7 dicas para garantir uma nota boa no Enem

nota boa no enem
6 minutos para ler

Quer começar logo a faculdade? Então, não tem outro caminho: é preciso se dedicar aos estudos, seja qual for a nota de corte do curso que você quer se inscrever. A concorrência é alta e o candidato tem que se organizar com as matérias para ter uma nota boa no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Estamos falando de uma prova que exige um conteúdo extenso, por isso, para mandar bem, é importante se preparar do jeito certo. E aí? Ficou curioso sobre o que fazer para arrasar no Enem? Vem com a gente e descubra 7 dicas para resolver o exame com mais tranquilidade!

1. Conheça bem a prova

Para saber como estudar, o primeiro passo é entender o estilo da prova e o que é cobrado. O Enem, diferentemente de outros vestibulares, é dividido em quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — aqui entra Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes e também Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias — área que aborda História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias — parte que você precisa estudar Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Na hora do exame, você vai se deparar com 180 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas), sendo 90 em cada dia. Além dessas matérias, que podem vir juntas em uma mesma questão — já que essa prova tem como característica a multidisciplinaridade —, você precisa ainda escrever uma redação dissertativo-argumentativa no Enem.

Tenha atenção com atualidades

Para tirar uma nota boa no Enem é preciso ficar ligado em atualidades, que podem aparecer não só no tema da redação, mas também junto a questões de História, Geografia, Sociologia e outras disciplinas.

Então, além dos livros e apostilas, tire um tempinho para acompanhar o noticiário nacional e internacional. Assim, você tem uma bagagem de conhecimento maior para acertar as perguntas.

2. Capriche na redação

Muita gente fica bastante insegura na hora da redação, já que é uma parte da prova que tem um peso alto na avaliação. Só que não há motivo para se desesperar. O importante é se preparar com muito treino, ou seja, escrever bastante para ficar craque em desenvolver uma boa dissertação. Você pode estipular, por exemplo, fazer um texto por semana.

Para isso, a primeira dica é ler bastante para ampliar sua visão de mundo e também ficar mais afiado no Português, com um vocabulário melhor e sem cometer erros de ortografia.

Fique de olho nos temas polêmicos

É legal também ficar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo, especialmente em relação a temas mais polêmicos, que podem ser cobrados na redação. Dê uma olhadinha no que foi pedido nos exames anteriores para ter uma ideia de como se preparar.

Estruture o texto

Divida seu texto em introdução, desenvolvimento e conclusão e defenda seu ponto de vista sobre o assunto. Não enrole na hora de escrever: seja direto e conciso, tendo o cuidado de construir uma sequência lógica das ideias.

Aproveite a parte de rascunho da prova para ordenar melhor seu pensamento e conseguir entregar uma dissertação de qualidade.

3. Mantenha a calma

Você sente uma pressão para tirar uma nota boa no Enem e, assim, entrar na faculdade, não é? Só que, nessa hora, o nervosismo só vai atrapalhar. Tenha foco nos seus objetivos, que é iniciar o curso superior e começar sua carreira, para ficar motivado e manter a calma.

Confira a seguir algumas dicas bacanas para mandar o estresse para bem longe.

Seja organizado

Tenho o cuidado de deixar seus materiais organizados. Dessa forma, na hora de estudar você não perde tempo procurando caderno, caneta ou apostila. Se tiver um cantinho da casa que seja sossegado para fazer as leituras e exercícios, melhor ainda.

Faça pausas

O conteúdo é longo e o tempo é curto, mas ninguém é uma máquina. Por isso, de nada vai adiantar estudar por horas seguidas: vai chegar um momento em que as ideias vão se embaralhar e a concentração vai embora.

Então, estipule pequenas pausas, de 10 a 15 minutos, durante os estudos. É aquele momento para respirar mais fundo, esticar o corpo, ir ao banheiro, beber água e até fazer um lanche.

Com isso, você consegue relaxar, fica menos cansado e volta com as energias renovadas para dar continuidade às leituras.

4. Não deixe nenhuma disciplina em segundo plano

Faça um cronograma de estudos semanal, estabelecendo quais matérias você vai estudar por dia. É uma solução legal para não deixar nenhuma disciplina em segundo plano. Aqui, o importante é separar mais tempo para aqueles tópicos que você sente mais dificuldade.

Caso esteja muito difícil aprender algum tema, procure formas interativas, como videoaulas, que dão aquela forcinha para você assimilar melhor o conteúdo.

5. Faça simulados

Lembra que falamos de como você pode sair na frente e tirar uma nota boa no Enem ao conhecer o estilo da prova? Então, ao fazer simulados, o candidato entende melhor o formato das perguntas e até aprende a gerenciar melhor o tempo para resolver as questões.

Separe um momento da semana para os simulados: é um jeito estratégico de treinar e se dar bem na hora de fazer o exame.

6. Aposte nos resumos

Você sabia que ao fazer resumos é possível assimilar melhor o conteúdo? É que você precisa ter atenção para extrair as ideias mais importantes daquele tema, o que ajuda a fixar as matérias.

O interessante é que os resumos também são grandes aliados na hora de o aluno fazer as revisões.

7. Tenha hábitos saudáveis

A última dica não tem a ver com a preparação em si para os estudos, mas com a sua saúde e disposição para estudar. Para ter mais motivação e foco nas matérias é importante dormir bem, fazer refeições nutritivas, beber bastante água e também separar um tempinho para fazer atividade física. Quando o corpo está bem, seu cérebro trabalha melhor!

Não perca tempo e comece a colocar em prática as dicas para tirar uma nota boa no Enem. Seja organizado e dedique-se bastante para não ter dificuldade para resolver a prova.

Gostou deste post e quer acompanhar outros assuntos como este? Curta a nossa página do Facebook e não perca nenhuma novidade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário