O que é um podcast e como estudar com ele? Saiba mais!

Celular em cima de uma mesa com um café ao lado
10 minutos para ler

Com certeza, você já utiliza a internet como ferramenta essencial do seu processo de estudos, não é mesmo? Os recursos mais populares para quem busca aprendizagem digital são os e-books e as videoaulas. Porém, os podcasts vêm ganhando cada vez mais espaço nesse universo. E, por falar nisso, você sabe o que é um podcast?

Aqui no post, vamos explicar como surgiu esse tipo de conteúdo e o motivo deles estarem atraindo a atenção de tantos estudantes. Além disso, apresentaremos os melhores podcasts do Brasil e do mundo para quem quer aprender.

E, como um bônus, você vai entender quais são os passos básicos para gravar um conteúdo nesse formato. Ficou curiosa? Então, venha com a gente!  

O que é um podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio que pode abordar qualquer tipo de assunto. Ele funciona de modo muito similar ao rádio, em que as informações são transmitidas apenas por meio da voz. A diferença é que o podcast utiliza todos os recursos tecnológicos da atualidade.

Sendo assim, ele oferece a possibilidade do usuário escutar o conteúdo no momento que desejar, seja por meio do computador, tablet ou celular. Além disso, o ouvinte pode dar pausa, acelerar ou voltar para ouvir o que é apresentado, bem como baixar o arquivo para escutar mesmo offline.

Como surgiu o termo?

Podcast é uma palavra em inglês e surgiu da junção de duas outras: iPod, dispositivo para reproduzir música bem conhecido nos anos 2000, e broadcast, que significa transmissão via rádio.

O responsável por criar este termo foi Ben Hammersley, um jornalista inglês. Em 2004, ele citou a nomenclatura em um artigo publicado no The Guardian.

Todavia, o conceito relacionado ao podcast enquanto formato de conteúdo é atribuído a Adam Curry, ex-VJ da MTV, e Dave Winer, desenvolvedor de softwares.

A ideia de ambos foi a responsável pelo surgimento, em 2004, de um programa chamado iPodder, que baixava para os iPods conteúdos em áudio produzidos na internet. Isso de forma automática.

Para que serve um podcast?

As utilidades do podcast são várias. Você pode criá-lo para:

  • ensinar um conteúdo;
  • debater ideias com outras pessoas;
  • falar sobre a sua rotina;
  • compartilhar informações jornalísticas;
  • falar sobre temas que considere interessantes;
  • vender produtos ou serviços etc.

Por que escutar podcasts?

Mulher segurando o celular com o Spotify aberto.
Além de saber o que é um podcast, é importante entender os benefícios que eles podem trazer aos estudantes.

No caso de quem escuta, quais são as vantagens que esse formato oferece? Não seria melhor assistir a um vídeo sobre o assunto que está sendo apresentado em vez de apenas escutar alguém falar sobre ele?

Na verdade, a popularidade dos podcasts vem crescendo a cada dia porque ele é um meio de transmissão extremamente prático, que pode ser incorporado a diversos momentos da rotina.

Sendo assim, você pode ouvi-los enquanto está dirigindo, quando estiver no ônibus, enquanto arruma a casa ou lava a louça, durante o banho etc.

Ou seja, esse é um formato que não exige 100% da sua atenção para que você compreenda o que está sendo transmitido. Algo que não ocorre com o vídeo, por exemplo. Afinal, neste caso, você precisa concentrar-se tanto de forma visual como auditiva.

Então, se a sua rotina for corrida, passe a adotar o podcast no seu cotidiano e veja como vale a pena.

Como e onde ouvir um podcast?

Atualmente, você pode escutar um podcast de qualquer dispositivo, do computador ao celular. Para isso, basta ter acesso a um serviço de streaming de áudio, como o Spotify, o Deezer ou a Amazon Music, ou a aplicativos agregadores.

Os agregadores de podcasts funcionam de forma super simples e, quase sempre, são gratuitos. Assim, você pode baixá-los na Play Store ou Apple Store e selecionar os conteúdos que deseja ouvir.

Por eles, também dá para acompanhar lançamentos de novos episódios dos seus conteúdos favoritos de forma automática. Alguns agregadores bem bacanas são:

  • Google Podcasts (Android);
  • SoundCloud (iPhone e Android);
  • Podcast Republic (Android);
  • Stitcher Radio (iPhone e Android);
  • WeCast (iPhone);
  • Overcast (iPhone);
  • Podcast (nativo do iPhone).

Na hora em que for escutar os conteúdos, dependendo do local onde esteja, vale a pena utilizar os fones de ouvido do celular ou um headphone. Assim, conseguirá ouvir o áudio com maior clareza, conseguindo se concentrar de forma muito melhor.

Como surgiram os podcasts?

Os podcasts foram, inicialmente, pensados para serem uma espécie de blog em áudio. Por isso, seus conteúdos ficavam disponíveis apenas nos sites de cada criador de conteúdo.

Com o tempo, surgiu um recurso chamado feed RSS, que rastreia os arquivos de áudio MP3 e os armazena em um único local, dando origem aos agregadores.

No ano de 2003, Winer participou de um evento na Universidade de Harvard em que discursou sobre a tendência dos arquivos de áudio. Nesse mesmo período, Curry postou em seu blog pessoal um tutorial de como gravar um MP3 em um iPod usando o recurso do RSS.

Essas duas situações abriram espaço para que os podcasts, no formato atual como os conhecemos, se popularizassem. Como já mencionamos, um dos primeiros agregadores de podcast a surgir foi o iPodder, atualmente conhecido como Juicer.

Quais os principais podcasts do Brasil?

