Quer saber como começar a empreender? A gente conta para você!

Como empreender
7 minutos para ler

Tem interesse em saber como empreender? Em vários casos, abrir o próprio negócio é o melhor caminho para alcançar os objetivos pessoais e profissionais, como juntar dinheiro para faculdade, comprar o carro ou a casa própria, ter independência financeira, entre outros. Além disso, esse é o sonho de muitas pessoas que desejam se ver como suas próprias chefes.

Se você ainda está cursando o Ensino Superior, saiba que pode aproveitar o espaço e começar a empreender na faculdade, contando com o apoio dos colegas e professores. Neste post, queremos mostrar como é possível abrir o próprio negócio no momento ideal, utilizando as oportunidades que surgem pelo caminho.

Deu curiosidade de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja como começar a empreender!

Quando é o melhor momento para empreender?

A primeira coisa a se ter em mente é que o melhor momento para empreender é após se planejar. Muitas pessoas acreditam que é necessário fazer um grande investimento para abrir o próprio negócio e passam anos esperando que isso caia do céu. No entanto, o que você realmente precisa é de boas ideias e de organização. 

Com a disseminação do coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitas pessoas perderam o emprego e precisaram buscar outras soluções para trazer a renda da casa. Foi assim que atitudes como empreender na pandemia se tornaram mais comuns. Às vezes, tudo o que você precisa é de um empurrãozinho para se motivar, mas isso não significa que é necessário chegar ao ponto em que a única saída é montar o próprio negócio.

Muitos profissionais têm empregos bem consolidados, mas ainda sentem a necessidade de criar a própria empresa, por exemplo. Com um bom planejamento e visão de negócio, é possível se arriscar a sair da zona de conforto e realizar o sonho.

Quais são os caminhos possíveis para empreender?

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de tomar a decisão de criar o próprio negócio é que existem diversos caminhos possíveis. Atualmente, você encontra empreendimentos dos mais variados campos e que trabalham com atividades que provavelmente nunca ouviu falar. Afinal, o mercado está sempre aberto para boas ideias.

Quer ver alguns caminhos que você pode trilhar na jornada do empreendedorismo? Então, confira as opções mais procuradas!

Tecnologia

Se você tem afinidade com recursos tecnológicos, é possível usar isso ao seu favor para soltar a criatividade e desenvolver novas soluções. Aplicativos, produtos digitais, jogos e programas são cada vez mais procurados pela sociedade para facilitar diversas atividades, das mais simples às mais complexas.

Nessa área, é interessante pensar no que pode ser criado que ainda não existe no mercado. Para isso, uma boa pesquisa é fundamental. Além do mais, você pode identificar produtos tecnológicos que já existem no mercado, mas que apresentam algumas falhas, e criar uma versão melhorada desses itens, oferecendo justamente o que os consumidores estavam em busca.

Digital

Para empreender no mundo digital, você não precisa ter um grande entendimento sobre Tecnologia da Informação. Contudo, é necessário estar sempre de olho nas tendências do mercado.

E-commerces e negócios digitais também fazem muito sucesso com o público, principalmente entre as pessoas mais jovens, justamente por oferecerem a praticidade de consumo de onde estiverem.

O meio digital traz várias facilidades até mesmo para quem está empreendendo, pois permite trabalhar em casa e reduzir diversos custos que um empreendimento teria se estivesse em um lugar físico, como aluguel, decoração do ponto, espaço de atendimento, entre outros.

As formas de empreender no mundo digital também são bem variadas. É possível oferecer consultoria online, comercializar as suas criações pela internet, utilizar as redes sociais ao seu favor, alocar a sua loja em um marketplace, entre várias outras maneiras. Vale a pena pesquisar e descobrir quais são as possibilidades que se alinham às suas ideias.

Alimentação

Os seus dotes culinários são reconhecidos entre os amigos e familiares? Então, por que não começar a monetizar os seus talentos? Investir no ramo da alimentação é muito vantajoso, principalmente se você é capaz de elaborar pratos criativos, saborosos e com ingredientes de qualidade.

É válido também fazer uma sociedade com pessoas que cozinham bem ou têm formação na área. Suponha que você tem muita facilidade com administração e organização, enquanto um amigo cria receitas incríveis. Uma parceria seria interessante, pois cada um pode cuidar da área com que tem mais afinidade.

Franquias

Outra opção é aproveitar o reconhecimento de marcas que já estão consolidadas no mercado para abrir uma franquia. Nesse caso, geralmente é necessário um maior investimento inicial, contudo, o retorno é quase sempre positivo e rápido. Afinal, os consumidores têm uma maior tendência a confiar em negócios que já conhecem.

Além disso, todo mundo ama uma novidade. Portanto, ao identificar uma região que não tem um restaurante, uma loja ou um quiosque conhecido, veja a possibilidade de levar uma franquia para esse lugar. Assim, as pessoas que vivem próximas a esse local podem desfrutar de novos produtos ou serviços.

O que eu preciso para começar a empreender?

Como visto, qualquer que seja o caminho escolhido para empreender, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado. Conhecer o público que se interessaria pelos serviços, identificar o que faz falta em uma região, saber o comportamento dos consumidores atuais, analisar a concorrência: tudo isso é relevante para acertar nas escolhas.

Além disso, é preciso ter boas ideias para trazer um diferencial competitivo. A inovação é o que chama a atenção de novos clientes, e é isso que pode trazer mais notoriedade para o seu negócio.

É fundamental também identificar o montante necessário para colocar as suas ideias em prática. Vale ressaltar que muitos empreendimentos podem ser iniciados com um baixo valor de investimento, contanto que você saiba aproveitar os recursos que tem ao seu favor, como a internet.

Como escolher a área do meu empreendimento?

Você tem várias ideias na cabeça e não consegue decidir qual área é mais interessante para abrir o negócio? Então, reflita sobre as suas afinidades. Além de apostar em projetos que podem fazer sucesso, é fundamental que você sinta satisfação com o próprio trabalho.

Desse modo, de nada adianta investir em algum segmento que traz uma ótima rentabilidade, mas que não proporciona nenhuma realização pessoal ou profissional a você. Afinal, ao trabalhar com o que você gosta, é possível garantir mais qualidade nos serviços e conquistar os clientes com a sua paixão pelo trabalho.

Agora que você sabe como empreender das mais variadas maneiras, lembre-se de que o planejamento é a fase fundamental para cada ação. Dessa maneira, prepare-se bem na hora de tirar os planos do papel e esteja sempre por dentro das novidades para saber adequar o seu negócio às preferências do público. Além disso, aproveite o apoio da tecnologia para se destacar no mundo digital e alcançar mais pessoas.

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando conteúdos relevantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Assine a nossa newsletter e confira as nossas novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário