Saiba como ser notado no LinkedIn com estas dicas
Não são poucas as pessoas que se perguntam como fazer um LinkedIn e como ser notado no LinkedIn. Afinal, essa rede social com foco no mercado de trabalho se consolidou como uma das principais formas de recrutamento das empresas na atualidade. Isso sem falar que é um espaço onde muitos profissionais divulgam o próprio trabalho e fazem networking.
Se você também tem essa curiosidade, acompanhe o nosso artigo até o fim. Aqui, vamos conferir dicas de como valorizar e otimizar o seu perfil, destacando-se da concorrência e aumentando as oportunidades na sua carreira. Então, vamos lá!
Evidencie suas experiências e conquistas
Se você quer saber como ser notado no LinkedIn, não há erro: comece evidenciando suas experiências e conquistas. A própria rede disponibiliza diferentes sessões dentro do seu perfil que podem ser preenchidas com informações como:
- Formação acadêmica: graduação (bacharelado, licenciatura e/ou tecnólogo) e pós-graduação (mestrado, doutorado, MBA e especialização);
- Atuação profissional: locais em que atuou, cargos que ocupou e atividades exercidas nos últimos anos de carreira;
- Competências técnicas: habilidades que você tem e que fazem a diferença na execução e na qualidade do seu trabalho;
- Cursos de formação complementar: aqueles que você realizou para atualizar o CV e se capacitar melhor para as demandas do mercado;
- Idiomas: línguas que você domina ou tem conhecimento para utilizar no exercício da sua profissão, como o inglês, o espanhol, o francês, o mandarim etc.;
- Prêmios obtidos: reconhecimentos públicos por ações, projetos ou trabalhos realizados no setor público e/ou privado.
Dessa forma, comece a preencher o seu perfil. Isso vai atrair recrutadores no LinkedIn e ajudar a te posicionar no seu ramo frente à concorrência.
Otimize o perfil com palavras-chave
Uma das principais dicas para LinkedIn é otimizar o seu perfil com palavras-chave que podem ser úteis para mostrar quem você é, qual é o seu histórico profissional, as suas metas de carreira e o seu campo de especialização. Tudo isso de forma rápida e prática, como uma espécie de “cartão de visita”.
Dá para colocar essa estratégia em prática de duas formas: a primeira é por meio de um resumo para o seu perfil. Embora a plataforma permita cerca de 2.600 caracteres, você deve usar até 225. Afinal, a ideia é que a mensagem seja direta e objetiva, com foco nos termos de destaque.
A segunda é por meio da ferramenta “Interesses”, que permite que você siga empresas, profissionais conhecidos do mercado, instituições de ensino, influenciadores digitais e muitos outros. Esses dados ficam no final do seu perfil, mas funcionam como tags para identificar e apresentar quem você é para além das seções oficiais.
Use uma foto com perfil profissional
Além do que já foi dito sobre como melhorar o LinkedIn, é importante ter uma foto no perfil que permita a sua identificação de forma clara e rápida. Mas não acaba aí, viu? Essa imagem precisa ser atual, estar com boa resolução e o principal: ser um registro profissional. Sim, isso mesmo que você leu.
Não dá, como diz o ditado, para marcar gol contra nesse momento. Isso porque a plataforma é específica para networking e relações de trabalho. Logo, é uma das formas de garantir a primeira boa impressão quando visitarem seu perfil no LinkedIn.
Tenha em mente que uma foto ruim pode repercutir de modo negativo e levar as pessoas a duvidarem não só da sua capacidade, mas também do seu compromisso ético com a área de atuação que escolheu seguir. Portanto, redobre o cuidado com esse tópico.
Seja ativo e interaja no LinkedIn
Outra sugestão eficiente sobre como ser notado no LinkedIn é ser ativo na rede. Pode parecer óbvio falar isso, mas acredite, muitas pessoas se cadastram na plataforma e criam ótimos perfis, mas depois esquecem de usá-los para interagir com os contatos profissionais. O resultado é só um: zero retorno para a sua carreira.
Portanto, faça um cronograma de postagens regulares sobre sua área de formação ou atuação e seja engajado nas publicações das suas conexões. Vale comentar, reagir ou mesmo compartilhar conteúdos. Isso pode atrair novas visitas para o seu perfil e ajuda a desenvolver novas conexões na plataforma. Afinal de contas, quando o outro brilha, você brilha também.
Adicione as pessoas certas à sua rede de conexões
Por fim, tenha atenção à sua rede de conexões. Não saia adicionando qualquer pessoa apenas para ter mais contatos, focando no “volume” do seu perfil. Recorde que o foco do LinkedIn não é ter uma base de amigos e seguidores como o Facebook, o Twitter e o Instagram.
Ao contrário, é estabelecer contatos potenciais de se tornarem futuras oportunidades de carreira. Para isso, é fundamental que as conexões feitas na plataforma sejam de pessoas que também atuam no seu ramo ou em áreas que possam precisar do seu serviço.
Por exemplo, se você é publicitário, sua rede deve contar com outros publicitários, além de profissionais do marketing, do design, da produção audiovisual e afins. Outro ponto importante é que essas conexões devem ser, em sua maioria, da sua própria localidade (cidade ou região metropolitana).
Afinal, a proximidade entre vocês será um fator de facilitação para a realização de negócios, acordos, parcerias etc. Basta fazer um exercício de reflexão para perceber como isso é verdade. Imagine que você mora em Fortaleza, Ceará, mas o seu perfil só tem conexões com pessoas de Mumbai, na Índia.
Na prática, isso inviabiliza uma série de trabalhos em conjunto, já que, além da distância, há outros fatores envolvidos, como valores pagos, idioma, cultura e modelo de mercado. Isso restringe suas possibilidades de atuação a somente o remoto.
Então, tomou nota de todas as dicas de como ser notado no LinkedIn? Não demore a atualizar e dar um novo uso ao seu perfil. Você verá que, com essas mudanças, é possível não só melhorar a sua imagem na plataforma, mas também ter um posicionamento mais profissional para crescer no mercado.
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