Produtividade sustentável: saiba o que é e como colocar em prática

produtividade sustentável
6 minutos para ler

Em tempos de rotinas apertadas e multitarefas, criou-se uma ideia no mercado de que o volume da produtividade é mais importante para avaliar o trabalho ou os estudos do que a qualidade. Ao contrário dessa ideia, o conceito de produtividade sustentável ganha força, trocando o esforço sem limites pelo equilíbrio mental, pessoal e profissional.

Quem trabalha em horário comercial e pretende fazer faculdade à noite, por exemplo, pode se ver diante desse impasse. Será que dá para ser uma pessoa produtiva com uma dupla jornada de atividades? Se você quiser saber a resposta, preparamos dicas de como ter os estudos produtivos sem perder o fôlego. Confira!

O que é produtividade sustentável e como funciona?

A produtividade sustentável é a ideia de produção visando um resultado que não considera apenas o volume de esforço necessário. Aqui, o foco no planejamento anterior para o objetivo definido ser alcançado no prazo não exige mais do que o necessário de pessoas, máquinas e processos.

Embora seja uma ideia que surgiu na indústria, ela foi rapidamente aproveitada por pessoas que queriam melhorar também o seu desempenho no trabalho e nos estudos a médio e longo prazo. O grande pilar do termo é a sustentabilidade, palavra que remete à preservação e à continuidade.

Como se percebe em qualquer análise produtiva, extrapolar os limites físicos para aprender ou criar algo pode funcionar em um período curto de tempo, mas limita essa capacidade se se tornar uma regra.

A sociedade ainda busca como se adaptar a esse pensamento: semanas trabalhadas de quatro dias, datas de folga livres de amarras e até flexibilização no trabalho remoto são alguns dos primeiros passos nesse sentido.

Quais são os benefícios dessa produtividade?

Para quem estuda ou trabalha, adotar a produtividade sustentável individualmente não só é possível como recomendada. É verdade que produzir a qualquer custo gera resultados imediatos, mas e se você quiser manter o seu melhor desempenho por mais tempo?

A produtividade sustentável traz alguns benefícios insuperáveis, como:

  • redução dos níveis de estresse que podem levar ao burnout;
  • facilidade para planejar seu calendário e ter mais tempo para atividades pessoais;
  • eficiência elevada, significando resultados melhores com menos esforços ao longo do tempo;
  • vida mais saudável a longo prazo ao evitar fatores de risco físicos e psicológicos;
  • tempo e ânimo para realizar projetos pessoais;
  • melhor fixação de aprendizado, já que o descanso é parte fundamental do desenvolvimento de conhecimento no cérebro.

Seja no trabalho, seja nos estudos, a estruturação produtiva permite que você se sinta mais capaz por mais tempo. Todos esses benefícios não só aumentam a qualidade de vida, como dão mais confiança para alcançar os sonhos.

Como aplicar a produtividade sustentável nos estudos?

Se você deseja saber o que a produtividade sustentável pode fazer pelos seus estudos, imagine todos os benefícios acima incluídos em sua vida: uma rotina bem organizada, que facilita seu aprendizado, ao mesmo tempo em que proporciona tempo para sua vida pessoal e social.

Quer saber como fazer isso? Veja algumas dicas de como aplicar o conceito no dia a dia!

Crie um calendário de estudos

O planejamento é o mais importante para a produtividade sustentável. É o momento em que você define suas metas, analisa seu tempo disponível e elabora um calendário que considera os resultados produtivos, mas também sua qualidade de vida.

Esse calendário deve apresentar as horas fixas de estudo, as pausas e os dias de descanso. Deve também conter objetivos de curto prazo (semanais) e longo prazo (semestrais) para que você se sinta sempre em progresso, mas sem perder de vista as metas maiores.

Crie um ambiente de estudo separado

Uma dica ótima para quem estuda e/ou trabalha em casa é ter um espacinho separado para se concentrar e produzir. Nem todo mundo pode ter um escritório em casa, mas uma mesa ou um canto de um cômodo exclusivo para estudar ajuda a criar esse hábito e separar a responsabilidade do lazer e descanso.

Elimine distrações

Uma vantagem de estruturar seu estudo de maneira sustentável é que sempre há espaço no dia para tirar a cabeça um pouco das obrigações. Então, que tal reservar esses momentos para ver suas redes sociais e assistir a vídeos interessantes?

Durante o tempo de estudo, afaste-se de qualquer distração do tipo — deixe apenas para as pausas. Esse esforço ajuda a focar nas responsabilidades e deixa sua mente mais tranquila, sem se sobrecarregar.

Crie rituais de transição

Uma técnica muito comum no home office, mas que também funciona para a produtividade sustentável nos estudos EAD, é criar rituais que ajudam você a transitar entre momentos de trabalho e momentos de lazer.

Mesmo estudando em casa, por exemplo, troque de roupa, tome um banho e faça uma refeição antes e/ou depois do horário planejado. Isso ajuda a virar a chave: focar quando é preciso e desacelerar quando necessário.

Cuide do corpo e da mente

Exercícios físicos são fundamentais para manter rotinas de estudo mais prolongadas. Ginástica, bicicleta, natação ou apenas uma caminhada pelo bairro já é suficiente para mover o corpo e relaxar a mente.

Sua saúde física e mental conta muito na hora de aprender. Quem se cuida tem mais foco e fixa conteúdo com mais facilidade na memória!

Não force seus limites

Em momentos decisivos, como antes de uma prova ou após perder dias de estudo por motivos adversos, é natural que a gente compense. Queremos passar mais tempo que o ideal realizando uma função — conceito conhecido como crunch.

O problema desse comportamento é ele se tornar um hábito. Com o tempo, passar das horas planejadas, dormir pouco ou deixar de lado o lazer pode levar a problemas sérios de saúde. O burnout é o transtorno mais comum para quem passa de seus limites por muito tempo.

Se você sente cansaço ou não está mais conseguindo se concentrar, é melhor parar. Mesmo que precise estudar aquele assunto, por exemplo, insistir não vai fazer com que você absorva bem o conteúdo.

Tenha disciplina

Se você tem um bom planejamento de estudos, metas bem dimensionadas e uma rotina saudável, só precisa manter esse padrão para garantir uma produtividade sustentável. Ou seja, a disciplina será sua maior aliada.

Portanto, dê a si um voto de confiança e insista na pontualidade. Separe os estudos da vida pessoal e trate o esforço como parte da sua carreira para aproveitar a empregabilidade na sua área.

“Aprender a aprender” é uma lição fundamental para quem quer uma carreira relevante por muito tempo. Logo, quando a produtividade sustentável é aplicada nos estudos, você garante o máximo de aproveito dos cursos que fizer ao longo da vida.

Leia outros conteúdos do blog e, se gostou, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário