Dia do profissional de Propaganda: saiba tudo sobre a data!

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Com um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que as empresas invistam em estratégias capazes de promover seus produtos e serviços, mostrar referências no assunto, se destacar no ramo de atuação, entre outras medidas capazes de fazer com que a marca se destaque no ramo de atuação. Dessa forma, há um destaque para o Dia do Profissional de Propaganda.

Além disso, é uma carreira promissora, em que existem vários campos de trabalho e com grandes expectativas de crescimento, o que chama cada vez mais a atenção dos alunos que estão pesquisando sobre as melhores áreas para construir um futuro profissional de sucesso. Quer saber mais sobre o assunto. Então continue a leitura.

História do Dia do Profissional de Propaganda no Brasil

O Dia do Profissional de Propaganda é anualmente comemorado no Brasil em 17 de outubro. Essa data tem a finalidade de reconhecer a dedicação, criatividade e esforços dos formados em Publicidade e Propaganda, que utilizam de atributos como técnica e sensibilidade para elaborar campanhas publicitárias com resultados incríveis.

Isso porque, o papel da propaganda é essencial para o desenvolvimento da economia, levando em conta que movimenta a concorrência e o mercado, que procura criar e ofertar os melhores produtos e serviços para seus clientes.

No Brasil, a atividade é regulada e promovida por meio da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). E a Lei nº 4.670/65 é a responsável por normatizar todos os aspectos relacionados à profissão de publicitário e agenciador de propaganda.

Como funciona a área de Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda tem como objetivo estimular o consumo de produtos e serviços por meio de ações de divulgação que são planejadas, criadas e personalizadas. Ou seja, é um ramo que atua com foco na conexão e engajamento entre o público e as marcas.

Além disso, atua como promotora de tendências e ressignificação dessa relação, o que contribui para um melhor posicionamento da empresa no mercado.

Diferenças entre publicidade, propaganda e marketing

É comum que as pessoas confundam esses termos. Sendo assim, é importante esclarecê-los. A Publicidade e Propaganda tem a função de divulgar alguém ou algo, seja de maneira generalizada, seja de forma específica.

Já o Marketing é um ramo da administração que estuda, averigua e planeja a identidade da marca, valores, os diferenciais dos produtos e serviços disponibilizados, mecanismos de venda, meios de comunicação e demais pontos. Além disso, para entrar na área, o curso a ser realizado é o de Marketing, enquanto o de propaganda é o curso de Publicidade e Propaganda.

Dessa forma, apesar de conceitos diferentes, eles andam lado a lado, levando em conta que publicidade é inserida como uma estratégia do marketing.

Como está o mercado para profissional de propaganda?

Com um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas têm investido bastante na divulgação dos seus produtos e serviços para chamar a atenção do público-alvo, fidelizá-los e ganhar reconhecimento no mercado.

Sendo assim, se trata de uma área em ascensão, com várias oportunidades de trabalho, já que recorre a outros segmentos na produção de campanhas, como eventos, audiovisual, entretenimento, artes, esportivo e demais.

Entre os setores que mais investem recursos financeiros para a divulgação da marca estão o comércio, financeiro, serviços ao consumidor, securitário e comunicações. Por exemplo, a TV aberta concentra mais da metade dos gastos com anúncios no país, levando em conta a penetração desse meio de comunicação na sociedade no decorrer do tempo.

O meio digital também tem ganhado um espaço cada vez mais significativo. Consequência do aumento de acesso da população à internet. E a expectativa é que o número de usuários cresça ainda mais.

Maiores publicitários brasileiros

Existem vários publicitários que podem ser vistos como inspiração para quem já está ou vai seguir carreira na área. Conheça alguns deles!

Washington Olivetto

Considerado mais de uma vez o profissional do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap). Juntou a W Brasil a um reconhecido grupo norte-americano McCann, que engloba um aglomerado de agências de propaganda distribuída por diversos países.

Também, foi o primeiro latino-americano a receber o prêmio Clio Awards em 2001, devido a um comercial que elaborou para a revista Época, além de já ter sido apontado como uma das 25 personalidades mais relevantes da propaganda pela revista britânica Media Internacional.

Laura Chiavone

Trata-se de uma das principais representantes femininas. É uma empreendedora e estrategista que atua na como Chief Strategya Officer na Tribal Worldwide, que é uma agência de Nova Iorque, EUA.

Laura já foi convidada para participar de projetos de graduação e pós-graduação promovidos pela FAAP e ESPM, além de oportunidades em New York Univesity, De Paul e Simmons College. Renomada no mercado, também já deu palestras em vários eventos nacionais e internacionais.

Aos 28 anos, fundou a Limo Inc, que é uma agência de estudos culturais e estratégia de marcas, que originou a expansão da área de consultorias de planejamento aqui no Brasil.

Tem como clientes marcas famosas, como Banco Itaú, Nike, Heineken, Ambev, Casas Bahia, Sadia e demais. Foi premiada duas vezes como a melhor profissional de planejamento pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

Anselmo Ramos

É um publicitário que começou a ter êxito em sua carreira nos EUA, onde trabalhava em Miami. Quando retornou ao país, foi reconhecido como um dos profissionais mais marcantes da publicidade pela Ogilvy Brasil. Além disso, conquistou 35 Leões em Cannes.

Entre suas campanhas de sucesso, está a “Retratos da Real Beleza”. Desenvolvida para promover e aumentar as vendas do sabonete Dove.

O que o curso de Publicidade e Propaganda da Estácio oferece?

A principal finalidade do curso de Publicidade e Propaganda é ensinar a respeito da elaboração de campanhas e peças publicitárias para a divulgação de um produto ou serviço aos clientes. Assim, o aluno aprende em todas as fases de criação: do atendimento ao público até a veiculação de um anúncio nas mais variadas plataformas de mídia.

A duração do curso é de 4 anos, ou seja, 8 períodos, tempo suficiente para preparar os estudantes para atuarem no mercado, com conhecimentos sobre hábitos de consumo, pesquisa de perfis de público-alvo, entre outros. Assim, são preparados para planejar campanhas, elaborar layouts e demais funções.

Em relação à infraestrutura, a instituição oferece laboratórios e equipamentos para colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula, além da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Estácio para aprimorar suas habilidades.

Dito isso, o curso busca disponibilizar embasamento teórico e prático adequado para a construção dos conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias ao profissional de Marketing, colaborando com a qualidade dos serviços prestados aos futuros clientes.

Agora que você já sabe quando é comemorado o Dia do Profissional de Propaganda e a sua importância para a sociedade, essa pode ser uma boa oportunidade para quem está em busca de se inserir no mercado de trabalho em uma carreira em ascensão.

Quer conhecer melhor o curso de Publicidade e Propaganda da Estácio? Então, acesse nosso site!

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