Você sabe como crescer na empresa? Veja 7 dicas!

como crescer na empresa
6 minutos para ler

Não é porque você já conquistou um emprego que vai ficar parado. É preciso mostrar seu talento e como você pode fazer diferença. Isso é fundamental para ter reconhecimento, ser promovido e ter salários maiores. Porém, a dúvida de muita gente é: o que fazer para crescer na empresa?

A primeira questão é não ficar acomodado e investir na sua carreira, mesmo que você esteja satisfeito com a posição que ocupa. O mercado é bem dinâmico e é preciso acompanhar tudo isso. Cultivar um bom relacionamento interpessoal no local de trabalho também é muito importante.

Quer entender melhor como se destacar na empresa? É só colocar em prática as 7 dicas que trazemos neste post. Vamos lá?

1. Invista no desenvolvimento profissional

É essencial investir em seu desenvolvimento profissional. Como fazer isso? Buscando qualificações que vão somar pontos ao currículo. Planejar uma pós-graduação é um passo importante para adquirir novos conhecimentos e novas habilidades que vão permitir o seu crescimento na empresa.

Um curso de especialização ou um MBA, por exemplo, vai atualizar o profissional em sua área de atuação. Você aprenderá a trabalhar com técnicas, programas ou equipamentos diferenciados, o que vai fazer a diferença em sua rotina. Além disso, essas aulas vão ampliar a sua visão de mundo, permitindo que busque novas soluções para os problemas encontrados em seu dia a dia de trabalho.

Realizar cursos livres também é uma ação bastante positiva, inclusive aqueles voltados ao desenvolvimento de soft skills — boa capacidade de gerenciar emoções, modo de agir e relacionamento interpessoal.

Domínio de idiomas

como crescer na empresa

Fazer cursos de idioma, principalmente de inglês e espanhol, também pode abrir portas. Para quem está com o orçamento curto, a dica aqui é contar com os aplicativos gratuitos que ensinam essas e outras línguas.

Correr atrás de desenvolvimento profissional é uma atitude que será valorizada pelos superiores. Isso porque aponta que o colaborador está sempre aberto ao aprendizado e que investe em seu crescimento — podendo melhorar sua produtividade e, consequentemente os resultados da empresa.

2. Trabalhe bem em equipe

como crescer na empresa

Não basta ter a melhor qualificação ou ser fluente em inglês se você não souber como trabalhar em equipe. Sendo assim, quem quer saber como crescer na empresa deve aprender a desenvolver atividades em grupo.

Para isso, é necessário manter um bom relacionamento interpessoal, buscar ter empatia e também saber como se comunicar. Dessa forma, você consegue expressar seus pontos de vista, valorizar a participação e o talento de outros profissionais e também ouvir os colegas, respeitando ideias divergentes.

Sem contar que o trabalho em equipe é uma maneira de se aperfeiçoar: essa é uma dinâmica que proporciona a troca de conhecimento, o que vai trazer ganhos para a sua carreira profissional. Além dos benefícios que comentamos, isso pode ser especialmente interessante aos que atuam ao lado de colegas de gerações diferentes.

3. Defina objetivos

como crescer na empresa

É fundamental elaborar um plano de carreira. Desse modo, o profissional define objetivos e se organiza para conquistá-los. Como funciona isso? A primeira medida é fazer uma reflexão sobre como você se imagina daqui a 6 meses, 1 ou 3 anos.

Por exemplo, uma das ambições que você tem é conseguir a promoção para um cargo de supervisão. A partir disso, você deve pensar: o que preciso fazer para alcançar essa função? Depois, é só traçar as metas com os prazos determinados para concluí-las. Lembre-se sempre de estabelecer metas realistas.

Nesse caminho, pode ser necessário, por exemplo, fazer um curso de oratória para que você consiga se destacar. Imagine alguém que perde as oportunidades na empresa só porque tem vergonha de falar em público e conduzir uma reunião?

4. Faça um bom networking

como crescer na empresa

Entre as dicas de como crescer na empresa, uma muito importante é fazer um bom networking. Ter um bom relacionamento profissional no emprego com outros colegas vai proporcionar a troca de ideias e conhecimento, além de melhorar o clima organizacional.

Já estabelecer contato com os superiores vai permitir ficar por dentro das oportunidades que possam surgir e também demonstrar talento e interesses profissionais.

5. Desenvolva inteligência emocional

Trabalhar com inteligência emocional vai permitir a você se destacar no emprego. Essa é uma forma de compreender melhor os próprios sentimentos e os das outras pessoas, bem como seus pontos fortes e fracos.

A partir disso, é possível ter um relacionamento harmônico com todos, visto que o profissional passa a pensar antes de dar uma resposta que poderia prejudicá-lo, por exemplo. Além disso, ao desenvolver essa soft skill, ele aprende a lidar melhor com a pressão e a frustração no ambiente de trabalho.

6. Seja proativo

É necessário também ser proativo e trabalhar de forma a antecipar situações que possam trazer um problema ou gerar prejuízos para a organização. Muitos profissionais estão acostumados a trabalhar apenas quando demandados, mas as empresas esperam que o candidato tenha a iniciativa de agir por conta própria para entregar um trabalho com mais qualidade.

Podemos pensar na situação de um colaborador que tem alguma proposta que vai fazer diferença na empresa, mas se cala porque ninguém perguntou sobre isso para ele.

7. Estimule sua criatividade

como crescer na empresa

Por último, se o profissional está em busca de maneiras de como crescer na empresa, saiba que ele pode conquistar esse objetivo estimulando a criatividade. Sabe aquela expressão “pensar fora da caixa”? É isso o que as organizações buscam de seus profissionais.

Atualmente, quase todo negócio enfrenta uma alta concorrência no mercado e precisa de colaboradores que consigam ser criativos. Esses profissionais têm a habilidade de pensar em soluções que vão melhorar produtos, serviços ou processos, a fim de conquistar os clientes.

Como crescer na empresa? Além de entregar um trabalho de qualidade e ser comprometido com suas atividades, é fundamental não parar de estudar, investindo em boas qualificações. Desenvolver as soft skills também vai contribuir para que você tenha comportamento e postura adequados ao mercado.

O que achou deste post? Se você busca mais dicas para crescer profissionalmente, vai gostar de saber como construir sua gestão de carreira desde a faculdade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário