Sucesso profissional: entenda como se destacar no mercado de trabalho

como se destacar no mercado de trabalho
7 minutos para ler

Saber como se destacar no mercado de trabalho deve ser uma preocupação desde a faculdade. Afinal, o período da graduação é um momento único, em que temos inúmeras oportunidades para adquirir competências e experiências profissionais.

Não por acaso, os alunos protagonistas são os que mais crescem durante o curso. Quem, de fato, extrai o máximo dos serviços oferecidos termina a graduação com um currículo diferenciado, sendo alvo dos melhores recrutadores e garantido o futuro profissional.

A seguir, abordaremos qual é o papel da instituição de ensino e o que você pode fazer para construir diferenciais desde a faculdade. Continue a leitura e receba dicas valiosas para ter uma carreira de sucesso!

Qual é o papel das instituições na formação dos profissionais?

Atualmente, os alunos chegam ao curso com expectativas concretas em relação ao retorno do investimento, como conquistar um emprego, iniciar um negócio ou passar em concurso público. Portanto, a instituição de ensino precisa entregar serviços compatíveis com essa nova realidade.

Cada vez mais existe a preocupação com a entrega de valor, unindo capacitação, experiências e oportunidades. Na Estácio, por exemplo, há inúmeras iniciativas para você aproveitar a faculdade, como cursos livres e de extensão, calendário de eventos, portal de empregabilidade e orientação profissional, entre outras ações.

Os projetos complementam o ensino de sala de aula, conectando teoria e prática. É por meio da faculdade que os alunos iniciam seu networking, desenvolvem habilidades, concorrem pelas vagas no segmento do curso e vivenciam as primeiras experiências profissionais.

A importância dessas iniciativas para o currículo é enorme. Com a transformação digital, as competências técnicas se tornaram muito frágeis. Embora existam princípios e pilares em cada matéria, as disciplinas mudam muito rápido, e quem não se atualiza constantemente não consegue se destacar no mercado.

Além disso, os projetos das faculdades são bastante voltados para o desenvolvimento das chamadas competências comportamentais. Tais atributos, como colaboração, trabalho em equipe, liderança, comunicação e proatividade, são mais flexíveis e duradouros mesmo com as mudanças constantes do mercado.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Na prática, existem uma série de atitudes que vão ajudar você a construir um currículo de sucesso desde a graduação. Ademais, ações iniciadas na faculdade podem persistir mesmo depois de formado, a fim de nunca parar o crescimento e a evolução profissional.

Seja proativo

O primeiro passo é realizar o autogerenciamento da carreira, tomando a iniciativa de buscar competências e oportunidades. Muitos profissionais já entendem essa realidade de assumir o compromisso com o próprio desenvolvimento. Em estudo da PWC, por exemplo, 50% dos trabalhadores afirmam que a responsabilidade pela qualificação na Era Digital é dos indivíduos e não das empresas.

Então, quer saber como se destacar no mercado profissional? Comece pela faculdade, buscando os serviços da instituição, e continue proativo durante toda a sua jornada profissional.

Esteja sempre atualizado

A capacidade de aprender se tornou um artigo de luxo no mundo digital. É preciso somar uma base de conhecimento sólida, a partir da qual ocorrerá uma constante reciclagem e atualização com os novos métodos e ferramentas da sua área. Do contrário, você estará parado em um contexto de trabalho de mudanças contínuas.

Guia de carreiras: Engenharias.

Invista em cursos

Uma forma inteligente de fazer essa atualização e, até mesmo, buscar melhorias pontuais é investir em capacitação e fazer cursos livres. Imagine a graduação como uma lapiseira: existe um corpo que é permanente, ao mesmo tempo em que as pontas do lápis precisam ser substituídas. A qualificação é a troca das pontas, mantendo a qualidade do conjunto.

Mantenha-se motivado

O trabalho de inteligência emocional também é bastante relevante. O fortalecimento mental é fundamental para lidar com os desafios da carreira, especialmente com a necessidade de reinvenção e atualização contínuas. Então, ao escolher qualificações, palestras e livros, dê uma chance para temas relacionados à automotivação.

Invista em networking profissional

Ser um profissional bem relacionado no segmento também é uma forma de se destacar. Além da importância de ter pessoas no mercado que reconhecem e indiquem os seus serviços, o networking facilita o compartilhamento de experiências, conteúdos e materiais sobre a área do seu curso.

Comece pelo perfil do LinkedIn. Reformule, produza conteúdo e compartilhe publicações relevantes na rede para construir autoridade e despertar o interesse de outros profissionais.

Além disso, mantenha-se sempre em dia com o calendário de eventos presenciais e online da faculdade, das entidades públicas locais e do conselho de classe profissional. Em muitos casos, as pessoas que já firmaram seu nome no mercado comparecem às palestras, permitindo a você criar ótimos contatos.

Faça um plano de carreira

Um bom planejamento é importante tanto para você superar as dificuldades da carreira quanto para se destacar no mercado de trabalho. Ademais, as opções de eventos, cursos e atividades complementares são bastante vastas, de modo que precisamos definir prioridades.

Nesse último ponto, o plano de carreira ajuda a tornar a tática coerente com a estratégia. Vale ressaltar que a estratégia é o meio de longo prazo que escolhemos para alcançar um objetivo, enquanto as táticas são os meios imediatos usados como forma de concretizá-lo

Fazer um estágio, por exemplo, é um meio de longo prazo, visando a ser um profissional mais competente; já levar os casos desse trabalho para discutir em sala de aula é uma ação de curto prazo, que move você na direção escolhida.

O plano de carreira desenha a estratégia. Com ele, você terá caminhos para determinar, em meio a tudo o que pode fazer, o que é melhor hoje. Veja etapas para realizar um planejamento individual, baseado no desenvolvimento de competências:

  • defina as profissões ou cargos que gostaria de exercer;
  • pesquise quais são os requisitos, como formação, certificados, especialidade etc.;
  • levante as competências e habilidades exigidas pela profissão;
  • procure soluções para desenvolver as competências e habilidade, como aulas da faculdade mais importantes, estágios, cursos livres, palestras, livros etc.;
  • faça orçamentos estimando o custo e o tempo de investimento;
  • monte um cronograma, definindo metas e verificando quando é possível realizar as atividades propostas;
  • reavalie o plano para se adequar às mudanças periodicamente.

As dicas apresentadas podem ser atividades dentro desse plano. Por exemplo, é possível montar uma rotina de estudos para se manter sempre atualizado ou pesquisar por cursos livres ligados à motivação e à inteligência emocional.

Lembre-se de iniciar a sua busca pelos próprios serviços da faculdade. Se tiver dúvidas sobre como se planejar e o que pode agregar valor ao currículo, nesses canais, também é possível obter orientação profissional para ter mais clareza sobre o futuro.

Sendo assim, conciliando boas práticas com o protagonismo durante a graduação, você reunirá todas as condições para superar os desafios de uma carreira de sucesso, como se destacar no mercado de trabalho, aprender continuamente e estar sempre motivado.

Para aprender mais sobre desenvolvimento de carreira, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Você também pode gostar

Deixe um comentário