Celular numa mesa com fone de ouvido conectado
Para além de descobrir o que é um podcast, vale muito a pena saber quais são os mais conhecidos no Brasil e no mundo.

Agora que você já entende o que é um podcast e para que ele serve, que tal ficar mais perto desse tipo de produção? Aqui, selecionamos os canais mais reconhecidos do Brasil.

  • NerdCast: fala de cultura pop e tem mais de mil episódios já publicados;
  • Flow Podcast: o Flow é um dos podcasts mais conhecidos da atualidade. Traz entrevistas variadas com cantores, políticos, atores e várias outras personalidades;
  • Café da Manhã: programa da Folha de São Paulo que apresenta várias notícias para os ouvintes, sempre às 5h da manhã;
  • Tecnocast: podcast voltado para as áreas de tecnologia, negócios e inovação;
  • Mamilos: um dos podcasts mais antigos e populares do Brasil. Funciona em formato de programa semanal de entrevistas e aborda sempre temas polêmicos;
  • PodProgramar: conteúdo específico de programação para todos os amantes de tecnologia;
  • A Malu tá ON: criado pela jornalista Malu Gaspar, traz entrevistas semanais com diferentes personalidades do país.

E do mundo?

No Brasil, os podcasts ainda estão amadurecendo. Todavia, no exterior, esse é um tipo de conteúdo já bastante popular. Então, confira quais são os programas que estão fazendo sucesso lá fora:

  • TED Talks Daily;
  • The Michelle Obama Podcast;
  • The Joe Rogan Experience;
  • The Daily;
  • Call Her Daddy;
  • The Journal.

Como estudar com podcasts?

Além de serem um recurso para conseguir informação e diversão, os podcasts também são incríveis aliados na hora dos estudos. Afinal, ajudam a dinamizar sua rotina de aprendizagem e oferecem praticidade.

Porém, como você pode, na prática, estudar como podcasts? Primeiro, é importante selecionar os programas que possuem conteúdo acadêmico ou que tratem de assuntos que vão ajudar a solidificar os conhecimentos que está estudando na escola ou na faculdade.

Escolha momentos em que esteja realizando tarefas mais automáticas ou quando estiver no trânsito para ouvir um episódio do podcast. Assim, você otimiza o seu tempo, mas ainda mantém a concentração no que está sendo dito.

Depois que escutar o áudio, procure outras fontes para se aprofundar no que foi apresentado. Você pode fazer isso lendo um livro ou assistindo a uma videoaula. Vale a pena ainda fazer um resumo dos principais pontos que ouviu no podcast ou anotar aqueles que lhe causaram dúvidas.

7 melhores podcasts para estudar

Para ajudá-la a colocar em prática tudo o que acabamos de explicar, fizemos uma lista com os 7 podcasts para estudar mais populares do Brasil. Como você vai perceber, as opções são várias!

1. Marca Texto

Um podcast focado em literatura. No Marca Texto, os apresentadores falam sobre obras clássicas que são cobradas no vestibular da Fuvest.

2. Domine Inglês

Quer melhorar o seu inglês? Os episódios do Domine Inglês vão ajudá-la nesse processo. Com produções curtas, esse podcast esclarece várias dúvidas e apresenta diversos exercícios de fonética. O mais legal é que ele é produzido por uma família norte-americana que mora no Brasil.

3. Scicast

O foco do Scicast é facilitar a compreensão de conteúdos científicos, em especial aqueles relacionados à Matemática, Química e Física.

4. ResumoV

Este é um podcast que traz várias dicas de estudo para quem vai fazer o Enem ou participar de outros vestibulares.

5. Presidente da Semana

Quer aprender mais sobre cada um dos presidentes que já passaram pelo Brasil? Este é o podcast ideal. A cada semana, o jornalista Rodrigo Vizeu traz historiadores renomados para apresentar a história de um dos nossos presidentes.

6. Escriba Café

Um podcast que apresenta conteúdos de história e filosofia de forma lúdica e bastante didática.

7. História em Meia Hora

Como o nome sugere, a ideia deste programa é apresentar um conteúdo de história de forma leve e dentro do tempo máximo de 30 minutos. O  mais bacana é que o produtor do canal (professor Vítor Soares) responde as dúvidas que os ouvintes enviam para ele pelo Instagram e Telegram.

Como gravar um podcast?

Duas mulheres gravando um podcast
Agora você já sabe o que é um podcast. Caso tenha vontade de gravar um, está no lugar certo!

Não é difícil gravar um podcast. Em termos técnicos, você precisa apenas de:

  • um microfone, pode ser profissional ou do próprio headset;
  • um programa de edição (o mais conhecido é o Audacity);
  • um computador;
  • uma conta em uma plataforma de streaming ou em agregador de podcast (o mais popular é o SoundCloud).

A partir daí, é necessário apenas ter organização. Assim:

  • defina o assunto que deseja abordar;
  • determine o formato do seu podcast: vai ter entrevista, mais de um apresentador ou só você vai falar?;
  • planeje o conteúdo de cada episódio;
  • crie um roteiro escrito para não se perder;
  • defina uma frequência de publicação.

Depois que gravar o áudio, suba para o programa de edição e organize todo o material. Em seguida, exporte no formato MP3 e suba na sua conta de agregador de podcast.

Caso queira compartilhar também no Spotify, Deezer ou Amazon Music é só subir o arquivo já hospedado no agregador para essas plataformas.

Agora você tem as principais informações sobre o que é um podcast e como ele funciona. Como deu para notar, esse tipo de conteúdo é muito útil, inclusive para os estudos. Então, aproveite para incorporá-los na sua rotina acadêmica.

Para conferir mais conteúdos como este, é só seguir acompanhando o blog aqui da Estácio

Você também pode gostar

Deixe um comentário