Como ser atriz? Saiba o que é preciso
Alcançar a fama, estar em diferentes plataformas de mídia e ser responsável por interpretar papéis que ficam no imaginário popular. Sem dúvidas, muita gente sonha com uma carreira assim, não é verdade? Porém, são poucas as pessoas que sabem como ser atriz e qual o passo a passo para entrar nessa profissão tão importante no meio artístico.
Por esse motivo, resolvemos ajudar, tirando suas dúvidas sobre o assunto e explicando que formação é necessária para trabalhar com a atuação. Ficou animada? Então, acompanhe!
Quais cursos levam à profissão de atriz?
Todo ator deve ter o registro ativo na Delegacia Regional de Trabalho (DRT). Para isso, a Lei nº 6533/78 estabelece que é preciso ter formação relacionada a alguns dos seguintes campos abaixo. Veja!
Teatro
O teatro é focado na dramaturgia em palco, seja individual ou coletiva, e em outros aspectos importantes, que permitem um aprofundamento na dinâmica de funcionamento do próprio teatro, como cenário, figurino, produção etc. A faculdade de Teatro tem duração de 4 anos.
Artes cênicas
As artes cênicas trabalham a capacitação técnica dos futuros atores (corpo, voz e expressão) em diferentes cenários de apresentação e representação, o que inclui teatro e produções audiovisuais. O curso de Artes Cênicas tem duração de 4 anos.
Como a carreira de atriz pode se dividir?
Você já sabe como ser atriz, mas está em dúvida sobre onde e com o que poderá trabalhar? Pois vamos mostrar alguns dos segmentos mais frequentes nesse mercado. Confira!
Teatro
O teatro é o meio mais tradicional para quem deseja trabalhar como atriz. Afinal, você se envolve em projetos para diferentes perfis de espectadores, faz turnês em todo o território nacional, realiza temporadas de uma mesma peça ao longo dos anos e o principal: se desafia não só a atuar, mas também a dirigir, escrever e produzir novos espetáculos.
Cinema
Atrizes e atores também atuam com frequência em filmes que ajudam a promover e fortalecer o cinema nacional. Lembrando que eles podem ser produzidos por estúdios de TV, serviços de streaming ou produtoras de audiovisual — neste último caso, os longas são lançados nas salas de cinema do país.
Programas de TV
Não é raro ver atores que deixam a dramaturgia de lado e investem na apresentação de programas de tv. Essa é, certamente, mais uma alternativa para quem busca uma profissão flexível e desafiadora.
Comerciais
Além da atuação mais tradicional, muitos atores trabalham com a representação de buyer personas (público consumidor) em comerciais televisivos e para a internet. A ideia é justamente criar narrativas que apresentem os produtos e/ou serviços e promovam a conexão das pessoas com as marcas. Esse tipo de atividade é mediada por agências de publicidade.
Existem cursos complementares que podem ajudar nesse processo?
A resposta é sim. Embora a faculdade, por si só, já qualifique profissionalmente para o mercado de atuação, você sempre pode (e deve) investir em formações complementares, que ajudem a desenvolver novas habilidades, a se aprofundar em determinadas atividades cênicas e a acompanhar melhor as novidades do setor.
Como exemplo, podemos citar cursos, workshops, treinamentos e imersões de oratória e persuasão, dança e canto, improvisação, dublagem, idiomas estrangeiros etc.
O que se espera em termos de soft skills de uma atriz?
Entre as principais soft skills para uma atriz, que são as habilidades de se relacionar pessoal e profissionalmente com o próximo, estão a boa comunicação, a facilidade em trabalhar em equipe e a inteligência emocional.
E, então, suas dúvidas sobre como ser atriz foram respondidas aqui? Comece a se planejar para ter não só a graduação necessária para atuar na área, mas também a formação complementar que vai ajudar você a se aperfeiçoar e se destacar nessa profissão!
Curtiu o texto e quer saber mais sobre como se preparar para ter sucesso no mercado das artes cênicas? Então, fique de olho nos nossos artigos sobre carreiras!