Teste vocacional: o que é e como ajuda a descobrir a carreira ideal?

teste vocacional
8 minutos para ler

Nem todo mundo tem total clareza da carreira que deseja seguir. Mas, mesmo quando existem dúvidas, é possível tomar uma boa decisão realizando o teste vocacional. Essa ferramenta é uma grande aliada na hora de escolher a profissão ideal para cada um.

Ela foi projetada para auxiliar na identificação de habilidades, interesses e características do indivíduo. Por meio dos resultados, orienta cada um em suas escolhas profissionais, favorecendo o planejamento da carreira. Por isso, é interessante fazer o teste de carreira para escolher a profissão. Neste artigo, você vai entender como funciona e que tipos de resultado pode obter. Confira!

O que é um teste vocacional?

Um teste vocacional é uma ferramenta analítica projetada para explorar e mapear as inclinações, habilidades e preferências pessoais de um indivíduo.

Ao avaliar essas características distintas, o teste busca correlacioná-las com carreiras potenciais, fornecendo insights valiosos sobre as áreas profissionais que mais se alinham com a vocação e os interesses da pessoa, auxiliando assim na tomada de decisões relacionadas ao futuro profissional.

Como funcionam os testes vocacionais?

Existem vários testes vocacionais no mercado, pagos e gratuitos. Eles são desenvolvidos e aplicados por psicólogos, orientadores, coachs e outros especialistas e estudiosos da personalidade, do perfil e do comportamento humano.

Composição

O teste vocacional é composto por várias perguntas, mas não de conhecimentos gerais. Elas têm por objetivo compreender quais são os interesses e as características da pessoa. As questões são elaboradas com o intuito de dar um direcionamento sobre as habilidades e aptidões do indivíduo.

Tipo de perguntas

Por exemplo, um teste pode incluir perguntas de escolha múltipla sobre situações hipotéticas no ambiente de trabalho, pedindo que o indivíduo escolha a opção que mais se alinha com sua reação ou abordagem natural.

Outro método comum é o inventário de interesses, no qual o participante classifica ou avalia várias atividades de acordo com seu interesse em realizá-las, ajudando a identificar áreas profissionais potenciais.

Além disso, alguns testes utilizam técnicas de avaliação visual, como escolher entre conjuntos de imagens aquelas que mais atraem ou representam o usuário, o que pode revelar preferências subconscientes e tendências comportamentais.

Resultados

Não existem respostas certas ou erradas. O resultado é estabelecido de acordo com as respostas assinaladas por cada um. De acordo com o conteúdo das perguntas e respostas, é possível estabelecer as características mais marcantes da personalidade e, com isso, direcionar para a área ou a profissão em que esse perfil se encaixa melhor.

Quais são os tipos de testes vocacionais?

Existem algumas variações de teste vocacional que você pode fazer de acordo com as respostas que pretende encontrar.

Teste de orientação inicial 

Há aqueles que ajudam o indivíduo a partir do zero, quando ele ainda não tem nenhuma ideia da direção que vai seguir. Ele é projetado para identificar uma ampla gama de áreas potenciais, explorando preferências, habilidades, e valores iniciais do usuário através de perguntas abrangentes e situacionais. 

Por exemplo, ele pode indicar:

  • Áreas de Interesse, como ‘Ciências Humanas’ ou ‘Ciências Exatas’;
  • Sugestões de Carreira, oferecendo opções como ‘Ensino’ ou ‘Engenharia’;
  • Perfis Profissionais, destacando tipos de personalidade no trabalho como ‘Inovador’ ou ‘Analítico’;
  • Habilidades e Competências, apontando pontos fortes como ‘Liderança’ ou ‘Pensamento Crítico’.

Teste de interesse

Nesse caso, é feita a avaliação da compatibilidade da pessoa com temas e áreas da grade curricular de graduações. Conforme aquilo que desperta o seu interesse, é possível descobrir possibilidades de faculdade para cursar.

Por exemplo, se alguém mostra forte afinidade por entender sistemas e resolver problemas complexos, o teste pode indicar áreas como ‘Engenharia’ ou ‘Ciência da Computação’. Se a pessoa tem um interesse marcante por ajudar os outros e entender comportamentos, ‘Psicologia’ ou ‘Serviço Social’ podem ser sugeridos

Teste de comportamento

Esse teste se relaciona mais com o autoconhecimento. Ele ajuda a conhecer o perfil pessoal e profissional de um indivíduo. Com isso, é possível descartar as áreas em que a pessoa não se sentiria satisfeita e considerar aquelas que são mais alinhadas com o seu jeito de ser.

