Conheça os tipos de faculdades existentes e escolha já a sua!

Está se preparando para ingressar em um curso do ensino superior e ainda não sabe quais tipos de faculdades combinam com você? Se você é daqueles que frequentemente tem se perguntado “como escolher minha faculdade?”, “Bacharel ou Licenciatura?”, está no lugar certo.
O processo inicial para ingressar no ensino superior pode ser um pouco complicado se você não tiver algumas informações fundamentais. Neste post, além de falar sobre os tipos de faculdades por grau de formação e por modalidade de ensino, vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor opção para você. Acompanhe!
Quais são os tipos de faculdades que existem?
Os tipos de faculdades envolvem o grau de formação e sua modalidade. Por grau de formação são: Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado. Já por modalidade são: EaD, Presencial, Semipresencial e Flex.
Ao concluir o curso de nível universitário, o aluno pode obter o título de bacharel, licenciado ou de tecnólogo por sua Instituição de Ensino, seja pela modalidade a distância, presencial no campus, ou metodologias que intercalam o melhor de ambos.
Vamos ver os três tipos de faculdades por grau de formação. A seguir, veja uma tabela com as maiores diferenças entre eles.
Tecnólogo | Práticos | Formação mais específica, focado nas técnicas das profissões | 2 a 3 anos |
Licenciatura | Cunho pedagógico | Formação para docência, focado em qualificar profissionais da educação | 4 anos |
Bacharelado | Teorias e Práticas | Formação mais generalista, focado em atribuir uma visão do todo. | 4 a 6 anos |
Tecnólogo
Você é daquelas pessoas que já tem certeza de qual área irá seguir e quer ter o conhecimento mais prático de como exercer suas funções? O curso de tecnólogo é ideal para você, isso porque ele é estruturado para que você adquira conhecimentos técnicos da profissão escolhida, a fim de capacitá-lo para o mercado de trabalho.
É muito comum confundirem o curso técnico com um curso tecnólogo. Embora os nomes possam soar um pouco parecidos, eles estão muito longe de cumprirem a mesma finalidade.
Enquanto o curso técnico é correspondente ao nível médio, os cursos tecnólogos são de nível superior. Isso significa que quem realiza um tecnólogo pode fazer pós-graduação.
As únicas semelhanças entre eles é que ambos são de curta duração (de 2 a 3 anos) e são mais específicos e práticos. Entenda mais sobre o curso tecnólogo.
Licenciatura
Você se imagina na sala de aula? Acha que tem uma didática boa para ensinar as pessoas a sua volta? Se a resposta for sim, a Licenciatura pode ser um dos tipos de faculdades ideais para você.
Para ser professor de artes, biologia, educação física e as demais disciplinas nas escolas de ensino infantil ao médio, é obrigatório que se tenha um diploma em um dos cursos de licenciatura.
Dessa forma, além de aprender os conhecimentos específicos da matéria que você escolheu, a estrutura dos cursos em licenciatura capacitam os estudantes para passar esses conhecimentos para crianças e jovens, com técnicas e treinos para que seu ensino-aprendizagem seja efetivo.
Além disso, alguns dos cursos de licenciatura possuem também o grau de bacharelado, o que garante que com mais algum tempo de estudo você obtenha os dois níveis do ensino superior. Quer saber mais sobre a licenciatura? Veja o que especialistas falam sobre.
Os cursos de licenciatura duram em média 4 anos e são ofertados por todas as modalidades de ensino, dependendo da grade curricular da Instituição.
Bacharelado
Você é daquelas pessoas que quando se interessa por um assunto quer saber tudo sobre ele? Se a resposta for positiva, os cursos em bacharelados, entre os demais tipos de faculdades, podem ser excelentes para você.
Se você cursar, por exemplo, Bacharel em Relações Públicas, você é capacitado para atuar como Assessor de Imprensa, Analista de Comunicação, Analista de dados, Coordenador de Marketing, Diretor de projetos, Gestor de Mídias Digitais, Planner, entre outras profissões. Isso pois o bacharelado oferece ao estudante um conhecimento genérico sobre a sua área de atuação.
Os cursos em bacharelado duram, em média, de 4 anos a 6 anos e são ofertados por todas as modalidades de ensino, dependendo do curso escolhido e da grade curricular da Instituição.
Qual é o melhor tipo de faculdade?
O melhor dos tipos de faculdades é aquele que mais se encaixa com suas metas profissionais. Se você já tem uma profissão em mente e gostaria de aprender como exercer suas funções e atividades de forma prática, o curso tecnólogo é o ideal.
Se gosta da rotina dos professores e tem essa facilidade em ensinar as pessoas, sem dúvidas, a licenciatura é a melhor opção para você.
Se, por sua vez, você ainda está um pouco indeciso sobre qual profissão quer seguir, recomenda-se que escolha um curso em bacharelado de uma área que tenha afinidade e explore suas possibilidades.
Ou ainda, se você é aquela pessoa que sabe qual profissão seguir, mas quer saber para além de suas atribuições técnicas e refletir mais a fundo sobre a área, o bacharelado ainda é a modalidade ideal.
Importante ressaltar que os três tipos de faculdades por grau possibilitam aos diplomados o ingresso para pós-graduação e oferecem grades curriculares tanto nas modalidades: Ead, Presencial, Semipresencial e Flex.
Modalidades dos cursos
Ead, Presencial, Semipresencial e Flex são os três tipos de faculdades por modalidade. Elas garantem que mais pessoas possam ingressar no ensino superior pela melhor adequação às diferentes realidades.
Por exemplo, se você não tem tanta disponibilidade para locomoção até a instituição ou na agenda para com os horários de aula, os ensinos à distância ou híbrido podem ser as soluções do seu problema.
Vamos ver um pouco mais sobre as modalidades?

EaD
O ensino no EaD é mediado por uma plataforma digital com uma interface de fácil acesso para os estudantes e com conteúdos feitos, especialmente, para que eles compreendam da melhor forma o que é ensinado.
Essa modalidade, normalmente, é escolhida por aqueles que preferem estudar no conforto de casa e no seu próprio ritmo. Veja algumas características do EaD da Estácio:
- Conteúdos desenvolvidos para aprendizado remoto com vídeos curtos e linguagem digital;
- Aulas interativas com debates entre professores e convidados;
- Exercícios online para validação do conhecimento a cada módulo;
- Conteúdos dinâmicos com vídeos e podcasts;
- Flexibilidade e conveniência para estudar onde e quando quiser;
- Conteúdos podem ser acessados on e offline.
Presencial
A modalidade Presencial garante 100% das aulas e atividades no campus. Neste caso, por demandar dos estudantes que estejam fisicamente nos prédios da Instituição, acaba por exigir mais tempo para a realização das atividades. Veja algumas características da modalidade presencial na Estácio:
- Experiência completa do campus com alunos e professores que acompanharão seu dia a dia, durante toda a trajetória da graduação;
- Laboratórios equipados com tecnologias modernas;
- Salas de aula e bibliotecas planejadas para um aprendizado focado e mais confortável;
- Professores qualificados com mestrado, doutorado e experiência de mercado.
Semipresencial
A modalidade presencial é um balanço entre as atividades presenciais e à distância, com momentos no campus e na plataforma para o EaD. Na Estácio, até duas aulas das cinco ou seis podem ser presenciais. Confira algumas outras características:
- Experiências do presencial, incluindo laboratórios e aulas com os mesmos professores;
- Você pode escolher quais disciplinas gostaria de estudar online ou presencialmente a partir do segundo período;
- Para quem quer flexibilidade de horário, mas não abre mão da experiência do campus.
