Veja 8 dicas de dinâmicas de grupo e se destaque. Confira!
Fazer entrevista é sempre um momento que nos deixa ansioso, não é verdade? Principalmente se é necessário realizar dinâmicas em grupos, ainda mais para aqueles que são mais introvertidos.
O motivo para esse medo? A maioria dos candidatos responde em coro: o receio do desconhecido. Como não dá para saber quais atividades serão desenvolvidas, nem treinar qualquer resposta — como acontece na entrevista — a apreensão fica a mil.
Apesar do desconforto, não há como fugir e, por isso, você deverá dar o seu melhor e aproveitar o momento Mas calma, vamos tornar a dinâmica de grupo mais tranquila para você! Pegando boas dicas, é possível passar pela fase com mais plenitude. Venha conferir!
Qual é o objetivo das dinâmicas de grupo?
As dinâmicas de grupo são técnicas para conhecer o candidato. A partir das atitudes dele durante o processo, é possível prever como ele reagirá a certas situações no dia a dia da empresa .
Ou seja, a dinâmica de grupo é uma forma de descobrir se o candidato tem as habilidades comportamentais requeridas e o perfil para o cargo.
Por isso, o recrutador cria um ambiente propício para as pessoas mostrarem parte da própria personalidade. E como as atividades são feitas em grupo, a tendência é a pessoa revelar sua essência, além de entender se o trabalho em grupo é uma forte qualidade daquele candidato.
Quais são os objetivos da dinâmica em grupo?
Os objetivos das dinâmicas em grupo podem variar, pois os comportamentos observados dependem das metas e valores da empresa , assim como seguem as exigências de cada cargo. Contudo, na maioria das vezes, o orientador observa:
- capacidade de iniciativa;
- nível de liderança;
- habilidade social;
- determinação;
- criatividade.
8 dicas para se destacar nas dinâmicas de grupo
Como você já entendeu os objetivos e o que é essa estratégia, veja agora dicas de dinâmica em grupo e esteja super preparado!
1. Coopere nas atividades
O tempo médio de uma dinâmica de grupo é de 2 ou 3 horas. Nesse intervalo, o recrutador avaliará todos os pontos que achar importantes para a execução das tarefas na empresa. É nesse momento que não indicamos que você fique quietinho, na sua.
É interagindo e cooperando nas atividades que você terá chance de mostrar seu potencial.
O primeiro ponto é entender bem o que está sendo proposto, caso não entenda, questione. mostre que está interessado em participar. Depois, coloque em prática a boa comunicação. Evite gritar ou falar baixo demais.
Também, procure ficar no meio termo com relação ao nível de formalidade, evitando, assim, as gírias e os palavrões. Caso seja solicitada alguma atividade de movimento, como caminhar ou pular, mostre-se disposto.
2. Conheça seus pontos fracos e fortes
Uma pessoa com bom autoconhecimento costuma ter alta inteligência emocional. Ela se conhece a ponto de conseguir prever e lidar com todas as suas reações diante de uma atitude alheia.
Pessoas treinadas a se observarem também têm mais facilidade em fazer leitura comportamental dos outros.
Assim, antes de passar por uma dinâmica de grupo, reserve um tempo para pensar sobre si. Separe suas principais qualidades e seus defeitos, tentando entender em quais momentos eles são predominantes. Isso garantirá a você mais domínio sobre a situação.
3. Saiba esperar a sua vez de falar
Durante a interação com os outros candidatos, preste atenção no modo como vocês se comunicam. Muitas vezes, a afobação faz com que a gente comece a falar sem parar ou interrompa o outro enquanto ele tenta se expressar.
Esse tipo de atitude não é vista com bons olhos pelo avaliador.
Saber escutar e esperar sua vez de falar demonstra, mais uma vez, inteligência emocional. É um sinal de empatia com o colega, ao considerar que ele também tem necessidades particulares.
Além disso, é uma forma de controlar a expressão de emoções negativas, como a ansiedade exagerada ou a raiva. E pode apostar: se um recrutador quiser investigar essa competência a fundo, promoverá formas de fazer com que essas sensações se exaltem nas pessoas.
4. Tenha atenção com a sua roupa
Nunca é demais lembrar: você será julgado pela sua roupa. E em um ambiente no qual você precisa manter o profissionalismo, isso se torna ainda mais sério. Além disso, lembre-se de que algumas das atividades das dinâmicas de grupo envolvem sentar no chão ou realizar certos movimentos com o corpo que determinado traje impediria.
Para evitar constrangimentos, priorize roupas confortáveis e que mantenham a neutralidade nas cores. Seja você, mas lembre-se sempre desses pontos, tudo bem?
5. Tenha iniciativa
Preste atenção no comando da dinâmica e realize as tarefas solicitadas. Confie na sua capacidade e tenha iniciativa quando necessário. Uma atitude muito passiva, como sempre esperar o outro começar, pode passar a impressão de insegurança.
A prontidão, por sua vez, denota uma postura de ousadia, o que pode ser bem-visto pelo avaliador. É uma forma de demonstrar que você entendeu as instruções e não precisa sempre da permissão de um terceiro para ir em frente.
Além disso, dê insights legais. Mostre que além de ligado na dinâmica, está pronto para construir novas ideias.
