Habilidades para colocar no currículo: confira as principais!
O currículo continua, ainda hoje, como uma ferramenta valiosa para o profissional que deseja arrumar emprego e se sobressair de outros candidatos, destacando-se no mercado competitivo.
Mas é preciso conhecer com propriedade como fazer um bom currículo. É importante identificar quais são as habilidades para colocar no currículo, as que realmente vão fazer a diferença.
Neste post, você vai ver como montar um bom currículo, que contemple corretamente as Hard Skills e as Soft Skills. Leia a confira!
Como estruturar seu currículo?
Atualmente, com a alta quantidade de currículos enviados pela internet, é indispensável prender a atenção dos recrutadores nos primeiros segundos. Confira as categorias de dados que devem ser colocados em um currículo para deixá-lo completo. Não é necessário colocar RG nem CPF:
- Dados pessoais: nome completo; endereço com CEP; número de celular e telefone fixo, caso exista algum; e-mail; perfil do LinkedIn (link encurtado, de preferência); data de nascimento; número de registro profissional (CRP, MTB);
- Objetivo: é necessário que esse campo esteja realmente em conformidade com a vaga pretendida;
- Formação: caso tenha curso superior (completo ou em andamento), não é preciso dizer que concluiu o ensino médio (a objetividade, como dissemos, é relevante para a análise dos recrutadores);
- Cursos extracurriculares: citação dos cursos concluídos ou em andamento que não integram escolas convencionais ou universidades (curso de Excel, língua estrangeira, Sesi ou Sebrae e assim por diante);
- Habilidades: tudo sobre o que você tem domínio vale a pena ser apresentado, desde que seja útil para o cargo ou a vaga que almeja:
- experiência profissional: registrar o histórico no mercado de trabalho ajuda bastante a aumentar suas possibilidades de recrutamento.
O que é mais valorizado pelo mercado?
Na hora de montar seu currículo também é importante saber o que mais é valorizado no mercado. E correspondência à vaga é, sem dúvidas, o primeiro requisito. Mas podemos destacar alguns itens que estão sempre presentes nos currículos mais competitivos:
- Graduação: nível superior é um requisito das melhores vagas;
- Especialização: cursos de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado são representativos de maior cabedal de conhecimentos);
- Idioma: atualmente, conhecer um dos principais idiomas estrangeiros é pré-requisito para diferentes cargos);
- Experiência: a experiência pode ser um critério decisivo, por isso, vale a pena citar todo trabalho que o profissional realizou.
O que são habilidades e competências?
Habilidades são as qualidades que uma pessoa apresenta para desenvolver, de forma natural, algumas atividades.
As competências consistem em atributos que são aprimorados ou desenvolvidos por meio de experiências, cursos e treinamentos ao longo da vida profissional.
Habilidades e competências são capacidades que a pessoa usa para efetivar sua função e crescer profissionalmente. Apesar de serem usados como sinônimos, existem, como mostramos, algumas diferenças entre eles.
Qual é a diferença entre Soft Skills e Hard Skills?
Para saber quais as habilidades para colocar no currículo de primeiro emprego é importante diferenciar entre Soft Skill e Hard Skill. Assim, você saberá dosar equilibradamente cada tipo.
As Soft Skills são as habilidades comportamentais da pessoa, ou seja, se relacionam com as habilidades mentais e a inteligência emocional dela.
As hard skills consistem em habilidades técnicas, ou seja, são os conhecimentos assimilados nas salas de aula, nos cursos de graduação e especialização, nos treinamentos e capacitações, em livros.
Quais são as principais Soft Skills e quais são as Hard Skills?
Vamos agora identificar as principais Soft Skills e Hard Skills. Você pode aproveitar, entre os dois tipos, boas habilidades para colocar no currículo.
Soft Skills
Vamos começar falando sobre as Soft Skills, as habilidades comportamentais que também são relevantes para todo profissional que deseja se destacar no mercado.
1. Comunicação
Saber manter uma boa comunicação é fundamental para a maior parte das atividades que se almeja desenvolver. As empresas dão valor aos profissionais que sabem se comunicar bem, que expressam suas ideias de forma clara.
2. Foco em resultados
Um bom funcionário trabalha ao máximo para atingir as metas a que se propôs ou que lhe propuseram. A maioria das empresas valoriza essa soft skill porque as organizações necessitam atingir resultados bons a menores custos.
3. Liderança
Liderança é uma habilidade que envolve a capacidade de envolver e estimular os outros para alcançar as metas definidas em planejamento estratégico.
4. Autonomia
Profissionais que se autogerenciam e sabem como devem agir sem que os outros precisem dizer o que fazer são muito bem vistos pelas empresas.
5. Mão na massa
Profissional “mão na massa” se envolve com as atividades, assume os desafios, não mensura esforços para que os objetivos empresariais sejam alcançados.
