Conheça os 4 cursos que fazem a diferença no currículo
Existem diversos cursos que fazem a diferença no currículo. Entre eles estão os conhecimentos específicos em liderança e gestão. Depois da pandemia, a demanda por profissionais com essas habilidades aumentou bastante e hoje já é possível encontrar cursos com a formação voltada especificamente para esse fim. Há vários modelos de estudo disponíveis.
Este artigo mostra para você os detalhes mais importantes para quem quer ingressar em áreas como a gestão, por exemplo. Ao ler o texto, você conhecerá detalhes como os tipos de formação, que em geral são três.
Além disso, também serão abordadas as diferentes formas de atuação de um profissional no campo da gestão, pois é possível trabalhar de diversas maneiras nesse campo.
Continue na leitura!
Quais são os cursos que fazem a diferença no currículo?
Até bem pouco tempo atrás, a demanda por algumas habilidades não era tão alta nas organizações, se restringia à necessidade habitual. No entanto, devido à crise decorrente da pandemia, muitas competências passaram a ser muito requisitadas. A razão disso foi uma maior necessidade de ter um planejamento estratégico que seja abrangente, capaz de premeditar situações desafiadoras.
Foi nesse sentido que os cursos que aprimoram duas habilidades específicas passaram a ser mais demandados. Estamos falando de competências como liderança e gestão. Esta última tendo ainda um grande número de vertentes em diversas áreas. Pessoas com essas competências passaram a ser mais valorizadas no mercado de trabalho.
No entanto, a ideia de que os líderes são somente pessoas que já nascem com esse dom está completamente errada. E isso também vale para as habilidades ligadas à gestão, independente de qual subárea estivermos falando. A verdade é que é possível aprender e se desenvolver nesses campos por meio de estudos. Há cursos superiores de 2 anos e muitos outros que podem ser feitos.
Quais são os formatos dos cursos de gestão oferecidos?
Existem diversas formas de realizar cursos que fazem a diferença no currículo. Confira a seguir os modelos mais tradicionais encontrados hoje no mercado.
Graduação
Um curso de graduação pode ser feito por todas aquelas pessoas que já terminaram o ensino médio. Existem alguns outros requisitos que variam de acordo com a instituição, como passar no vestibular, por exemplo.
Existem 3 modalidades de graduação: a primeira delas é o bacharelado, com a maior duração entre as três e com conteúdo mais amplo; o segundo modelo é a licenciatura, que é voltada para pessoas que queiram lecionar; o terceiro tipo é o ensino tecnólogo, com mais especificidade e menor tempo de curso.
MBA
Já um MBA (Master of Business Administration) é um tipo de especialização latu sensu e voltado para quem já terminou a graduação e quer se especializar em um determinado assunto. Normalmente, pessoas com perfil de liderança nas organizações costumam buscar esse tipo de qualificação, mas o curso é aberto a todos com graduação completa.
Um curso de gestão desse tipo atrai muitos profissionais executivos de grandes corporações. Eles são voltados para a área de negócios, que é um assunto muito recorrente nesse tipo de empresa. Geralmente, pessoas com MBA em seus currículos agregam muito valor em suas carreiras.
Especializações
Além dos dois modelos acima citados, também é possível cursar uma especialização de curta duração. Normalmente ela é mais rápida do que cursos de mestrado, doutorado e MBA e tem foco mais específico no tema de interesse do aluno.
Por seu aspecto prático, as especializações se tornaram bastante populares nos últimos anos. Isso foi muito bom porque incentivou um mercado de desenvolvimento profissional, fazendo com que todos ganhassem: tanto empresas com pessoas mais qualificadas, como os colaboradores com maiores salários.
Quais são os tipos de curso de gestão existentes?
Para desenvolver uma soft skill que esteja alinhada com as habilidades de liderança e gestão, é possível fazer diversos cursos na área. A seguir, detalhamos os principais estudos sobre gestão, com foco no desenvolvimento de liderança, disponíveis no mercado atualmente. Acompanhe.
1. Gestão empresarial
O curso de gestão empresarial prepara um profissional para lidar com todos os aspectos da administração de uma empresa. Para uma organização funcionar bem, é preciso gerenciar diversos setores de modo que cada um esteja integrado ao outro.
Dessa forma, a organização de processos é uma forte disciplina desse curso. Também é estudado o controle das finanças da empresa e a administração de materiais, como compra de insumos e controle de estoque. Estudos de mercado também são essenciais para a correta formação de preços.
2. Gestão de pessoas
A gestão de pessoas é uma área que lida com processo de seleção e capacitação dos colaboradores de uma empresa. Como tudo sempre passa por pessoas, é muito importante desempenhar bem essa função, principalmente para evitar a rotatividade.
Assim, o profissional formado em gestão de pessoas estará apto a trabalhar no setor de recursos humanos, por exemplo. O objetivo é selecionar os melhores talentos e retê-los na organização, além de melhorar o processo de comunicação para que haja eficiência operacional.
3. Gestão financeira
Quem deseja se especializar na gestão financeira de uma empresa pode fazer um curso nessa área. Há formações de nível superior de curta duração com foco bastante específico. A ideia é formar pessoas com habilidades a serem desempenhadas nas finanças empresariais.
Assim, o gestor financeiro é a pessoa responsável por fazer análises contábeis e avaliações de créditos, além de fluxos de caixas bem estruturados. Vale lembrar que é possível atuar em empresas de todos os portes, desde as pequenas até as multinacionais.
4. Gestão de carreira
Quem deseja orientar outros profissionais nos caminhos corretos a serem seguidos na área profissional pode fazer o curso em gestão de carreiras. Essa formação é voltada para coachings e head hunters, que são pessoas que trabalham em busca de talentos no mercado profissional.
Os cursos que fazem a diferença no currículo são capazes de turbinar o salário de um profissional. No entanto, é preciso escolher com cuidado, sempre considerando a atuação profissional referente à área na qual se trabalha.
Existem diversos desafios a serem vencidos, mas é possível superá-los mantendo o foco nos seus objetivos. Para quem deseja ingressar na área, o ideal é começar buscando uma formação adequada em uma instituição já consolidada no mercado.
Gostou deste conteúdo? Então faça agora mesmo nosso quiz com 8 perguntas e descubra qual é a soft skill que você precisa me