Consultoria de carreira: o que é e por que você precisa de uma?

consultoria de carreira
6 minutos para ler
Comece a estudar agora: aproveite grátis

Com certeza, escolher uma profissão não é fácil. É preciso considerar muitas coisas, concorda? Só para começar, você deve entender como está o mercado agora e as tendências, suas competências, suas preferências, seus objetivos e até sua disponibilidade.

É realmente trabalhoso, mas saiba que isso é normal e todo mundo tem essas dificuldades. A boa notícia é que contar com uma consultoria de carreira pode ser a saída certa para passar tranquilamente por esse processo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é consultoria de carreira, quais são os diferenciais de contar com uma e em quais momentos ela pode ser útil. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é uma consultoria de carreira e como ela funciona?

A consultoria de carreira é um serviço oferecido por profissionais especializados que permite às pessoas entenderem com mais clareza qual rumo profissional elas devem seguir.

Para ilustrar, imagine que você já sabe que é da área de humanas e que vai fazer um dos cursos dessa área. Mas, entre as opções, está muito em dúvida se vai para o lado do Direito, da Psicologia ou da História, por exemplo.

Nesse cenário, a consultoria de carreira será a responsável por orientar melhor a sua escolha por meio do entendimento dos seus objetivos, do seu perfil, das suas habilidades, de qual é o seu nível de experiência até então e quais são suas perspectivas para o futuro.

Tudo isso porque gostar da área de Humanas não significa que você vai se identificar necessariamente com todas as profissões que esse campo oferece, concorda? Sendo assim, a consultoria te dá a possibilidade de alinhar suas preferências às oportunidades disponíveis, além de aumentar sua compreensão sobre as expectativas para o setor.

Quem pode se beneficiar de uma consultoria de carreira?

Qualquer pessoa pode beneficiar-se da consultoria de carreira. O que vai mudar, nesse caso, é o objetivo final em utilizar um serviço desse tipo. Um estudante do ensino médio, por exemplo, vai se beneficiar por ter a oportunidade de contar com um apoio mais preciso para a escolha e planejamento da carreira.

Já para os jovens universitários, a consultoria é bastante útil porque auxilia aqueles que querem trocar de curso. Isso pode acontecer por falta de identificação, por interesses financeiros e até para estudantes que desejam planejar melhor seus rumos profissionais desde cedo. Afinal, o serviço também ajuda a formular currículos, a direcionar para uma especialização, a entender melhor o mercado, entre outras vantagens.

Por fim, profissionais que estejam em transição de carreira, independentemente da idade, também podem optar por essa modalidade, pois o profissional capacitado vai orientar na mudança de área e na redefinição de objetivos.

Quais são os principais benefícios de uma consultoria de carreira?

Existem muitos benefícios para quem deseja fazer uma consultoria de carreira. Veja só os principais:

  • orientação personalizada: todas as possibilidades apresentadas pelo especialista são baseadas nas suas preferências e metas, encontrando o equilíbrio entre o sucesso profissional e a realização pessoal;
  • avaliação das suas habilidades e o estabelecimento de estratégias: o seu desenvolvimento é a prioridade. Portanto, suas habilidades serão exploradas em estratégias específicas para potencializar seus pontos fortes e trabalhar o que precisa de atenção;
  • compreensão sobre as estratégias de mercado: você aumenta sua noção sobre as principais tendências disponíveis e as melhores práticas que podem ser adotadas para a conquista dos seus objetivos;
  • desenvolvimento do autoconhecimento: é necessário entender detalhadamente quais são suas vontades, limites e características para que o processo de tomada de decisão renda bons frutos.

Em quais momentos você deve considerar uma consultoria de carreira?

Como você viu ao longo da leitura, existem diferentes contextos em que uma consultoria de carreira faz todo sentido. Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não contar com esse serviço, não se preocupe. Trouxemos alguns exemplos contextuais logo abaixo:

  • antes de escolher um curso: se o vestibular começa a surgir no horizonte ou você já se formou no ensino médio, mas ainda não começou uma graduação, pode ser a hora de contar com uma consultoria de carreira para identificar as oportunidades mais interessantes.
  • ao buscar o primeiro emprego: o papel do consultor aqui é formular as melhores estratégias para que você se apresente ao mercado como um profissional atrativo. Ele entenderá os pontos fortes do seu perfil e trabalhará para vendê-los da melhor forma possível, seja por meio do próprio currículo, de vídeos de apresentação e até em técnicas para se sair bem em entrevistas;
  • quando sente que está estagnado: é normal ter dificuldades para dar um up na carreira depois de alguns anos de mercado. Isso pode acontecer por diversos fatores, e o consultor consegue ajudar na superação desse obstáculo;
  • para se atualizar: a atualização contínua é uma exigência do mercado, principalmente em áreas dinâmicas, como Tecnologia da Informação, Marketing, Biomedicina e Gestão Financeira, para citar algumas. É normal, contudo, perder o fio da meada e ter dificuldades para entender quais são os tópicos do momento que precisam ser estudados;
  • para se recolocar no mercado: a situação mais comum aqui é depois de uma demissão, mas você também pode precisar de uma consultoria de carreira quando quiser trocar de área ou até de empresa, por exemplo.

Quais ferramentas e estratégias são usadas em uma consultoria de carreira?

Tudo dependerá das suas necessidades, mas, em geral, o consultor de carreira poderá utilizar uma análise SWOT (ferramenta que identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para compreender a sua situação atual. Além disso, ele pode considerar necessária a aplicação do Teste Âncora de Carreira, que identifica suas motivações, competências e até seus valores pessoais.

Para facilitar, também é possível utilizar recursos tecnológicos, como softwares que analisam o perfil com base em respostas a perguntas específicas, baseadas em análises psicológicas e comportamentais.

Chegamos ao final deste guia e esperamos que você tenha um panorama sobre como a consultoria de carreira pode ser transformadora. Se você se encontrar em um dos momentos citados ou achar que é interessante se conhecer melhor do ponto de vista profissional, não hesite em passar por esse processo, combinado?

Gostou do texto e quer começar agora mesmo a entender mais sobre o seu perfil profissional? Acesse o nosso portal exclusivo para desenvolvimento de carreira!

Você também pode gostar