Comunicação Institucional: entenda como funciona e qual a importância

Comunicação Institucional: entenda como funciona e qual a importância
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Saber se comunicar é essencial para qualquer empresa se destacar perante a concorrência. Por isso, a Comunicação Institucional é a área responsável pela interação e o diálogo com o público, ajudando o negócio a criar sua imagem e identidade.

Esse é um ramo que é — e sempre será — de extrema importância no mercado. Por isso, ele tem sido buscado por muitos que desejam iniciar uma nova carreira.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto, como o que faz um profissional dessa área e como você pode trabalhar com isso. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é Comunicação Institucional?

Comunicação Institucional ou Corporativa é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Para isso, ela deve promover o diálogo tanto internamente — com funcionários e colaboradores —, como externamente — com clientes, fornecedores, a comunidade, os acionistas e a própria imprensa.

O ramo deve representar os interesses e a filosofia de uma companhia, tendo um caráter informativo e social. Por isso, ele faz parte da gestão corporativa de um negócio e visa não só criar, como estabelecer a identidade da marca.

Por meio dessa comunicação, é possível mostrar como a organização age, além de apresentar a sua missão, a visão, as políticas e os valores. Portanto, a Comunicação Institucional é de extremo valor, visto que é ela que garantirá à empresa o destaque no mercado.

O que faz esse profissional?

O profissional de Comunicação Institucional é responsável por diversas tarefas em uma empresa, e conhecer as suas funções é essencial para entender a profissão.

Confira, a seguir, o que esse profissional realiza na prática:

  • elabora comunicados para os funcionários;
  • desenvolve ações para fortalecer a imagem da empresa;
  • cuida do relacionamento com a imprensa;
  • promove treinamentos internos;
  • auxilia os porta-vozes institucionais;
  • produz materiais editoriais, como jornais, revistas e boletins informativos;
  • atua na gestão de crises;
  • cuida de iniciativas socioambientais;
  • avalia os resultados dos projetos comunicativos;
  • elabora peças de comunicação com o público;
  • organiza eventos corporativos;
  • gerencia informações.

Qual é a importância da Comunicação Institucional?

Como visto, esse profissional é de extrema importância para o mercado, uma vez que atua diretamente com as empresas. Confira, a seguir, por que ele é tão essencial para essas instituições!

Transmite a mensagem da empresa

A comunicação corporativa é responsável por transmitir a mensagem da empresa, ou seja, mostrar por que ela está no mercado, o que ela faz e como planeja auxiliar os clientes. Assim, tem o objetivo de mostrar a real missão de um negócio.

Faz uma empresa se destacar

A comunicação com o cliente e a imprensa é indispensável para o sucesso de um negócio. Por isso, esses profissionais cuidam para que tudo que a empresa fale colabore com a sua imagem, ajudando-a a se destacar.

Para isso, ela atua tanto nos momentos bons da companhia, como nos ruins, sendo responsável pelo gerenciamento de crises, lançando comunicados e tomando a frente quando a imagem está em risco.

Melhora o relacionamento com o cliente

Como a Comunicação Institucional é responsável por conversar, de fato, com o cliente, ela acaba por influenciar nesse relacionamento. Juntamente com outras áreas, apresenta a empresa nas redes sociais e se mostra aberta ao público, tornando a instituição mais próxima da sua persona.

Aumenta a produtividade

Não é só de comunicação externa que vive esse profissional. Ele também é responsável por cuidar do clima organizacional e se comunicar com os funcionários de uma empresa.

É a Comunicação Institucional que dirá como os colaboradores estão indo, tomando medidas para levantar o astral. É ela também que dará comunicados importantes, deixando a equipe sempre atualizada.

Outro ponto é que esse profissional não só mostra a missão da empresa para o público, como para os próprios funcionários. Sendo assim, garante que todos estejam trabalhando para um mesmo objetivo.

Alcança metas e resultados

Fica muito mais fácil alcançar um objetivo quando mais pessoas estão lutando por ele. Por isso, quando a Comunicação Institucional garante que a equipe entenda a missão da empresa, ela também faz com que os objetivos da instituição sejam alcançados — levando o negócio sempre para a frente.

Promove a melhoria contínua da cultura organizacional

A cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de ações praticadas pela empresa, assim como os seus ideais e condutas. Para que ela funcione corretamente, deve ser sempre transmitida aos funcionários de forma coesa — caso contrário, cada um agiria à sua maneira, e a companhia deixaria de ter uma identidade homogênea.

A importância da Comunicação, portanto, está em garantir que essa identidade institucional seja transmitida aos colaboradores. Isso pode ser visto, por exemplo, nos quadros de avisos — os quais podem divulgar tanto eventos que estão para ocorrer, como regras a serem seguidas por todos.

Impacta diretamente o employer branding

Manter o employer branding alinhado ao setor de Comunicação é importante pela possibilidade de criar estratégias para não só atrair, como também reter os talentos da empresa.

Essa abordagem é muito útil para atingir os resultados esperados, além de manter a boa reputação do negócio — o que ocorre, principalmente, devido à atuação direta em ações que visam a promoção de um ambiente de trabalho com foco na saúde mental e no bem-estar dos funcionários.

Qual é o perfil desse profissional?

Existem diversas habilidades que podem ajudar uma pessoa a ir bem na área de Comunicação Institucional. Por isso, a seguir, separamos as principais características dos profissionais desse ramo.

Porém, vale lembrar que não é por não possuir alguma dessas habilidades, que você não vai conseguir ser bem-sucedido. Afinal, todas elas podem ser desenvolvidas e trabalhadas — e, para isso, a especialização é essencial!

Capacidade de comunicação

Essa habilidade está no próprio nome da carreira — comunicação. Saber transmitir a mensagem que deseja, do jeito mais claro e amigável possível, é essencial para profissionais dessa área. Afinal, esse é o trabalho deles.

Negociação

O profissional de Comunicação Institucional precisa lidar com muitas pessoas. Por isso, saber negociar e conseguir o melhor para a empresa é indispensável.

É exatamente por esse motivo que a negociação ajuda no gerenciamento de crises, visto que, muitas vezes, é preciso conversar e argumentar com as pessoas envolvidas no problema — como fornecedores, colaboradores e clientes.

Visão estratégica

O especialista em Comunicação Institucional precisa visualizar bem as diferentes situações e achar soluções para elas. Afinal, é comum que a empresa enfrente desafios. Nesses momentos, é necessário avaliar tudo e reagir da maneira correta.

Bom relacionamento interpessoal

O trabalho de um profissional da área tem, como base, a comunicação com outras pessoas. Por isso, ter uma boa habilidade de relacionamento interpessoal é indispensável.

Ele precisa saber transmitir bem uma mensagem, assim como entender o que os outros estão querendo dizer e agir conforme pede a situação. Por isso, se você deseja desenvolver habilidades como essa, conheça os cursos oferecidos pela Estácio!

Entendeu do que se trata a área de Comunicação Institucional e como ela pode se tornar a carreira perfeita para você? Afinal, esse é um ramo indispensável para qualquer empresa do mercado, uma vez que cuida da imagem e da mensagem que uma instituição passa.

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