Que tal uma pós? Veja o que fazer depois de receber o seu diploma da faculdade!

pós
8 minutos para ler

Quando se está no ensino médio, a decisão sobre a próxima etapa para continuar os estudos é mais objetiva: entrar na faculdade. Porém, depois de terminar a graduação, podem surgir diversas dúvidas para decidir o que fazer em seguida, já que existem várias opções de pós também.

As pós-graduações podem ser classificadas em dois grupos: Lato Sensu (Especialização e MBA) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), além de diversas possibilidades de campos para se especializar. Por isso, surge a dúvida em relação aos próximos passos, já que é muito importante escolher caminhos bem-alinhados aos objetivos profissionais.

Essa é uma decisão que tem impacto direto na construção da carreira, mas conhecer as alternativas ajuda a definir o que fazer depois da faculdade. Quer descobrir? Então continue lendo para entender melhor os benefícios de investir em uma pós-graduação, quais são as modalidades de pós disponíveis, como escolher aquela ideal para você, entre outras informações.

Por que investir em uma pós-graduação após a faculdade?

Para entender melhor a resposta para essa pergunta, vamos tomar como exemplo a faculdade de Administração. A cada seis meses, diversas turmas são formadas, e esses profissionais têm o mesmo diploma, preparo e conhecimento para ingressar no mercado de trabalho. Portanto, a concorrência é bem alta.

Porém, existem muitas áreas da Administração que podem ser seguidas, já que essa é uma profissão bem versátil. Então, depois de finalizar a graduação, o formado pode fazer uma pós focada no ramo em que deseja atuar. Dessa forma, ele terá conhecimentos diferenciados e mais aprofundados em um determinado tema.

A pós-graduação atualiza e aprofunda as competências do profissional. Ela melhora as habilidades e, com isso, amplia as chances de conseguir cargos mais altos, além de trazer maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Sendo assim, com a pós, o currículo fica mais completo e tem um diferencial atrativo, principalmente para atuar em uma área específica. Isso não acontece só na Administração, mas em qualquer outro curso e profissão, pois todos apresentam ramos diferentes que precisam de especialistas.

 Quais são as modalidades de pós-graduação?

São várias as opções após a graduação para você ter um diferencial em seu currículo. É possível escolher entre diferentes modalidades de pós, como especialização, MBA, mestrado acadêmico ou profissional e doutorado.

Confira, a seguir, quais são as características de cada um deles.

Especialização

Nessa modalidade de pós, o profissional escolhe um tema que esteja relacionado à sua área de atuação e faz um curso para se aprofundar nele. Assim, adquire mais conhecimentos e desenvolve novas habilidades técnicas específicas para esse setor almejado.

Por exemplo: quem cursou Ciência da Computação pode fazer uma especialização após a faculdade em segurança cibernética.

 MBA (Master of Business Administration)

É uma modalidade de pós do tipo Lato Sensu, porém voltada para a gestão e a administração de empresas. Essa formação acadêmica tem por objetivo desenvolver no profissional habilidades de liderança, gerência e visão estratégica.

O intuito é preparar a pessoa para ocupar cargos como gestor ou diretor. Portanto, é uma alternativa para quem já está atuando em uma determinada profissão, mas deseja estar em uma posição mais alta dentro da empresa.

 Mestrado Acadêmico

Essa modalidade de cursos de pós-graduação é do tipo Stricto Sensu. São programas criados pelas instituições de ensino com foco na formação de professores e/ou pesquisadores.

O objetivo é dar ênfase na produção de conhecimento, incentivando as pesquisas profundas e originais. Assim como o nome indica, é uma formação voltada para quem deseja seguir carreira no meio acadêmico, não no universo dos negócios.

 Mestrado Profissional

Como no caso anterior, trata-se de uma pós do tipo Stricto Sensu. Porém, nesse caso, o intuito é formar profissionais de alto nível. Assim, é uma pós-graduação que oferece conhecimento prático, aplicado e avançado, buscando aprimorar as habilidades e a visão do estudante para uma presença mais marcante no mercado de trabalho, aplicando esse aprendizado em diferentes contextos empresariais.

