Carreira de dentista: conheça os caminhos além do consultório

carreira de dentista
6 minutos para ler

É comum que a carreira de dentista seja construída em consultório próprio ou clínica com outros profissionais. No entanto, quem deseja seguir outros caminhos também pode ter bons salários e sucesso na área.

Dessa maneira, depois de terminar a faculdade e ter o registro no Conselho Regional de Odontologia, o dentista precisa fazer uma reflexão sobre seu perfil e o que deseja para sua vida profissional. Mas quais opções ele encontra? Em quais espaços pode trabalhar?

Se você tem essas dúvidas, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra outros locais de atuação na Odontologia além do consultório e dicas para ter um futuro profissional de sucesso!

As 6 carreiras de dentista além do consultório

Confira quais caminhos o dentista pode seguir para ter uma carreira ascendente.

1. Concurso público

Quem sonha com uma carreira de dentista estável, com bons rendimentos e benefícios, pode se preparar para fazer concurso e ingressar em:

  • órgãos públicos — secretarias de saúde, postos de saúde, unidades de pronto atendimento e programa de saúde da família para atendimento da população;
  • Polícia Militar — atendimento de saúde bucal, em clínica geral e nas principais especialidades, para militares ativos e inativos;
  • Polícia Civil — muitos profissionais não sabem, mas é possível atuar como perito odontolegista;
  • Forças Armadas — o dentista também pode prestar atendimento em saúde bucal para os quadros da Marinha, Exército e Aeronáutica.

São diversas opções para o profissional, contudo, a concorrência é acirrada para muitos cargos, por isso é necessário muito estudo para conseguir as primeiras posições nas provas de concurso. Em muitos certames, possuir cursos de pós-graduação ajuda a aumentar a nota.

2. Hospitais particulares

Hospitais particulares são um espaço de atuação com boas perspectivas, principalmente para dentistas especializados na área de cirurgia buco-maxilo-facial. É um campo em que o profissional realiza cirurgias complexas em casos de lesões ou malformações que acometem ossos e tecidos faciais.

Há ainda a oportunidade de atuar com gestão hospitalar para quem busca uma especialização ou MBA nessa área. É uma boa opção para quem tem o perfil de liderança.

3. Empresas em geral

Quem se forma em Odontologia pode trabalhar ainda em empresas de diferentes setores, atuando na área de saúde bucal, com programas de prevenção e também realizando atendimento aos funcionários.

4. Empresas que desenvolvem materiais odontológicos

É possível fazer a carreira de dentista em empresas que fabricam materiais e equipamentos odontológicos. O profissional pode trabalhar com pesquisa e consultoria para o desenvolvimento desses produtos.

5. Escolas

As escolas procuram o dentista para realizar programas de prevenção de saúde bucal junto às crianças e adolescentes. Nessa função, o profissional dá orientações de como deve ser feita a higienização bucal, um trabalho educativo para a mudança de hábitos dos alunos.

6. Carreira acadêmica

Por fim, quem tem interesse em dar aulas pode se voltar para a carreira acadêmica. Nessa área, é necessário que o profissional faça mestrado e doutorado para conseguir as melhores vagas como professor e/ou pesquisador universitário.

Guia de carreiras: Engenharias.Powered by Rock Convert

5 dicas para ter sucesso no mercado odontológico

Viu só como existem diferentes caminhos para quem faz o curso de Odontologia, além do consultório? Entretanto, independentemente da área de atuação que o profissional escolher, é necessário seguir algumas dicas para crescer na carreira. Quer saber quais são elas? Veja a seguir!

1. Busque qualificação

Além de se dedicar à faculdade, é interessante que o dentista busque cursos de pós-graduação, como a especialização. Dessa maneira, quando não para de estudar, ele aumenta os campos de atuação e valoriza o currículo, o que vai ajudar a conquistar as melhores oportunidades.

É interessante se qualificar em segmentos que estão em alta no mercado para se destacar na concorrência e atrair mais pacientes.

2. Mantenha-se atualizado

A Odontologia é uma área que está sempre evoluindo, com tratamentos de saúde e estética bucal cada vez mais tecnológicos. Então, quem almeja crescer na carreira de dentista não pode ficar de fora das tendências.

Para isso, além de se qualificar, vale acompanhar publicações científicas, como livros e revistas, seguir blogs e fóruns online e participar de eventos voltados para a profissão, como congressos, simpósios e feiras do setor.

3. Desenvolva soft skills

Além de obter capacitação técnica e científica, as chamadas hard skills, o dentista também precisa desenvolver as soft skills — que são as habilidades relacionadas ao comportamento e postura no trabalho.

Como o profissional da área da saúde lida diretamente com pessoas, é importante que ele desenvolva competências, como:

  • empatia — para se colocar no lugar do paciente, entendendo suas queixas e expectativas, oferecendo, assim, um atendimento humanizado;
  • inteligência emocional — para ter equilíbrio emocional no trabalho, saber lidar com situações adversas e frustrações e manter um bom relacionamento interpessoal;
  • boa comunicação — para conseguir explicar para o público o plano de tratamento em detalhes e também para que saiba o momento de ouvir;
  • flexibilidade — para se mostrar disposto a aprender e, assim, lidar com novas tecnologias ou trabalhar em uma especialidade diferente.

4. Faça networking

Uma das dicas para ter sucesso no mercado odontológico é fazer networking, que é a rede de contato profissional. É importante estar aberto para conhecer outros profissionais e, desse modo, trocar conhecimento e experiência. Com essa rede de contatos, é possível ainda conseguir indicação para uma vaga de emprego ou firmar parcerias profissionais.

Para manter contato com as pessoas da área, o dentista deve participar dos eventos da Odontologia e também não parar de estudar. Nos cursos de pós-graduação, por exemplo, é possível fazer networking com os alunos e professores.

5. Adquira habilidades de gestão

Muitos dentistas não incluem a aquisição conhecimentos de gestão em seu plano de carreira. Porém, quem tem essas habilidades — além de aprender como gerenciar melhor seu consultório ou clínica — fica mais preparado para assumir diferentes cargos em hospitais e órgãos públicos.

Agora você já sabe como o ensino superior em Odontologia oferece uma série de caminhos, além do consultório e clínicas. Há, portanto, diversas opções para a carreira de dentista, com cargos bastante atrativos no setor público e privado.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então, já que estamos falando de sucesso na carreira, descubra aqui as 7 profissões mais bem pagas do mercado e como conquistá-las!

Você também pode gostar