PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL: COMO SE TORNAR UM?
Estamos passando por uma verdadeira revolução na era digital. Nossa forma de pensar e de trabalhar mudou graças à transformação digital, que gerou novas formas de comunicação e de relação social e, também, novas profissões. O profissional de Marketing Digital atua em uma delas.
Nesse cenário de transformação digital e adaptação, a necessidade e a importância de as empresas atuarem no ambiente digital para estarem mais próximas dos seus clientes, parceiros e colaboradores aumentam.
Os negócios precisam, cada vez mais, de profissionais atentos a essa transformação digital e capazes de fazer a diferença. Com isso, as oportunidades para a área estão cada vez maiores e com grande empregabilidade. Mas você sabe o que faz um profissional de Marketing Digital e como se tornar um com a formação da Estácio? Continue lendo este post e descubra!
O que faz um profissional de Marketing Digital?
Antes de responder a essa pergunta, vale retomar o conceito de “mídia digital”, que tem como foco a Internet e seu uso como forma de distribuição de conteúdo. Dessa forma, mais do que nunca, a mídia digital é uma poderosa ferramenta de comunicação.
Assim, tornar-se um especialista em comunicação e marketing em mídias digitais significa abraçar uma oportunidade concreta de aprendizado e estar capacitado para atuar no mercado digital em expansão.
Além disso, esse profissional deve ter como objetivo pensar em estratégias e planejar ações para o posicionamento das empresas no contexto digital.
Quais as principais atividades desse profissional?
As empresas já perceberam a importância do Marketing Digital para impulsionar os negócios. São muitos exemplos e cases de sucesso em planejamento e gestão das mídias digitais.
Nesse sentido, um profissional de Marketing Digital qualificado propõe estratégias eficientes de comunicação e de Marketing Digital, elabora planejamentos assertivos, desenvolve ações eficazes e produz conteúdos criativos que engajam. Tudo o que as empresas precisam para fazer a diferença no mercado onde atuam.
Por fim, além da parte de planejamento e produção, um profissional do Marketing Digital também deve estar preparado para fazer o acompanhamento e a análise dos resultados das estratégias aplicadas.
Qual é o perfil do profissional de Marketing Digital?
Profissões como analista de mídia digital, social mídia ou gestor de redes sociais estão relacionadas a um profissional de Marketing Digital dinâmico e criativo. Ter boas habilidades de comunicação e domínio das principais ferramentas e plataformas (Facebook, Instagram, Google Analytics, Adwords etc.) é fundamental.
A experiência e a vontade de aprender também são fatores importantes, afinal, a área de Marketing Digital é muito ampla e está sempre passando por atualizações.
Quais são as áreas de atuação de um especialista em Marketing Digital?
Como dito anteriormente, o Marketing Digital é uma área que está em constante expansão. Por isso, conhecer as subáreas já consolidadas é o primeiro passo para iniciar na carreira e, posteriormente, se atualizar com as novas demandas que surgem.
Assim, ao conhecer cada área, você saberá escolher a que mais faz sentido para você como profissional de Marketing Digital, além de descobrir quais habilidades profissionais você precisa aprimorar.
A seguir, descubra quais são as principais áreas do Marketing Digital e quais suas características:
- Produção de conteúdo: aqui o especialista cuida do planejamento dos conteúdos, de sua revisão e análise dos retornos que estes conteúdos trazem como tráfego orgânico para o site principal do negócio. É ideal para quem tem perfil criativo e analítico e sabe escrever bem;
- E-commerce: nessa área o profissional de Marketing Digital precisa dominar as estratégias de vendas online, sabendo tudo sobre métricas, descrição e apresentação de produtos, precificação e logística;
- Tráfego pago: em uma das áreas do Marketing Digital mais promissoras, o profissional precisa, principalmente, ter perfil analítico e conhecer ferramentas como Google Adwords e FaceAds;
- SEO: requer do profissional de Marketing Digital um conhecimento mais técnico com relação à otimização de conteúdos e páginas de site. Isso inclui, por exemplo, conhecimentos em palavras-chave, métricas, relatórios e estratégias;
- Redes sociais: entre as principais habilidades que essa área exige do profissional, conhecer as diferentes redes sociais, ter criatividade, definir com quais públicos está se comunicando e saber analisar as métricas de cada rede.
Como se tornar um profissional de Marketing Digital?
Para se tornar um especialista em Marketing Digital do zero é essencial que a pessoa interessada faça desde um curso de Marketing Digital básico até especializações mais completas e aprofundadas.
Para ajudar você a entender melhor o que é importante na formação de um profissional de Marketing Digital, confira a seguir algumas das competências que fazem a diferença em um processo seletivo:
- Conhecimento básico em metodologias de planejamento, gestão de tempo e tomada de decisão;
- Formação básica em Marketing;
- Formação em Marketing Digital (do básico até a especialização, quanto maior o nível, melhor);
- Conhecimento sobre cada uma das sete estratégias do Marketing Digital (Conteúdo, Mídias Sociais, Viral, Publicidade, Pesquisa, Mailing e Monitoramento).
Por isso, dedicar tempo para os estudos através de um curso de Marketing Digital e estar sempre se atualizando quanto às novidades da área de mídia digital é o primeiro passo se você deseja se tornar um profissional de Marketing Digital preparado para o mercado de trabalho.
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Como é o MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais?
O MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais é um curso de Marketing Digital ao nível de especialização que oferece aos alunos as principais ferramentas para fazer o upgrade profissional necessário para o acesso ao mercado digital, através de técnicas relativas a(o):
- Marketing Digital;
- gerenciamento de e-commerce;
- produção de conteúdo digital;
- conhecimento, análise e monitoramento do novo consumidor na era digital e suas relações de consumo nas redes sociais.
Enfim, esse curso de Marketing Digital é a escolha certa para quem quer garantir seu lugar como profissional de Marketing Digital neste novo tempo em que a transformação digital tem levado as empresas dos mais diversos segmentos a uma nova forma de se comunicar com seus clientes e consumidores.
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Matéria escrita por Renato Guimarães, Coordenador da Pós Digital em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e docente do curso na Universidade Estácio.