Carreira depois dos 40: como conseguir um emprego?

carreira depois dos 40
6 minutos para ler

Sabemos que para encontrar uma boa colocação no mercado, seja qual for a sua área, é preciso enfrentar uma disputa com muitos candidatos. Nesse sentido, como fica a carreira depois dos 40? Será que a idade é um empecilho para conseguir um emprego?

Na verdade, o profissional que já passou dessa faixa etária pode, até mesmo, ser mais valorizado pelas empresas. A questão é ele não ficar estagnado e saber como demonstrar seus conhecimentos e experiência no currículo e na entrevista.

Para ajudar você nessa empreitada rumo à conquista de uma vaga, separamos algumas dicas. Não perca!

Adquira novas habilidades

Mesmo os candidatos com bons cursos no currículo e muita experiência, devem analisar o que as empresas estão exigindo nesse momento. Afinal, é preciso entender o dinamismo do mercado e a nova postura que o profissional precisa ter no ambiente de trabalho.

Sendo assim, não é a hora de adquirir novas habilidades ou até realçar algumas competências que você já tem? Os recrutadores buscam pessoas resilientes, que consigam atuar em equipe e estejam abertos para novos aprendizados.

Para isso, é necessário adquirir novas habilidades, principalmente as soft skills, que são relacionadas ao nosso comportamento. Realizar cursos de desenvolvimento pessoal ou investir em um coaching de carreira pode ajudar nesse objetivo.

Invista em você mesmo

Para crescer na carreira depois dos 40, é preciso não deixar de investir em você. Então, além do desenvolvimento das soft skills, pesquise sobre os cursos que são tendências na sua área — como os livres, de idiomas, uma segunda graduação ou pós-graduação. Voltar a estudar é o melhor caminho para aperfeiçoar seus conhecimentos.

As inovações não param de surgir, por isso é importante estar por dentro de novas técnicas, softwares e equipamentos, demonstrando para a empresa que você não parou no tempo. Outra dica valiosa é acompanhar as principais publicações, sites e grupos em redes sociais do seu segmento, além de participar dos principais eventos, como workshops, palestras, feiras e webinars, da sua área.

Mantenha seu currículo atualizado

De nada adianta investir em cursos e não atualizar e melhorar seu currículo. Aliás, nesse aspecto é recomendado, além de incluir suas qualificações mais recentes, dar uma repaginada nesse documento.

Pelo seu tempo no mercado, muitas vezes, há diversas informações a inserir, contudo, o recrutador não tem tanto tempo para ler todos os currículos que recebe. Então, revise os dados e priorize apenas os mais importantes de acordo com o cargo ao qual você está concorrendo. Deixe claro também quais são os seus objetivos profissionais.

Por fim, falando em se destacar no mercado, não deixe de criar um perfil no LinkedIn para ser localizado com mais facilidade pelos empregadores.

Demonstre flexibilidade

Se existe uma habilidade que é muito valorizada atualmente pelas empresas é a flexibilidade. O profissional precisa estar disposto a trabalhar com pessoas mais novas, em um ambiente despojado e até em departamentos onde nunca atuou. Nesse ponto, o contato com colaboradores de diferentes gerações é uma vantagem, pois propicia uma rica troca de conhecimento.

Mostrar que é flexível para mexer com diferentes equipamentos e programas, além de enfrentar novos projetos e desafios também será um diferencial. Sair da zona de conforto é importante inclusive para identificar que talvez seja a hora de mudar de carreira.

Reforce suas qualidades

Como impulsionar a carreira depois dos 40? O caminho é justamente reforçar suas qualidades, principalmente na entrevista de emprego. Pense em tantas situações enfrentadas por você, os cargos assumidos, os conflitos superados no ambiente organizacional, as soluções que propôs para melhorar os resultados de um negócio. Enfim, em todos os diferenciais que somente a experiência trouxe.

Tenha tranquilidade para conversar com o recrutador e, assim, reforçar seus pontos fortes e mostrar por que você pode fazer a diferença na empresa. Talvez seja até difícil expor tudo isso somente no currículo. Desse modo, antes da entrevista, liste quais são suas melhores competências a fim de não deixar passar nada nessa fase do processo seletivo.

Exponha sua motivação e entusiasmo

Você pode ter as características de um profissional que a empresa procura, mas não será escolhido se não deixar claro a sua motivação para assumir uma nova função. Por isso, deixe de lado o desânimo ou medo de não ser contratado por causa da idade e mostre entusiasmo para começar uma nova página na sua vida profissional.

A empresa procura pessoas que possam inspirar os outros colaboradores, e você talvez seja a pessoa certa para isso.

Seja confiante

Autoconfiança é a palavra de ordem para quem quer dar mais um passo na carreira depois dos 40. A idade trouxe muitos conhecimentos e possibilidade de realizar diversos cursos de qualificação, de conhecer pessoas e de desenvolver competências.

Dessa maneira, reflita sobre sua trajetória profissional e pense em suas potencialidades e nas dificuldades que já superou. É preciso se sentir seguro e transmitir essa postura para a empresa, por isso não deixe a idade se tornar um motivo de autossabotagem.

Aproveite seu networking

Por último, se tem algo que o tempo de mercado só melhora é o nosso networking, ou seja, nossa rede de contatos profissional. A cada emprego pelo qual passamos ou curso realizado, vamos conhecendo pessoas, muitas delas da mesma área de atuação. Então, para conseguir um emprego depois dos 40 não deixe de acionar esses contatos.

Mantenha um bom relacionamento com esses profissionais, trocando informações e conhecimentos, e fique sabendo de vagas que possam surgir e que estejam dentro de seu perfil. Quem sabe aquele colega que trabalhou há alguns anos com você esteja empreendendo e montando uma equipe? Pode ser a oportunidade certa.

Vimos neste post que a idade traz pontos positivos para crescer na carreira depois dos 40. Ao tomar algumas atitudes, como o investimento em cursos de atualização e qualificação, e deixar claro o quanto pode agregar de valor à empresa, você voará longe!

Gostou das informações que trouxemos para o seu crescimento profissional? Compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais para eles também descobrirem como se sair bem no mercado independentemente da idade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário