Carreira profissional: por que planejar e como a Estácio pode ajudar você?

carreira-profissional
6 minutos para ler

Ser um aluno aplicado e buscar novas experiências são ações básicas para quem deseja construir uma carreira profissional de sucesso. Afinal, muito mais que garantir uma profissão ou determinado cargo, essas práticas permitem que uma trajetória incrível se inicie no período da graduação.

Quem não quer conquistar o emprego dos sonhos ou ser valorizado no mercado de trabalho? Em ambos os casos, ter um perfil de destaque faz toda a diferença e pode garantir acesso a várias oportunidades no futuro. É claro que tudo se torna mais fácil se você puder contar com o auxílio de uma instituição de renome.

Que tal se preparar com quem realmente entende suas necessidades? Veja a seguir bons motivos para planejar cada passo e de que maneira a Estácio pode ajudar você!

O que envolve a carreira profissional?

Muitas pessoas confundem essa expressão com profissão, mas há diferenças significativas entre os termos e o que eles representam. A carreira é mais abrangente porque engloba o caminho que uma pessoa percorre após iniciar seus estudos.

Assim, enquanto profissão tem a ver com a área escolhida para atuar, a carreira simboliza toda a trajetória necessária para chegar ao ponto/patamar almejado. Isso explica por que a segunda expressão tem maior relevância quando o objetivo é se preparar para atender às exigências do mercado.

Por que focar no planejamento da carreira?

Tudo o que você faz e aprende ao longo da vida profissional terá impacto em sua carreira. Isso significa que diferentes cursos, oficinas, estágios, trabalhos voluntários, programas de extensão e demais atividades têm potencial para construir seu futuro.

Quanto mais experiências puderem ser aproveitadas, mais chances você terá de descobrir o caminho que pretende trilhar. Nesse processo, é importante ter a mente aberta para viver cada momento, testar possibilidades, conhecer pessoas e estabelecer novas relações.

Planejar a carreira profissional não serve apenas para montar um currículo impecável e repleto de informações valorizadas por recrutadores. Esse processo demanda uma reflexão aprofundada sobre os objetivos que você quer alcançar em curto, médio e longo prazo.

Assim, sempre que você avançar uma etapa, pare e faça alguns questionamentos. Estou no caminho certo? Qual será o próximo passo? O que preciso fazer para chegar àquele lugar? Quais desafios devem ser superados nesse momento?

Pensar na trajetória deve ser um exercício constante. Afinal, obstáculos dos mais diversos tipos tendem a surgir e, muitas vezes, você precisará fazer adequações. Independentemente das dificuldades apresentadas, lembre-se de que o foco é dar o melhor de si em cada fase para chegar aonde deseja.

Quais são as vantagens do planejamento?

Prever suas ações e fazer escolhas com cuidado é essencial em qualquer momento da vida. Gerir a rotina é ter a possibilidade de direcionar seus esforços ao que realmente vale a pena, sem perder tempo com distrações e processos que não trarão benefícios reais.

Veja as principais vantagens para quem investe no planejamento da carreira profissional:

  • ganho de credibilidade — decisões feitas com base em metas específicas mantêm os conhecimentos e experiências alinhados;
  • otimização da rotina — escolhas conscientes e adequadas a cada fase da vida permitem que você economize tempo e energia;
  • mais clareza — planejar é uma ótima forma de obter clareza e, consequentemente, certeza sobre os rumos do seu desenvolvimento;
  • realização profissional — trabalhar com algo que traz satisfação e representa aquilo que proporciona mais felicidade para você.

Como a Estácio pode ajudar nesse processo?

Representando um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, a Estácio tem cursos presenciais e a distância. Há opções de graduação e de pós-graduação para quem pretende fazer uma faculdade ou aprimorar seus conhecimentos na área de interesse.

A instituição também oferece soluções corporativas, cursos de extensão, Ensino Médio e formação técnica com foco no desenvolvimento da carreira profissional. Todas as unidades são referência em educação e seus cursos apresentam elevados conceitos de qualidade pela avaliação do MEC.

A Estácio se destaca pelo interesse no aluno e em suas necessidades. Por isso, pode auxiliar pessoas com diferentes perfis, não importa quais atividades predominem em sua rotina (trabalho, estudo ou ambos). Mais que a capacitação por meio de cursos específicos, a instituição facilita o acesso a programas de estágio.

Encontrar uma oportunidade para praticar o que foi visto em sala de aula e ter uma prévia da rotina de trabalho é uma das principais dificuldades de muitos estudantes. Afinal, nem sempre as organizações apresentam vagas abertas para receber graduandos em fim de curso.

Felizmente, a Estácio mantém parcerias com inúmeras empresas. Em uma delas você pode encontrar o estágio perfeito para exercer atividades de seu interesse e provar que tem potencial. Trata-se de uma ajuda e tanto em um dos momentos mais importantes na vida daqueles que estão prestes a entrar no mercado.

Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão

Taí uma iniciativa que demonstra a preocupação da instituição de ensino em capacitar seus estudantes para serem bons profissionais. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Sony Pictures e teve como objetivo fazer com que alguns alunos da Estácio pudessem participar da produção de um conteúdo audiovisual.

O material será exibido na televisão fechada e na internet e chama-se Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão — associação à 4ª temporada do programa Shark Tank Brasil. A seleção dos estudantes foi feita com base em um regulamento especial, no qual constavam todas as regras e critérios para a inscrição.

Mais detalhes podem ser conferidos no próprio documento, que também apresenta todas as etapas e atividades exigidas aos universitários. Ao todo, são 4 episódios com 5 minutos cada, até a finalização do projeto. O acesso à programação é exclusivo por meio das plataformas digitais da Estácio e do Canal Sony.

E qual é a premiação tão esperada? Uma vaga de estágio na empresa de Caito Maia, que nada mais é que o dono da Chilli Beans — maior rede de óculos e de acessórios da América Latina. Oportunidade incrível que só prova como é bom compor o grupo de alunos da Estácio!

E aí, o que está esperando para fazer parte da nossa instituição? Temos tudo o que você precisa para turbinar sua carreira profissional e ganhar destaque em ambientes desafiadores. Lembre-se de que com a Estácio é possível trabalhar e estudar sem perder o melhor de cada experiência.

Gostou deste conteúdo e quer ter acesso a outras publicações relevantes? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!

Você também pode gostar