algumas delas

2. Entenda o fit cultural

Uma dica importante é entender o fit cultural da empresa

Ou seja,  saber com o que ela trabalha, qual público atende e quais são os valores e a estrutura organizacional dela. É um local mais despojado ou mais sério?

Faça uma pesquisa completa no site e nas redes sociais da companhia e, se possível, colete detalhes com colaboradores e ex-colaboradores sobre o dia a dia de trabalho. Assim, você sabe como se preparar, qual tipo de roupa vestir.  É possível, ainda, que essa seja uma das perguntas de entrevista de emprego que caia pra você, mesmo não sendo tão comum.

Essa já é uma super dica de como se destacar na entrevista de emprego!

3. Seja autêntico

É essencial ser honesto durante a entrevista de emprego. Informar uma competência que ainda não tem só para impressionar pode acarretar em diversas consequências negativas. O recrutador consegue perceber nas entrelinhas que você não está dizendo a verdade, o que vai comprometer sua imagem.

Mesmo que ele não note, imagine que essa competência seja cobrada logo que você começar a trabalhar. Então, o melhor é ser autêntico e realista

Para que não perca pontos, fale com propriedade sobre suas conquistas e diga que está aberto para novos aprendizados e corrigir seus pontos fracos. Por isso, entenda as possíveis perguntas de entrevista de emprego e anote-as para praticar.

4. Conte sua trajetória em etapas

Nesse momento é muito importante manter a calma e não se exceder. Por isso, você pode utilizar o método STAR, que consiste em contar a trajetória na seguinte ordem: situação, tarefa, ações e resultados.

5. Controle as emoções

Um ponto muito importante para se destacar em uma entrevista de emprego é desenvolver a inteligência emocional para esse momento. O que isso quer dizer? O candidato deve saber controlar as emoções, demonstrando segurança para o recrutador.

É claro que a tensão é normal, afinal, uma vaga de emprego está em jogo. No entanto, esse sentimento não pode dominar você a ponto de atrapalhar o processo. Respire fundo, pense antes de dar uma resposta, fale devagar e diga sempre a verdade.

Lembre-se que você se preparou para esse momento estudando as perguntas de entrevista de emprego, é só ficar calmo que dará tudo certo! 😉 

6. Treine sua comunicação e linguagem corporal

A comunicação é um ponto super importante para entender como se destacar em uma entrevista, por isso, faça perguntas convenientes, não interrompa e preste atenção no recrutador, entenda perfeitamente o que ele está falando.

Além da comunicação, é muito importante ter uma postura confiante, por isso, sente-se adequadamente, na altura do recrutador e não fique com a cabeça abaixada. Mostre que você está ali para somar na empresa!

Algumas pesquisas indicam que é legal seguir o estilo do entrevistador, mas você pode ver se na hora isso faz sentido para você. É muito importante que se sinta confortável e melhor ainda, autêntico.

 7. Se prepare para as perguntas

Mostrar que você estudou não é um ponto negativo, mas é importante que você mostre espontaneidade na hora das perguntas de entrevista de emprego, então não se prenda somente às perguntas frequentes, mas as características delas e que tipo de respostas eles esperam ouvir. 

Além de tudo isso, fique atento aos seguintes detalhes também:

  • Não revele informações confidenciais ou não sobre a empresa anterior;
  • Mostre entusiasmo, caso tenha real interesse na vaga oferecida;
  • Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;
  • Mantenha contato visual com o entrevistador;
  • Pesquise sobre o traje usual da empresa;
  • Não fale mal de seu antigo emprego;
  • Não exagere no perfume.

Para você treinar um pouquinho mais essa questão trouxemos alguns modelos de perguntas de entrevista de emprego. Confira:

7 exemplos de perguntas de entrevista de emprego 

Você vai se deparar com algumas perguntas  de entrevista de emprego que são comuns. Por isso, é bom conhecê-las para se preparar e conseguir dar a melhor resposta.

1. Você pode falar um pouco sobre você?

É um momento para ter calma, pois o recrutador não quer saber todo o seu currículo e nem da sua vida pessoal, tudo bem?

Guia de carreiras: Engenharias.

O importante é citar duas ou três conquistas, falar um pouco sobre sua formação e até sobre suas soft skills, que são habilidades mais comportamentais. O ideal é que esses pontos tenham relação com o perfil exigido na vaga.

2. Por que quer fazer parte da empresa?

É muito importante conhecer bem a empresa e o cargo para o qual está concorrendo para se sair bem. 

Isso fará com que você pense melhor em pontos que vão valorizar essa resposta. Por exemplo: se você vai atender o público, destaque que gosta de fazer esse tipo de atendimento, relate experiências anteriores e o quanto está disposto a aprender nessa função.

3. Por que nossa empresa deve escolher você?

Essa típica pergunta de entrevista de emprego é a oportunidade do profissional listar seus pontos fortes para esse trabalho, como criatividade, proatividade e bom relacionamento em equipe, destacando o que você pode agregar de valor à empresa. 

Também deixe claro que você está alinhado à cultura da organização.

4. Como você se imagina daqui a cinco anos?

Aqui, é importante não se perder em divagações sobre o futuro, pois o recrutador precisa saber quais são seus objetivos e seu plano de carreira

Comente sobre as metas realistas que tem para sua vida profissional, ambições e de que formas vai buscar crescimento. Nessa hora, vale falar que tem a intenção de concluir um curso de idiomas ou de fazer uma pós-graduação, por exemplo.

5. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Aqui você terá que ser honesto novamente, mas não se menospreze ou se vanglorie. Fale sobre os pontos fortes que satisfazem os critérios de seleção, como boa comunicação, trabalho em time ou organização.

Para os pontos negativos, mencione pontos mais irrelevantes para a função. Por exemplo, caso você trabalhe com a escrita, mencione que não é muito bom em contas, mas esclareça que também está disposto a aprender.

6. Quais são as suas expectativas de salário?

Para responder essa pergunta é necessário que antes você faça uma busca de média salarial para o cargo que pretende exercer. Lembre-se que não é obrigatório que você saiba, mas assim é possível mostrar que você realmente está interessado na vaga.

Caso prefira, pergunte ao recrutador se a empresa segue a média salarial e, então, dê o valor em aproximadamente.

7. Você tem alguma pergunta?

Se você se pergunta como se destacar em uma entrevista, essa é uma das chances. Não faça perguntas pessoais, mas sim profissionais. Torne esse momento o ponto-chave da entrevista!

Algumas dicas são:

  • Qual é o estilo de gestão da empresa?
  • Quais são alguns dos desafios que a empresa enfrenta atualmente?
  • Você pode falar um pouco sobre a cultura da empresa? Já pesquisei, mas gostaria de uma opinião pessoal!

Resumindo

Conheça entrevistas diferenciadas e se prepare

Mostramos no tópico anterior algumas perguntas de entrevista de emprego padrão, mas há chances de o profissional se deparar com entrevistas diferenciadas que tragam questões que, em um primeiro momento, pareçam absurdas. 

Isso pode até mesmo atrapalhar o raciocínio e o bom desempenho do candidato.

Trazemos como exemplos algumas perguntas utilizadas no processo seletivo da Google, como:

  • Projete um plano de evacuação para São Francisco (para a vaga de gerente de produto);
  • Qual método você usaria para encontrar uma palavra no dicionário? (para a vaga de engenheiro de software).

Imagine o profissional com um bom currículo e que tenha sido bem-sucedido nas etapas anteriores do processo seletivo ficar desestabilizado por conta de questões como essas? O ponto é que não existe uma resposta certa para elas.

O recrutador busca, na verdade, entender se o profissional sabe organizar os pensamentos, se tem habilidades de comunicação e se consegue relacionar conceitos diferentes para solucionar um problema.

Entrevistas online

Pensando no atual momento em que vivemos e com o avanço da tecnologia, a entrevista online também é uma possibilidade. Portanto, conhecer as perguntas e dicas para esse momento é o ideal.

Para isso, muitas das dicas acima são válidas, como não se atrasar, mostrar confiança e até mesmo se vestir adequadamente

Porém, como isso será realizado pelo computador, faça testes prévios e confira se o som, internet e luz estão ok, entenda que é possível sofrer com delay, por isso, fale pausadamente e dê tempo ao entrevistador para que você possa responder com tranquilidade.

Não se esqueça que a primeira impressão é muito importante. Então, escolha um ambiente organizado, quieto e que você se sinta confortável. Fique longe de distrações! 

Entrevista em inglês

Falar em outro idioma e provar o domínio do mesmo pode não ser uma tarefa fácil. Mas com a organização correta, a entrevista correrá muito bem. Por isso, pense no roteiro e se prepare para as perguntas de entrevistas de emprego mais comuns, como:

  • Tell me about yourself
  • What are your weaknesses and strengths?
  • What are three of your best accomplishments

As possíveis respostas podem ser, na ordem mencionada acima:

  • I graduated in x, in x college, for x reason;
  • My best asset would be my… ou I’m dealing with this flaw by doing X and X
  • I was proud of myself when

Geralmente, a entrevista é a última etapa e uma das mais importantes da seleção

Desse modo, é normal ser um processo que deixa os profissionais ansiosos e tensos, principalmente com a preocupação de não saber responder às perguntas de entrevistas de emprego mais comuns ou mais diferenciadas. 

A dica é fazer isso com calma e acreditar em seu potencial para mostrar aos recrutadores que você é a pessoa certa para a vaga em questão.

Quer saber mais como se destacar em uma entrevista ? Então, não deixe de conferir 7 dicas para entrevista de emprego dadas por um especialista. Boa sorte!

Aproveite e conheça os cursos de 2 anos da Estácio, assim você pode estudar e se especializar na área. O que acha?

Você também pode gostar

Deixe um comentário