Entenda a importância de as empresas olharem para a diversidade no trabalho

diversidade no trabalho
6 minutos para ler

Ao apostar na diversidade no trabalho, a empresa só tem a ganhar. Além de demonstrar um compromisso social, não excluindo um candidato — por conta do gênero, cor, raça, opção sexual ou qualquer outro motivo —, o negócio pode se destacar no mercado, visto que consegue ter diferentes olhares e, assim, inovar e também atender uma variedade maior de público.

Quer entender melhor a importância de uma organização contar com equipes formadas por profissionais diferentes? Então vem com a gente e fique por dentro da série de benefícios que a diversidade pode proporcionar para uma empresa, seja qual for seu tamanho ou setor de atuação!

A importância da diversidade no trabalho

Apesar de ainda ser um conceito novo para muitos gestores, é fundamental falar da diversidade no trabalho. Afinal, ficou no passado deixar de contratar alguém devido à cor da pele, gênero ou porque ela apresenta alguma deficiência.

As diferentes oportunidades que uma companhia oferece devem ser para todos, ou seja, o que a área de recursos humanos precisa considerar é apenas o talento e as habilidades do profissional no processo seletivo para determinada vaga ou promoção.

Mas não é só isso: é preciso pensar além! Quando você tem um time que traz ideologias, histórias de vida e perspectivas diferentes, é possível se destacar no mercado. E como a gente sabe que a concorrência entre as empresas é grande, é hora de ter uma equipe formada por pessoas diversificadas.

Diversidade deve ser para valer

Entretanto, essa diversidade deve ser verdadeira, quer dizer, algo que está nos valores e na cultura da organização. É, portanto, uma ideia que deve ser trabalhada entre os colaboradores e não apenas uma atitude que venha a ser usada como propaganda para mostrar um suposto engajamento do negócio com questões sociais.

Os benefícios da diversidade para as empresas

A seguir detalhamos as principais vantagens de as organizações modificarem seu pensamento na hora de contratar profissionais, valorizando a diversidade no trabalho. Confira!

Diminui a rotatividade

É importante pensar que a troca constante de colaboradores não é nada boa para uma empresa. Além de todo o período de adaptação com os processos e equipes, há um gasto grande com os trâmites de seleção, admissão, treinamento e demissão.

Atualmente, ao contrário de décadas atrás — em que a pessoa ficava no emprego caso tivesse um bom salário e benefícios —, os profissionais buscam mais. Os nascidos entre 1990 e 2010, que compõem a geração Z, pensam diferente sobre a carreira e querem ficar em uma organização na qual enxerguem algum propósito, muito além da remuneração.

Dessa maneira, ao se sentirem representados em um ambiente que preza pela diversidade não vão pensar tão cedo em mudar de emprego.

Aprimora os resultados

Quando a diversidade no trabalho é uma bandeira de uma companhia, a troca de ideias e conhecimento fica enriquecida entre as equipes. É que cada candidato vem com uma bagagem diferente, o que vai agregar valor aos projetos e também melhorar a produtividade, pois é um ambiente propício para novos aprendizados.

Com isso, as equipes estarão mais engajadas com o trabalho, o que terá reflexo direto na melhora dos resultados de um negócio.

Sem contar que a diversidade no trabalho proporciona percepções diferentes da realidade, ajudando a empresa a enxergar maneiras de chegar a diferentes públicos, visto que passa a entender melhor as necessidades das pessoas e o que é preciso desenvolver para atendê-las.

Favorece a criatividade

Imagine uma reunião para o desenvolvimento ou aprimoramento de um novo produto em que todas as pessoas pensem na mesma direção. O resultado disso, além de todos concordarem com as mesmas ideias, será um trabalho em equipe sem muito entusiasmo.

O que queremos dizer é que, ao juntar homens e mulheres — que sejam brancos, negros ou de outra raça — podendo ou não serem PCDs (pessoas com deficiência) ou LGBTQIA+, e ainda de idades variadas, você forma um mix muito mais interessante.

São pessoas que acreditam em coisas diferentes, têm uma sensibilidade diferente para tratar um mesmo tema, além de histórias de vida, percepções da realidade e experiência bem diversas.

Com isso, novas ideias vão fervilhar, ou seja, será um estímulo para a criatividade de seu time. E quando falamos em pessoas que pensam fora da caixa, estamos falando em inovar, em propor algo que ninguém propôs, impulsionando o sucesso de qualquer negócio.

Aumenta a motivação

Quando as pessoas levantam da cama e sabem que vão trabalhar em um local que as valoriza, que as faz se sentir bem, vão motivadas para o trabalho. Com isso, demonstram proatividade e inspiram os outros profissionais, proporcionando harmonia no clima organizacional e melhorando a produtividade.

Sem contar que ter satisfação pessoal no trabalho também reduz as faltas e afastamentos, principalmente por problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade.

Melhora o clima organizacional

Quando os colaboradores se sentem representados e sabem que têm voz para propor ideias e que as oportunidades do local são iguais para todos, você tem um clima organizacional mais harmônico.

Evita conflitos

A empresa que tem como valor a diversidade trabalha para aprimorar a comunicação entre todos, incentivando, assim, a troca de feedbacks. Com isso, as pessoas podem expor suas queixas e trazer novas ideias que vão resultar no bem-estar do ambiente profissional.

Além disso, ao contar com talentos ímpares, você tem pessoas mais empáticas, que sabem se colocar no lugar do outro para compreender suas dificuldades ou problemas, muitas vezes, de ordem emocional. Com isso, os relacionamentos interpessoais tornam-se mais próximos e os conflitos entre os colaboradores diminuem.

Uma empresa que pensa para frente sabe a importância da diversidade no trabalho. Contratar profissionais apenas pelo conhecimento e pelo que podem agregar ao negócio — oferecendo oportunidades iguais de acordo com a qualificação — é o primeiro passo para promover a inclusão social e um mercado de trabalho mais justo.

Esse é um assunto que deve vir à tona para que mais empresas se conscientizem da necessidade de contar com um time formado por profissionais diferentes. Por isso, espalhe este conteúdo, compartilhando-o em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário