Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Entenda

qual a nota minima do enem para entrar na faculdade
4 minutos para ler

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é esperado ansiosamente por muitos estudantes que buscam um bom desempenho. Afinal, trata-se de uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior e, também, do critério de classificação em muitos programas de bolsas e financiamentos estudantis.

Se você se encaixa nesse grupo, é legal ter uma ideia de qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade. Assim, você pode reforçar os estudos e ter uma meta de pontuação em mente.

Pensando nisso, preparamos este post com todas as informações que você precisa sobre o ingresso no Ensino Superior por meio do Enem. Confira!

Por que o Enem é utilizado para entrar na faculdade?

O Enem é utilizado para avaliar os conhecimentos do estudante acerca da matriz de conteúdos do ensino médio. E é justamente esse o objetivo dos vestibulares tradicionais! Assim, podemos dizer que o Enem cumpre a mesma função e ainda é mais acessível em vários sentidos.

Muitos estudantes optam por ele em vez de se deslocarem para outras cidades para realizar o vestibular. Isso sem contar que, em vez de pagar a inscrição em vários processos seletivos, com o Enem há um gasto único e, ainda assim, o estudante pode usar sua média do Enem para concorrer a várias vagas de graduação.

Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade?

A nota mínima para passar no Enem depende muito dos objetivos do estudante, já que cada processo seletivo tem suas condições e exigências. Porém, em geral, a tendência é considerar o mínimo de 450 pontos na média das provas de conhecimento gerais e nota maior que zero na redação — esses são os critérios do Prouni e do FIES.

Agora, além da nota mínima, é preciso observar a nota de corte: a menor nota necessária para entrar no curso desejado. Por exemplo, se o curso de Administração tem nota de corte de 700 pontos, você só conseguirá uma vaga se tiver uma média maior que esse índice.

Quanto mais concorrido é um curso, maior será sua nota de corte. Além disso, essa média varia conforme a instituição, a modalidade de ensino, a cidade e o turno. Ainda, há diferença na nota de corte de uma mesma opção de curso entre o ingresso por ampla concorrência ou por cotas raciais e sociais.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem? 

Cada instituição de ensino tem seus critérios em relação à nota do Enem como forma de ingresso. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma das principais maneiras de entrar em uma instituição pública de ensino superior no Brasil. Promovido pelo Ministério da Educação, o programa utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos para as vagas oferecidas pelas universidades.  

O sistema terá mudanças em sua edição de 2024. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano – ainda que ofereça vagas para o segundo semestre. A classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo. 

Quem não fez o Enem pode fazer faculdade?

Apesar de ser um importante caminho para o ingresso e a permanência no Ensino Superior, o Enem não é obrigatório. Então, caso você não tenha feito a prova, sem problemas! Há muitas outras formas de entrar na graduação.

Por exemplo, a realização do vestibular da Estácio é independente da participação no Enem. Basta se inscrever no nosso site e fazer a prova online. Também dá para começar a segunda graduação sem realizar vestibular e, ainda, solicitar a transferência de outra faculdade para a Estácio.

Com esta leitura, você descobriu qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade e viu que essa média pode variar de acordo com a instituição de ensino, o curso e outros critérios. Além disso, conheceu outras possibilidades de entrar na graduação.

Para saber mais, confira as explicações detalhadas sobre as formas de ingresso da Estácio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário