Autonomia no trabalho: como conquistar?
Durante muito tempo, o trabalho das pessoas foi associado a uma espécie de dependência do aval de um chefe ou de um supervisor imediato. O grande problema é que isso gera morosidade nos processos, excesso de burocracia e lentidão. Nesse caso, o único remédio viável é a autonomia no trabalho.
Há uma frase atribuída a Steve Jobs que diz: “não faz sentido contratar uma pessoa inteligente e talentosa se você vai ficar dizendo a ela o que fazer”. Isso porque, contratamos pessoas inteligentes para que elas digam qual é o melhor caminho para a sua empresa seguir. E isso está intimamente ligado à autonomia do trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como a autonomia no trabalho ajuda a ser um profissional de sucesso? Então, siga atento à leitura!
O que é autonomia?
Autonomia é um conceito muito vinculado à capacidade de um ser humano de fazer as coisas por conta própria, sem depender de outros para a aprovação ou execução. No ambiente de trabalho, ela geralmente está associada a cargos mais altos e de liderança, em que os talentos já têm um pouco mais de maturidade profissional para assumir essa liberdade.
Vale ressaltar que, com o direito de “comandar a si mesmo” na maior parte das atividades, vêm responsabilidades específicas. Esse indivíduo precisa apresentar uma ótima capacidade de autogestão, boa organização, expertise técnica na sua área de atuação e proatividade para criar soluções e resolver problemas.
Ter espaço para agir de forma autônoma dentro de uma empresa é uma maneira de poder expressar melhor as suas competências, mas também um meio de testar as suas limitações. Porém, atenção: ter liberdade não significa que você não precise cumprir ordens e que não tenha responsabilidade. Você só tem uma credibilidade maior para tomar algumas decisões.
Qual é a importância para a carreira profissional?
Se pensarmos na autonomia como um ingrediente para a carreira profissional, ela ganha ainda mais relevância. Pense nela como o fermento que faz um bolo crescer. Se você já trabalhou com autonomia em alguns cargos, certamente é uma pessoa que sabe cumprir e respeitar prazos e regras, tem um comportamento aceitável e assim por diante.
Como isso tudo impacta diretamente a sua carreira e dia a dia profissional? Veja só!
Melhora os resultados
Quem tem autonomia consegue apresentar resultados proporcionais aos seus esforços. Isso, muitas vezes, significa um desempenho melhor do que em casos com menos autonomia. O motivo é bem simples: você consegue otimizar a rotina.
Imagine, por exemplo, que, para cada decisão tomada no dia a dia, seja preciso uma autorização do seu chefe. Ele pode demorar para responder, estar indisponível ou colocar uma série de objeções à proposta. Certamente, você custaria muito mais para conseguir avanços mesmo em relação àquelas situações mais simples.
Agora, imagine que o seu superior tem confiança nas suas habilidades e experiências e, por isso, concede autonomia para que você tome as próprias decisões em relação às atividades. Ele só pede, no entanto, que você reporte a ele tudo o que fizer. Nesse caso, os resultados só dependem do seu empenho em “fazer a situação andar”.
Aumenta a motivação
Outro aspecto que muda muito com a autonomia é a motivação. Afinal, se você estudou anos para se formar em uma profissão e já tem outros tantos anos de experiência como aprendiz, estagiário, trainee, analista e assim por diante, então você deve ter algum conhecimento para fazer o que faz, certo?
Trabalhar em uma empresa que reconhece isso e que confia no seu trabalho só demonstra o quanto você é importante. E, ao mesmo tempo, intensifica o seu aprendizado, afinal, mesmo que cometa erros, já terá capacidade para consertá-los de imediato.
Permite ter mais responsabilidade
Nada melhor do que se sentir responsável pelas suas decisões, ações e atitudes dentro da empresa, não é verdade? Isso vale tanto para o que dá certo quanto para o que dá errado. Empresas que dão autonomia aos funcionários também sabem que o crescimento é pautado nos erros e acertos, por isso, não pune você pelos deslizes, apenas exige soluções rápidas.
É com isso que você cresce mais rápido, adquire mais e mais experiência, supera desafios e constrói uma carreira sólida. Isso, é claro, sempre apoiado pelos seus líderes, que estão lá para acompanhar e dar suporte para as suas ações.
Como se aplica no trabalho?
No dia a dia das empresas, a autonomia se manifesta por meio de ambientes mais seguros e confortáveis para trabalhar, com equipes mais colaborativas. Os líderes não precisam acompanhar todos os passos dos liderados, mas ainda assim se mantêm ali para dar suporte no que for preciso.
Além disso, a autonomia está muito mais atrelada ao desempenho de um profissional do que ao número de horas que ele passa na empresa, por exemplo. Por isso, não é raro encontrar equipes autônomas em empresas com uma cultura mais flexível.
Em alguns casos, essa autonomia se traduz em horários livres para começar e parar de trabalhar, em modelos de trabalhos híbridos (parte na empresa, parte em qualquer lugar), em projetos individuais ou em grupos independentes e assim por diante. Por isso, antes de partir para a prática, é fundamental trabalhar a mentalidade das pessoas.
Como conquistar a autonomia no ambiente de trabalho?
Se você quer mostrar que está pronto para ter mais autonomia na sua função, está na hora de começar a demonstrar comportamentos diferentes, como:
- Ser mais proativo em relação às soluções que você propõe;
- Entregar uma qualidade superior ao que pediram;
- Gerenciar o tempo de forma eficiente;
- Conseguir entregar bons resultados em tempo ágil;
- Responsabilizar a si mesmo por decisões equivocadas;
- Propor soluções para problemas e gargalos que ninguém vê;
- Melhorar a comunicação;
- Investir em desenvolvimento contínuo.
E caso a empresa em que você trabalha não seja adepta a esse tipo de liberdade, talvez seja a hora de começar a focar processos seletivos que abordem questões como autonomia, proatividade e espírito intraempreendedor. Esse é um pequeno passo que pode mudar completamente o destino da sua carreira.
E se você gostou deste post sobre autonomia, leia outros conteúdos do blog e acompanhe outros canais como o nosso LinkedIn!