6. Conheça bem a empresa
Se você quer não apenas se sair bem no processo seletivo, mas, sobretudo, ter sucesso profissional, sempre conheça sua futura empresa.
Entre no site, entenda os valores seguidos por ela, leia os conteúdos compartilhados, veja a postura nas redes sociais. Caso tenha conhecidos já trabalhando no local, não deixe de solicitar informações sobre, por exemplo, as reuniões e as políticas de reconhecimento.
Ter essas informações de antemão dará a você subsídios para entender o modo de atuação da organização, compreender o que espera dos colaboradores e saber como funciona a cultura organizacional.
7. Use a criatividade
Algumas tarefas nas dinâmicas de grupo permitem que usemos a criatividade, uma das soft skills mais requisitadas de todos os tempos. Ela é tida, inclusive, como uma das habilidades do profissional do futuro, por ser uma competência bem singular, difícil de ser substituída por máquinas.
Assim, quando possível, tente algo longe daquilo considerado “mais do mesmo”.
8. Seja você
É importante entender esses pontos colocados aqui para saber o que esperam de você em dinâmicas de grupo. No entanto, não adianta forçar algo que não tenha a ver com sua personalidade.
Primeiro, entenda que você será observado por alguém experiente em reparar no comportamento dos candidatos a ponto de perceber quando alguém finge ser algo que não é. Caso isso seja descoberto, pode repercutir negativamente na sua imagem.
Outra razão é pelo fato de que se você realmente não tiver o perfil para exercer a função, em algum momento isso virá à tona, o que comprometerá seu desempenho e plano de carreira.
Para a etapa de entrevista de estágio ou emprego, já demos dicas por aqui antes. Confira também essas super dicas e esteja completamente preparado para essa fase de conquistas.
Quais as melhores dinâmicas de grupo rápidas e criativas?
Nós sabemos que as dinâmicas criativas podem ser as que mais dão medo, pensando nisso, trouxemos algumas que podem aparecer na sua dinâmica em grupo.
Dê uma olhadinha. Trouxemos 4 exemplos para você:
1. Dinâmica do tesouro da ilha
Nessa dinâmica é utilizada para estimular o trabalho em grupo.
Por isso, os candidatos são divididos em duplas e colocados, cada um deles, em cima de uma folha de jornal em um canto da sala. Em outro canto, será colocado uma caixa de bombom também em cima de uma folha de jornal, que será o tesouro da ilha.
O objetivo é atravessar a sala e chegar ao tesouro sem rasgar o jornal e sem pisar no chão. Para isso, as duplas terão que trabalhar em conjunto.
Para essa atividade, é preciso que você tenha calma e pensamento coletivo. Lembre-se que a pressa não tem vez nesse caso, ao contrário, o jornal rasgará por ser um material delicado.
Essa dinâmica é realizada para que os recrutadores entendam o seu comportamento ao se deparar com uma situação que exige cautela: é necessário unir-se com outras pessoas do time ou da empresa em geral, pensando em soluções viáveis para o problema.
2. Dinâmica do Desafio
Aqui o intuito é notar quais profissionais são mais ansiosos perante um desafio e como eles lidam com isso.
Nessa dinâmica em grupo algo será embrulhado numa caixa, de forma que você não consiga ver. No ambiente poderá ser combinado alguma estratégia para escolher o candidato que abrirá a caixa, pode ser uma música, no qual ao parar, quem estiver com a caixa, irá abrir. Dado o desafio de abri-la, será necessário coragem e iniciativa.
O recrutador irá avaliar se você está querendo se livrar da caixa, tranquilo ou com medo. Portanto, demonstre tranquilidade, afinal, se parar em você, com certeza será capaz de resolver com ajuda da sua equipe e com os conhecimentos que já possui e irá adquirir.
3. Anúncios Classificados
Nessa terceira dinâmica em grupo, cada candidato deverá escrever em uma folha um anúncio sobre si mesmo, contando mais sobre suas qualidades e pontos fortes.
Depois, todos devem formar um círculo e espalhar os papéis no meio dele. Nesse momento, o recrutador estabelecerá uma ordem para que todos adivinhem a quem cada anúncio pertence.
Essa atividade fala muito sobre o autoconhecimento e empatia, se conheça e esteja aberto a ouvir o outro, como falamos na dica 3.
4. Dinâmica do 6-3-5 ou técnica de brainwriting
Nessa dinâmica será observado a criatividade dos participantes e a capacidade de olhar com atenção para os colegas.
Será lançada uma questão para todos da dinâmica, nela, uma situação deverá ser solucionada. Para isso, o grupo será dividido em seis integrantes, no qual cada um deles terá um pedaço de papel.
Cada participante terá de escrever três ideias no tempo de cinco minutos para a situação colocada. A cada cinco minutos, os papéis deverão ser passados para o colega ao lado do seu grupo, que lerá as ideias e poderá trazer uma nova solução.
Com isso, vários pontos de vista poderão gerar soluções diferentes, até encontrar, juntos, a mais eficaz.
Énormal ficar ansioso para esse momento, mas não deixe esse sentimento estragar o seu desenvolvimento. Você é muito capaz e mostrará isso de uma forma diferente, em dinâmicas de grupo. 😉
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita ao blog e entenda agora mesmo como fazer bons contatos profissionais! Aproveite também e conheça as soluções da Estácio.