PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL: COMO SE TORNAR UM?

Mulher profissional do marketing digital
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Estamos passando por uma verdadeira revolução na era digital. Nossa forma de pensar e de trabalhar mudou graças à transformação digital, que gerou novas formas de comunicação e de relação social e, também, novas profissões. O profissional de Marketing Digital atua em uma delas.  

Nesse cenário de transformação digital e adaptação, a necessidade e a importância de as empresas atuarem no ambiente digital para estarem mais próximas dos seus clientes, parceiros e colaboradores aumentam.  

Os negócios precisam, cada vez mais, de profissionais atentos a essa transformação digital e capazes de fazer a diferença. Com isso, as oportunidades para a área estão cada vez maiores e com grande empregabilidade. Mas você sabe o que faz um profissional de Marketing Digital e como se tornar um com a formação da Estácio? Continue lendo este post e descubra! 

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Antes de responder a essa pergunta, vale retomar o conceito de “mídia digital”, que tem como foco a Internet e seu uso como forma de distribuição de conteúdo. Dessa forma, mais do que nunca, a mídia digital é uma poderosa ferramenta de comunicação.

Assim, tornar-se um especialista em comunicação e marketing em mídias digitais significa abraçar uma oportunidade concreta de aprendizado e estar capacitado para atuar no mercado digital em expansão. 

Além disso, esse profissional deve ter como objetivo pensar em estratégias e planejar ações para o posicionamento das empresas no contexto digital.

Quais as principais atividades desse profissional?

As empresas já perceberam a importância do Marketing Digital para impulsionar os negócios. São muitos exemplos e cases de sucesso em planejamento e gestão das mídias digitais. 

Nesse sentido, um profissional de Marketing Digital qualificado propõe estratégias eficientes de comunicação e de Marketing Digital, elabora planejamentos assertivos, desenvolve ações eficazes e produz conteúdos criativos que engajam. Tudo o que as empresas precisam para fazer a diferença no mercado onde atuam.

Por fim, além da parte de planejamento e produção, um profissional do Marketing Digital também deve estar preparado para fazer o acompanhamento e a análise dos resultados das estratégias aplicadas.

Dois homens conversando
Entre as atividades do profissional de marketing digital, estão o mapeamento de temas do momento e a definição de uma estratégia eficiente para a marca atingir seus objetivos.

Qual é o perfil do profissional de Marketing Digital?

Profissões como analista de mídia digital, social mídia ou gestor de redes sociais estão relacionadas a um profissional de Marketing Digital dinâmico e criativo. Ter boas habilidades de comunicação e domínio das principais ferramentas e plataformas (Facebook, Instagram, Google Analytics, Adwords etc.) é fundamental. 

A experiência e a vontade de aprender também são fatores importantes, afinal, a área de Marketing Digital é muito ampla e está sempre passando por atualizações. 

Quais são as áreas de atuação de um especialista em Marketing Digital?

Como dito anteriormente, o Marketing Digital é uma área que está em constante expansão. Por isso, conhecer as subáreas já consolidadas é o primeiro passo para iniciar na carreira e, posteriormente, se atualizar com as novas demandas que surgem.

Assim, ao conhecer cada área, você saberá escolher a que mais faz sentido para você como profissional de Marketing Digital, além de descobrir quais habilidades profissionais você precisa aprimorar.

A seguir, descubra quais são as principais áreas do Marketing Digital e quais suas características:

  • Produção de conteúdo: aqui o especialista cuida do planejamento dos conteúdos, de sua revisão e análise dos retornos que estes conteúdos trazem como tráfego orgânico para o site principal do negócio. É ideal para quem tem perfil criativo e analítico e sabe escrever bem;

  • E-commerce: nessa área o profissional de Marketing Digital precisa dominar as estratégias de vendas online, sabendo tudo sobre métricas, descrição e apresentação de produtos, precificação e logística;

  • Tráfego pago: em uma das áreas do Marketing Digital mais promissoras, o profissional precisa, principalmente, ter perfil analítico e conhecer ferramentas como Google Adwords e FaceAds;

  • SEO: requer do profissional de Marketing Digital um conhecimento mais técnico com relação à otimização de conteúdos e páginas de site. Isso inclui, por exemplo, conhecimentos em palavras-chave, métricas, relatórios e estratégias;

  • Redes sociais: entre as principais habilidades que essa área exige do profissional, conhecer as diferentes redes sociais, ter criatividade, definir com quais públicos está se comunicando e saber analisar as métricas de cada rede.

Como se tornar um profissional de Marketing Digital?

Para se tornar um especialista em Marketing Digital do zero é essencial que a pessoa interessada faça desde um curso de Marketing Digital básico até especializações mais completas e aprofundadas

Para ajudar você a entender melhor o que é importante na formação de um profissional de Marketing Digital, confira a seguir algumas das competências que fazem a diferença em um processo seletivo:

  • Conhecimento básico em metodologias de planejamento, gestão de tempo e tomada de decisão;
  • Formação básica em Marketing;
  • Formação em Marketing Digital (do básico até a especialização, quanto maior o nível, melhor);
  • Conhecimento sobre cada uma das sete estratégias do Marketing Digital (Conteúdo, Mídias Sociais, Viral, Publicidade, Pesquisa, Mailing e Monitoramento).

Por isso, dedicar tempo para os estudos através de um curso de Marketing Digital e estar sempre se atualizando quanto às novidades da área de mídia digital é o primeiro passo se você deseja se tornar um profissional de Marketing Digital preparado para o mercado de trabalho.

Curtiu o mercado de Marketing Digital e se interessou pela formação? Então sua mudança de vida começa agora. Inscreva-se já na Estácio! 

Como é o MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais?

O MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais é um curso de Marketing Digital ao nível de especialização que oferece aos alunos as principais ferramentas para fazer o upgrade profissional necessário para o acesso ao mercado digital, através de técnicas relativas a(o):

  • Marketing Digital; 
  • gerenciamento de e-commerce
  • produção de conteúdo digital; 
  • conhecimento, análise e monitoramento do novo consumidor na era digital e suas relações de consumo nas redes sociais.

Enfim, esse curso de Marketing Digital é a escolha certa para quem quer garantir seu lugar como profissional de Marketing Digital neste novo tempo em que a transformação digital tem levado as empresas dos mais diversos segmentos a uma nova forma de se comunicar com seus clientes e consumidores.

Não adie mais o seu sonho. Inscreva-se e comece a estudar agora! 

Matéria escrita por Renato Guimarães, Coordenador da Pós Digital em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e docente do curso na Universidade Estácio.

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