Outra diferença do mestrado profissional em relação ao acadêmico é que esse título é considerado final. Ou seja, ele não é, necessariamente, um passo para ingressar no doutorado, mas se classifica como uma formação superior ao MBA em função da complexidade dos conteúdos e da capacitação estratégica que oferece.

Doutorado

Quem faz uma pós na modalidade doutorado obtém o título de doutor naquela área, que pode ser PhD ou DSc. Trata-se de uma formação também Stricto Sensu, logo, com foco na pesquisa e no aprofundamento dos conhecimentos do estudante em uma área específica.

A intenção é a criação de um novo conhecimento científico. Por isso, é produzida uma tese inédita, que tenha potencial de contribuir para o avanço da área de estudo escolhida pela pessoa.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação para sua carreira?

Como você viu, um dos principais é o diferencial que pode ser obtido para o currículo. Ele se torna mais atrativo para os empregadores que procuram profissionais especialistas em uma determinada área. Então, as chances de ocupar cargos mais importantes são maiores.

Mas a pós traz ainda outras vantagens, como:

  • oportunidade de trabalhar com o tema do seu interesse;
  • buscar a formação em uma área em ascensão e/ou promissora;
  • desenvolver diferentes habilidades e competências;
  • ampliar a rede de contatos;
  • alcançar uma remuneração mais alta;
  • obter realização pessoal e profissional.

Como escolher a pós-graduação certa para você?

Antes de tudo, você precisa entender qual modalidade de pós é a ideal em seu caso. Por exemplo: para quem acabou de se formar, o doutorado ainda não é uma opção, já que ele é o degrau final do título a ser obtido. Então é preciso começar com uma especialização, mestrado ou MBA.

Dentro da sua área de atuação, veja quais são as possibilidades de carreira e quais ramos podem ser seguidos. Considere alguns fatores para escolher a pós certa, como:

  • qual tema ou profissão desperta mais o seu interesse;
  • qual cargo se alinha ao seu perfil;
  • quais são as áreas mais promissoras e que precisam de profissionais;
  • o que contribuiria para você concretizar o seu plano de carreira.

A escolha depende de muitos aspectos relacionados ao mercado e a questões pessoais também. Afinal, talvez você tenha interesse em se mudar para uma região específica ou tentar o cargo em uma determinada empresa, quem sabe, fazer a diferença atuando de uma certa forma na sociedade. Tudo isso influencia a decisão.

 O mercado de trabalho valoriza quem tem pós-graduação?

Como explicamos, a graduação forma profissionais com o mesmo preparo para o mercado de trabalho. São ofertados conhecimentos gerais de uma determinada área de atuação e que possibilitam dar o próximo passo na carreira, que é, justamente, a escolha da pós.

É por isso que o mercado de trabalho valoriza quem dá continuidade aos estudos e escolhe uma pós-graduação. Afinal, trata-se de um profissional com conhecimentos mais específicos e que, por isso, tem um preparo melhor para atuar em cargos que exigem essas competências direcionadas.

O fato de ter uma formação mais extensa valoriza o trabalho dele. Por consequência, ele tende a ser bem pago. Sem falar que, se continuar se atualizando, terá ainda maiores chances de crescer em sua área.

Por tudo isso, vale muito a pena escolher uma dessas opções após a graduação para enriquecer o currículo. Ao continuar os seus estudos, você demonstra interesse em desenvolver e aprimorar conhecimentos, competências e habilidades cada vez mais, exatamente o que o mercado de trabalho busca. Então procure uma pós bem-alinhada aos seus objetivos para que você tenha um diferencial e encontre mais e melhores oportunidades.

Que tal aprender mais sobre esse assunto? Descubra se, no Brasil, é possível fazer um mestrado a distância.

Você também pode gostar