Ao entender como alguém reage a situações diversas, colabora em equipe ou lidera projetos, por exemplo, o teste pode sugerir áreas onde esses comportamentos seriam vantajosos. Se alguém se mostra resiliente e adaptável, carreiras em ambientes dinâmicos como ‘Startups’ ou ‘Gestão de Projetos’ podem ser indicadas.

Teste de aptidão

Ele é uma boa alternativa para quem já tem uma ideia da área em que deseja atuar, pois especifica os cargos ou atividades mais alinhados com a sua personalidade. É uma boa opção não só para escolher a graduação como também uma especialização para ser promovido no futuro.

Por exemplo, alguém com aptidão para análise numérica e lógica pode receber sugestões como ‘Engenharia Civil’ ou ‘Analista Financeiro’, enquanto uma pessoa com habilidades artísticas e criativas pode ser direcionada para ‘Design Gráfico’ ou ‘Arquitetura’.

Quais são os benefícios do teste vocacional?

O grande benefício de fazer um teste vocacional é ter suporte para escolher a profissão ideal. Isso ajuda a investir nos estudos com mais precisão, evitando situações como o abandono da faculdade por não se identificar com o curso.

Também é um grande aliado para evitar a perda de tempo com escolhas incorretas, assim como de recursos financeiros que seriam investidos em uma faculdade inadequada.

Com o teste vocacional, além de escolher a profissão, fica mais fácil planejar a carreira. Ou seja, estabelecer aonde você quer chegar e quais são os caminhos necessários para isso. Afinal, você estará seguindo na direção certa.

Não podemos esquecer, é claro, que essa análise também não se limita a um teste de carreira. Perceba que ela envolve o descobrimento de características do indivíduo. Isso contribuiu para o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências e habilidades que farão a diferença na vida profissional e pessoal. É uma grande motivação para investir em si mesmo.

Limitações e considerações

Apesar de ser uma excelente ferramenta para escolher profissão, não podemos considerar somente o teste vocacional na hora de tomar a decisão. Isso porque ele apresenta algumas limitações.

Quando vamos escolher carreira, existem outros fatores que precisam ser levados em consideração. É o caso das ambições pessoais, da remuneração, da demanda no mercado de trabalho e até mesmo do futuro das profissões.

Muitas delas tendem a passar por mudanças em função dos avanços tecnológicos. Outras podem deixar de existir, e algumas nem mesmo surgiram, como profissões ligadas à tecnologia que podem aparecer no futuro.

O teste vocacional acaba sendo uma ferramenta superficial quando pensamos nesses aspectos. Inclusive porque cada pessoa tem características mais profundas, que os testes não conseguem enxergar, como sonhos, valores, ambições, medos e propósito.

Por isso, o ideal é ter o teste vocacional como uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão, mas não se guiar exclusivamente por ele.

Como fazer um teste vocacional?

Existem várias opções de teste vocacional na internet que você pode fazer de forma gratuita. As próprias instituições de ensino costumam oferecer essa análise, mas o ideal seria realizar um teste personalizado.

É válido fazer as versões gratuitas porque elas já começam a dar um norte para você tomar as suas decisões. Mas, se for possível, procure um psicólogo ou orientador de carreira para ter uma atenção específica, de modo que sejam levados em consideração não apenas as suas respostas, mas outros aspectos da sua personalidade e as suas expectativas em relação à construção da carreira e ao futuro.

Como utilizar os resultados do teste na tomada de decisão?

Você pode utilizar o resultado do teste vocacional para analisar as alternativas disponíveis. Hoje em dia, existem muitas opções de faculdade, cursos técnicos e profissões, e fica difícil conhecermos tudo. Isso acaba trazendo muitas dúvidas na hora de escolher a carreira.

Também podemos acabar deixando de lado algo que poderia ser uma boa escolha, por não conhecermos essa opção, ou não ter considerado.

Com o resultado do teste, você começa a eliminar aquilo que não se encaixa no seu perfil e pode focar nas áreas mais promissoras. Dessa forma, tem a possibilidade de estudar melhor as opções, pesquisar sobre cada uma das carreiras, o dia a dia dos profissionais da área, o que eles fazem, onde trabalham e assim por diante. Assim, começa a afunilar cada vez mais essas alternativas até chegar naquela ideal.

O teste vocacional é uma ferramenta muito valiosa no processo de descoberta da carreira ideal. Pode fazer com que você siga pelo caminho certo desde o começo, aproveitando melhor as oportunidades que surgem.

Quer ter acesso a mais dicas interessantes como essa? Então, assine a nossa newsletter para enviarmos novidades para o seu e-mail.

Você também pode gostar