Comunicação Institucional: entenda como funciona e qual a importância
Saber se comunicar é essencial para qualquer empresa se destacar perante a concorrência. Por isso, a Comunicação Institucional é a área responsável pela interação e o diálogo com o público, ajudando o negócio a criar sua imagem e identidade.
Esse é um ramo que é — e sempre será — de extrema importância no mercado. Por isso, ele tem sido buscado por muitos que desejam iniciar uma nova carreira.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto, como o que faz um profissional dessa área e como você pode trabalhar com isso. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
O que é Comunicação Institucional?
Comunicação Institucional ou Corporativa é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Para isso, ela deve promover o diálogo tanto internamente — com funcionários e colaboradores —, como externamente — com clientes, fornecedores, a comunidade, os acionistas e a própria imprensa.
O ramo deve representar os interesses e a filosofia de uma companhia, tendo um caráter informativo e social. Por isso, ele faz parte da gestão corporativa de um negócio e visa não só criar, como estabelecer a identidade da marca.
Por meio dessa comunicação, é possível mostrar como a organização age, além de apresentar a sua missão, a visão, as políticas e os valores. Portanto, a Comunicação Institucional é de extremo valor, visto que é ela que garantirá à empresa o destaque no mercado.
O que faz esse profissional?
O profissional de Comunicação Institucional é responsável por diversas tarefas em uma empresa, e conhecer as suas funções é essencial para entender a profissão.
Confira, a seguir, o que esse profissional realiza na prática:
- elabora comunicados para os funcionários;
- desenvolve ações para fortalecer a imagem da empresa;
- cuida do relacionamento com a imprensa;
- promove treinamentos internos;
- auxilia os porta-vozes institucionais;
- produz materiais editoriais, como jornais, revistas e boletins informativos;
- atua na gestão de crises;
- cuida de iniciativas socioambientais;
- avalia os resultados dos projetos comunicativos;
- elabora peças de comunicação com o público;
- organiza eventos corporativos;
- gerencia informações.
Qual é a importância da Comunicação Institucional?
Como visto, esse profissional é de extrema importância para o mercado, uma vez que atua diretamente com as empresas. Confira, a seguir, por que ele é tão essencial para essas instituições!
Transmite a mensagem da empresa
A comunicação corporativa é responsável por transmitir a mensagem da empresa, ou seja, mostrar por que ela está no mercado, o que ela faz e como planeja auxiliar os clientes. Assim, tem o objetivo de mostrar a real missão de um negócio.
Faz uma empresa se destacar
A comunicação com o cliente e a imprensa é indispensável para o sucesso de um negócio. Por isso, esses profissionais cuidam para que tudo que a empresa fale colabore com a sua imagem, ajudando-a a se destacar.
Para isso, ela atua tanto nos momentos bons da companhia, como nos ruins, sendo responsável pelo gerenciamento de crises, lançando comunicados e tomando a frente quando a imagem está em risco.
Melhora o relacionamento com o cliente
Como a Comunicação Institucional é responsável por conversar, de fato, com o cliente, ela acaba por influenciar nesse relacionamento. Juntamente com outras áreas, apresenta a empresa nas redes sociais e se mostra aberta ao público, tornando a instituição mais próxima da sua persona.
Aumenta a produtividade
Não é só de comunicação externa que vive esse profissional. Ele também é responsável por cuidar do clima organizacional e se comunicar com os funcionários de uma empresa.
É a Comunicação Institucional que dirá como os colaboradores estão indo, tomando medidas para levantar o astral. É ela também que dará comunicados importantes, deixando a equipe sempre atualizada.
Outro ponto é que esse profissional não só mostra a missão da empresa para o público, como para os próprios funcionários. Sendo assim, garante que todos estejam trabalhando para um mesmo objetivo.
Alcança metas e resultados
Fica muito mais fácil alcançar um objetivo quando mais pessoas estão lutando por ele. Por isso, quando a Comunicação Institucional garante que a equipe entenda a missão da empresa, ela também faz com que os objetivos da instituição sejam alcançados — levando o negócio sempre para a frente.
Promove a melhoria contínua da cultura organizacional
A cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de ações praticadas pela empresa, assim como os seus ideais e condutas. Para que ela funcione corretamente, deve ser sempre transmitida aos funcionários de forma coesa — caso contrário, cada um agiria à sua maneira, e a companhia deixaria de ter uma identidade homogênea.
A importância da Comunicação, portanto, está em garantir que essa identidade institucional seja transmitida aos colaboradores. Isso pode ser visto, por exemplo, nos quadros de avisos — os quais podem divulgar tanto eventos que estão para ocorrer, como regras a serem seguidas por todos.
Impacta diretamente o employer branding
Manter o employer branding alinhado ao setor de Comunicação é importante pela possibilidade de criar estratégias para não só atrair, como também reter os talentos da empresa.
Essa abordagem é muito útil para atingir os resultados esperados, além de manter a boa reputação do negócio — o que ocorre, principalmente, devido à atuação direta em ações que visam a promoção de um ambiente de trabalho com foco na saúde mental e no bem-estar dos funcionários.
Qual é o perfil desse profissional?
Existem diversas habilidades que podem ajudar uma pessoa a ir bem na área de Comunicação Institucional. Por isso, a seguir, separamos as principais características dos profissionais desse ramo.
Porém, vale lembrar que não é por não possuir alguma dessas habilidades, que você não vai conseguir ser bem-sucedido. Afinal, todas elas podem ser desenvolvidas e trabalhadas — e, para isso, a especialização é essencial!
Capacidade de comunicação
Essa habilidade está no próprio nome da carreira — comunicação. Saber transmitir a mensagem que deseja, do jeito mais claro e amigável possível, é essencial para profissionais dessa área. Afinal, esse é o trabalho deles.
Negociação
O profissional de Comunicação Institucional precisa lidar com muitas pessoas. Por isso, saber negociar e conseguir o melhor para a empresa é indispensável.
É exatamente por esse motivo que a negociação ajuda no gerenciamento de crises, visto que, muitas vezes, é preciso conversar e argumentar com as pessoas envolvidas no problema — como fornecedores, colaboradores e clientes.
Visão estratégica
O especialista em Comunicação Institucional precisa visualizar bem as diferentes situações e achar soluções para elas. Afinal, é comum que a empresa enfrente desafios. Nesses momentos, é necessário avaliar tudo e reagir da maneira correta.
Bom relacionamento interpessoal
O trabalho de um profissional da área tem, como base, a comunicação com outras pessoas. Por isso, ter uma boa habilidade de relacionamento interpessoal é indispensável.
Ele precisa saber transmitir bem uma mensagem, assim como entender o que os outros estão querendo dizer e agir conforme pede a situação. Por isso, se você deseja desenvolver habilidades como essa, conheça os cursos oferecidos pela Estácio!
Entendeu do que se trata a área de Comunicação Institucional e como ela pode se tornar a carreira perfeita para você? Afinal, esse é um ramo indispensável para qualquer empresa do mercado, uma vez que cuida da imagem e da mensagem que uma instituição passa.
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