Flex
O curso Flex tem aulas 100% digitais, com atividades práticas presenciais ou em laboratórios virtuais. Veja algumas característica da modalidade na Estácio:
- A flexibilidade do ensino digital, com atividades práticas presenciais e/ou em laboratórios virtuais;
- Laboratórios virtuais com software modernos que simulam as atividades feitas em laboratórios físicos, consolidando o aprendizado teórico;
- Possibilidade de agendamento presencial das atividades práticas, com apoio de tutores;
- Aulas interativas com debates entre professores e convidados, além de conteúdos dinâmicos com vídeos e podcasts.
Confira mais sobre as modalidades da Estácio.
Como escolher minha faculdade?
Antes de apresentar as dicas de ‘como escolher minha faculdade’, se ainda não sabe qual profissão você se encaixa melhor, está esperando o que para ver qual combina mais contigo?
Escolher entre as áreas de humanas, exatas e biológicas já é uma tarefa um pouco difícil. Pensar em quais tipos de faculdades melhor se encaixam ao perfil e como escolher a faculdade ideal para sua realidade pode ser um desafio ainda maior. Por isso, nós, da Estácio, preparamos dicas especiais para você. Acompanhe abaixo!
Dicas para ajudar na escolha
Como escolher a minha faculdade? Se você também está se questionando sobre isso, preparamos 5 dicas.
- Conheça sua realidade;
- Saiba mais sobre os tipos de faculdades;
- Analise os cursos de seu interesse;
- Confira as informações da Instituição escolhida no MEC;
- Faça novos contatos!
Conheça sua realidade
O primeiro passo é o autoconhecimento. Você precisa saber quanto tempo tem disponível para seu curso superior, quanto de recursos financeiros é possível gastar, qual o modo que melhor aprende, entre outras informações fundamentais, como por exemplo qual sua personalidade e quais áreas são as melhores pra você.
Como os cursos superiores possuem no mínimo 2 anos para sua finalização, é preciso compreender que é um processo, e, por isso, deve ser planejado para que o seu aprendizado não seja parado por dificuldades futuras.
A partir disso, você consegue saber se poderá pagar uma instituição privada ou se ingressará por meio do ProUni ou Sisu, se a modalidade EaD ou presencial melhor se encaixa na sua rotina, etc.
Saiba sobre os tipos de faculdades
Você prefere tecnólogo, bacharelado ou licenciatura? Qual desses tipos de faculdades por grau é o ideal para você? Além disso, qual modalidade é a perfeita para seu cotidiano e modo de aprendizagem?
Após uma etapa de autoconhecimento, saber sobre os tipos de faculdades é fundamental para a sua escolha.
Analise os cursos de seu interesse
Essa dica é preciosa para você que não gosta de perder tempo e quer iniciar no curso que é a sua cara. Essa dica pode te ajudar a escolher a modalidade e o grau dos tipos de faculdades existentes.
Ao escolher um curso, pesquise as instituições de ensino que oferecem ele e compare as informações. Por exemplo: quais oferecem disciplinas mais próximas com sua idealização de atuação? Quais Instituições oferecem as modalidades que melhor se encaixam na sua realidade?
Confira as informações da Instituição escolhida no MEC
Quando selecionar os cursos e instituições que dão match com suas necessidades e vontades, o próximo passo é ver quais são as notas que o Ministério da Educação os concede. Além de validar se eles estão com o seu reconhecimento.
Faça novos contatos
Por fim, faça novos contatos. Dá aquela “stalkeada” básica e procure estudantes que cursam a modalidade, grau e curso desejado!
Deixe a vergonha de lado e se aventure no mundo universitário antes mesmo de começar, realizando contatos com possíveis veteranos ou profissionais formados. Assim, você consegue ter o depoimento de pessoas que já passaram por onde você pretende passar e, quem sabe, dar mais dicas valiosas de ‘como escolher minha faculdade’.
E aí, curtiu saber mais sobre os tipos de faculdades? Lembrem-se de escolherem cursos e instituições que entendem a educação como transformadora.