Profissional autônomo: como abrir uma empresa? Veja 7 passos!

Quem deseja ser um profissional autônomo e conquistar a liberdade financeira precisa lidar com diversas etapas que podem parecer confusas à primeira vista. Não ter um CNPJ nem a possibilidade de emitir notas fiscais é só o obstáculo inicial dessa jornada.
No dia a dia, você vai se deparar com obrigações fiscais, regimes tributários diferentes, desafios relacionados às finanças, aos parceiros e até com questões de Marketing. Parece complicado — e pode ser mesmo —, mas, com conhecimento, fica bem mais fácil realizar esse sonho.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda tudo sobre como abrir uma empresa. Continue a leitura para começar a navegar nesse mar de oportunidades!
1. Avalie o tipo de empresa ideal para o seu negócio
Entender o tipo de empresa que você vai abrir é o primeiro passo. Para isso, vamos entender a diferença entre MEI e ME? Afinal, tanto um quanto o outro trazem muitas vantagens para um profissional autônomo formalizado, e ter um planejamento será importante para identificar o que de fato vai ser interessante para as suas atividades.
De maneira geral, o primeiro ponto que distingue os dois regimes é o faturamento. Enquanto o MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano, o ME geralmente não pode ultrapassar os R$ 360 mil anuais.
As tributações também são diferentes, com o ME pagando uma porcentagem sobre seu faturamento e o MEI tendo que arcar apenas com um documento de arrecadação único, que varia entre R$75,90 e R$182,16.
Outro fator importante é que nem toda atividade comercial pode ser enquadrada como MEI. Sendo assim, é necessário consultar a lista com os tipos de ocupações aceitas pela Receita Federal.
Cada atividade conta com um código CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Depois de encontrar a sua ocupação, você poderá consultá-la facilmente por meio desse número.
2. Faça o cadastro e obtenha o CNPJ
Depois de definir o tipo de empresa e a atividade em que se enquadra o seu trabalho, chegou o momento de fazer o cadastro e gerar o CNPJ. No início, é preciso criar uma conta no portal gov.br. É a partir dela que você consegue acessar muitos serviços do Governo Federal de forma segura e prática, inclusive aqueles relacionados ao MEI.
Basta acessar o site, clicar em Entrar, informar seu CPF e seguir as instruções para finalizar seu cadastro. Depois, você deve criar uma conta no Portal do Empreendedor, clicar na opção “Quero ser MEI” e em “Formalize-se”. É só preencher os campos solicitados com os dados pessoais, confirmar e avançar para as próximas etapas.
3. Defina um endereço fiscal para a sua empresa
Para definir um endereço fiscal para a empresa, é possível optar pelo endereço residencial ou comercial. Se você nunca ouviu falar disso, saiba que endereço fiscal é aquele que a Receita Federal e qualquer outro órgão público vão utilizar para notificar e se corresponder com a pessoa jurídica que você criou. Por isso, esse deve ser um local de fácil acesso.
Porém, é importante entender bem quais são as especificidades do seu município, pois podem existir regras locais que precisam ser respeitadas. Não deixe de consultar a sua prefeitura em caso de dúvidas.
4. Registre-se na Junta Comercial e em outros órgãos necessários
Se você optar pelo MEI, a vantagem aqui é que não há necessidade de se registrar na Junta Comercial para a formalização da empresa. O passo a passo é basicamente o que já passamos: ter um cadastro no site do Governo Federal e se registrar no Portal do Empreendedor. Com isso, é possível emitir notas fiscais facilmente e transmitir mais credibilidade aos seus clientes.
5. Abra uma conta bancária empresarial
Abrir uma conta exclusiva não é um fator obrigatório, mas é muito importante para garantir uma boa gestão financeira. Entenda melhor com os pontos abaixo:
- separação das finanças pessoais e empresariais: assim você evita gastar o dinheiro da empresa com contas pessoais e consegue entender melhor o faturamento, gastos e o lucro;
- mais facilidade para a emissão de boletos bancários: isso ajuda a receber pagamentos e a fechar negócios, aumentando sua credibilidade com clientes, parceiros e fornecedores;
- acesso a produtos e serviços bancários para profissionais que com registro de CNPJ: além de cartões e linhas de crédito, você consegue taxas melhores e até descontos em compras específicas;
- profissionalismo e credibilidade: a formalização de uma conta em nome da empresa é importante para os pequenos negócios porque eles ainda estão construindo uma imagem de seriedade e compromisso.
6. Organize sua contabilidade e finanças desde o início
Como abrir uma empresa exige capital, é fundamental organizar bem a sua contabilidade, conferindo de perto todos os valores que entram e os que saem. Dessa forma, você vai poder analisar com propriedade as fontes de custo e de renda, planejando ações com base nos fatores que podem aumentar ou diminuir o seu lucro.
Com tudo certinho e alinhado também às obrigações fiscais, você pode se preparar melhor para tempos de incerteza e desafios do mercado — que são cada vez mais comuns. Isso facilita demais a sobrevivência da sua empresa em situações emergenciais e ajuda, até mesmo, a fazer investimentos mais constantes no negócio.
7. Invista na divulgação e captação de clientes
Por último, é só partir para a divulgação. Para isso, o primeiro passo é entender exatamente quem é a sua persona, ou seja, a representação semifictícia de seu cliente ideal.
Você deve coletar o máximo possível de dados sobre seus clientes, como a classe social do ponto de vista financeiro, suas preferências em termos de linguagem, dados demográficos (idade, localização, escolaridade, gênero etc.), quanto ele costuma gastar com produtos do seu segmento e demais informações que façam sentido.
A partir disso, é só criar uma pessoa-modelo, chamada persona, com nome e tudo, que carregará consigo todas essas características coletadas. Com isso, fica bem mais fácil fazer ações de Marketing direcionadas, como se fossem exclusivamente para essa pessoa. Também é uma boa ideia ter mais de uma persona e fazer ajustes constantes de acordo com as suas observações e os dados coletados ao longo do tempo.
Para captar clientes gastando pouco, é indicado utilizar o Marketing de Conteúdo como aliado, produzindo materiais para blog, redes sociais e também vídeos para se aproximar mais de seus clientes. Junto a isso, faça parcerias e participe também de eventos regionais para aumentar sua visibilidade e confiança com a comunidade local.
Gostou de aprender mais sobre como abrir uma empresa? Com planejamento, responsabilidade e resiliência, você conseguirá empreender e colher os frutos que essa jornada é capaz de oferecer. Não se esqueça também de contar com uma boa formação para aumentar seu poder de tomar as melhores decisões.
Deseja conferir mais informações sobre empreendedorismo na faculdade? Continue no blog e tire suas dúvidas!