6. Pensamento de dono
O profissional que trabalha como se a empresa fosse sua demonstra preocupação e cuidados que fazem com que o negócio tenda a progredir.
7. Inteligência emocional
É uma habilidade importante para a manutenção da produtividade em situações difíceis. Afinal, o desequilíbrio ou imaturidade emocional só serve para tornar as coisas piores.
8. Flexibilidade e capacidade de se adaptar como mudanças
Profissionais que conseguem se ajustar com mais facilidade às transformações e às situações difíceis também são valorizados. Essa é uma habilidade até requerida para que o candidato seja recrutado.
9. Criatividade
Nesse caso, o profissional está aberto a inovações, consegue pensar com criatividade, além daquilo que é imposto, além daquilo que é habitual.
10. Aprendizado contínuo
Os profissionais devem se atualizar por conta própria, não devem esperar somente pelas iniciativas da empresa. Eles podem fazer cursos, ler livros, assistir a vídeos e palestras que enriqueçam seus conhecimentos.
11. Pensamento crítico
O pensamento crítico favorece a descoberta de soluções, principalmente em tempos complicados. E possível analisar as situações em cenários diferentes
12. Resiliência profissional
A resiliência é uma capacidade relacionada a capacidade de se manter firme e forte diante de situações difíceis, quando há muita pressão e tensão.
13. Colaboração e trabalho em equipe
O trabalho em equipe é fundamental para que o negócio siga adiante. O profissional deve interagir bem com os outros funcionários.
14. Capacidade de trabalho remoto
Já se adaptou ao home office? Essa também é uma habilidade importante para o trabalho moderno. Afinal, essa tendência se torna cada vez mais forte, independentemente da pandemia de Covid-19.
15. Comprometimento
Profissional comprometido é aquele que demonstra real interesse nos assuntos da empresa, participando das atividades, interagindo com a equipe, engajando-se.
16. Capacidade de inovação
O profissional que inova é aquele que cria novas ideias, analisa riscos, procura referências. Empresas que param no tempo estão fadadas a desaparecer no atual e no futuro cenário econômico.
Hard Skills
As Hard Skills também são habilidades para colocar no currículo, mas contam com natureza mais técnica. Vamos citar alguns conhecimentos que estão se destacando no mercado moderno:
1. Blockchain
Blockchain é um conhecimento associado às moedas digitais. Trata-se de uma cadeia de blocos que contêm, cada um, arquivo e hash para assegurar a proteção das informações que transitam na rede.
2. Computação em nuvem
Praticamente toda empresa utiliza computação na nuvem. É uma tecnologia que se presta a diferentes finalidades, sendo usada principalmente para armazenamento.
3. Conclusões analíticas
Outro conhecimento relevante refere-se a conclusões analíticas, muito importantes para trabalhar com dados, que servem para embasar as decisões dentro das empresas mais competitivas.
4. Inteligência artificial
IA é outro conceito que vem fazendo sucesso no mundo corporativo: análise de informações, realização de atividades, atendimento (chatbots) e muitas outras finalidades. É um conceito muito abrangente.
5. Design UX
O designer UX atua em uma área importantíssima para as empresas: experiência do usuário. Se a experiência de uso e compra for satisfatória, e até inesquecível, as possibilidades de captação e fidelização de clientes aumentam.
6. Análise de negócios
Trabalhar com ferramentas de análise de negócios (Business Intelligence, por exemplo) é outra habilidade muito almejada pelas empresas modernas. Negócios inteligentes tendem a ser bem sucedidos e a lidar melhor com fracassos e adversidades.
7. Marketing afiliado
Estratégia de marketing digital que promove benefícios para as duas partes: o afiliado que divulga o produto para receber comissão e a pessoa que vende (como uma empresa).
8. Vendas
Certamente, habilidades de vendas são fundamentais para uma empresa que deseja se manter competitiva e lucrativa. Existem dezenas de técnicas para impulsionar as vendas, e ferramentas que facilitam esse processo.
9. Computação científica
É um campo que vem se desenvolvendo rapidamente, fazendo uso de recursos avançados de computação para compreensão e resolução de problemas mais complexos.
10. Produção de vídeo
Os vídeos são relevantes para o marketing digital da empresa. Eles são importantes ferramentas de divulgação, que podem utilizados em diferentes plataformas, como Instagram e Youtube.
Essas são as principais habilidades para colocar no currículo. Fique atento às Hard Skills e às Soft Skills. Registrando corretamente todas as suas habilidades, você conseguirá atrair a atenção dos recrutadores, levando-os a analisar melhor seu currículo.
Agora, que você conhece melhor as habilidades que devem ser colocadas em um currículo, aproveite para conhecer as semelhanças e as diferenças entre competências e habilidades — e deixe seu conhecimento mais completo!