Quais são as habilidades de um gestor? Saiba como desenvolvê-las

Habilidades de um gestor
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Muitos profissionais querem crescer na carreira e assumir atividades de gerenciamento. Justamente por isso se perguntam quais são as habilidades de um gestor, para que possam se aprimorar para se sair bem na função.

Afinal, esse cargo responde por todo departamento que coordena, o que inclui não só os funcionários do local, mas também os projetos e recursos disponíveis.

Pensando nisso, trouxemos as principais habilidades de um gestor para você conferir e entender por que elas são indispensáveis na rotina de atuação. Continue com a leitura para não perder nenhum detalhe!

 Capacidade de delegar tarefas

Começamos as habilidades de um gestor com a capacidade de delegar tarefas, algo recorrente na função de gerenciamento de um setor e que impacta toda a cadeia produtiva.

Tenha em mente que um bom líder não faz apenas repassar tarefas para terminar logo essa obrigação. Ao contrário, ele avalia os colaboradores e estuda o interesse, as aptidões e a experiência deles para decidir quem vai ficar com qual atividade.

E não para aí, viu? Ele também acompanha o andamento desses afazeres para identificar possíveis melhorias e ações que possam ser implementadas no ambiente de trabalho. Tudo com o objetivo de facilitar a execução das tarefas, o engajamento dos funcionários e a qualidade das entregas.

Aptidão para dar e receber feedback

Nas habilidades de gestão também é crucial que haja aptidão para dar e receber feedbacks — algo que requer bastante inteligência emocional e resiliência. Isso porque acontece de duas formas. A primeira, vem de você em relação aos colaboradores.

Você vai comunicar a eles quem cumpre com as expectativas, quem realiza um bom trabalho, quem pode melhorar o desempenho e quem não tem uma postura correta na organização. Já a segunda parte dos funcionários para você.

É o momento que as pessoas têm para indicar o nível de satisfação com quem está à frente deles e o que pode ser feito dentro do ambiente corporativo para potencializar o setor.

Ou seja, o feedback não busca simplesmente criticar ou parabenizar, mas mostrar como as pessoas estão sendo percebidas pelos demais e o que podem fazer para desenvolver ainda mais os pontos positivos e corrigir os pontos negativos.

Portanto, saber comandar e facilitar esses momentos é fundamental para que eles não sejam entendidos puramente como ataques pessoais ou se transformem em situações constrangedoras e infelizes.

Comunicação assertiva

Ainda falando sobre as habilidades de um gestor, não podemos esquecer a comunicação assertiva. Ou seja, o seu potencial de se fazer entender de forma clara, sem rodeios, flexível (formal ou informal conforme o ouvinte) e até mesmo didática (quando preciso).

Algo crucial para vender ideias, apresentar produtos ou serviços, negociar com diferentes públicos e, acima de tudo, liderar pessoas. Essa é, facilmente, uma das habilidades pessoais que mais fazem a diferença para quem ocupa cargos de gerenciamento.

O motivo é simples: sem uma boa comunicação, pode se tornar difícil delegar tarefas, dar ordens, repassar prazos, estabelecer novos projetos e/ou cobrar resultados. Isso vale, inclusive, para o ato de dar e receber feedbacks que pode ficar seriamente comprometido.

Quando você não sabe se expressar adequadamente pode ser mal interpretado, soar como autoritário e prepotente, agressivo nas palavras e insensível às dificuldades dos outros.

Resolução de conflitos

Outra das habilidades de um bom gestor é a resolução de conflitos. Isso porque, quando você reúne pessoas diferentes para atuar em uma mesma equipe, é normal que haja percepções distintas sobre como o trabalho é realizado e pode ser potencializado.

Em alguns casos, essas divergências ficam apenas no campo de trabalho. Porém, em outras, surgem atritos motivados por questões pessoais, culturais, sociais, políticas e ideológicas. Aspectos que podem levar o setor a se tornar palco não só de discussões e hostilidade, mas também de total desordem.

Portanto, cabe ao gestor saber intervir, mediar e, acima de tudo, propor soluções para esses problemas, evitando que eles tornem o clima organizacional insuportável e pior ainda: prejudiquem as atividades do departamento.

Afinal, a equipe deve trabalhar alinhada, com todos os membros se apoiando e se ajudando para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Porém, quando o espaço é tomado por conflitos, isso fica simplesmente inviável.

Conhecimento técnico

Além de habilidades sociocomportamentais, a gestão precisa mostrar uma liderança prática no dia a dia de trabalho. Isso significa que o gestor deve ter um amplo conhecimento técnico do que é realizado dentro do setor sob o comando dele.

Por exemplo, ele deve saber como funcionam os equipamentos e sistemas digitais disponíveis, quais técnicas e procedimentos são efetuados pelos colaboradores, qual o processo de produção e oferta de produtos ou serviços, como são aplicados os recursos financeiros etc.

Tudo isso é importante não só porque é responsabilidade direta dele, mas, acima de tudo, porque só vai funcionar e ser otimizado se ele realmente se interessar, ou seja, se o gestor mostrar proatividade e engajamento com o papel estratégico que tem no departamento.

Desenvolvimento contínuo

Por fim, um profissional de qualidade deve sempre investir em desenvolvimento contínuo. Isso é ainda mais essencial quando você pretende atuar como gestor. Ampliar e atualizar os seus conhecimentos de mercado se torna indispensável para você liderar os demais e ser o exemplo que eles devem seguir. Portanto, dê atenção à sua formação acadêmica.

Uma boa sugestão é fazer um MBA, que é uma pós-graduação voltada justamente para quem busca uma carreira em segmentos de gerenciamento e administração de negócios. Também é interessante realizar uma segunda graduação que o permita ter um olhar mais aguçado no segmento em que a empresa atua.

Como mostrado, não basta ocupar um cargo de gerenciamento para ser uma referência na área. É preciso que você desenvolva habilidades de um gestor eficiente, capaz de liderar e ser orientado para resultados concretos. Assim, será, de fato, reconhecido e poderá trilhar uma carreira de êxito. Portanto, anote as competências que mencionamos ao longo do texto e comece a sua preparação por elas!

Já que estamos falando sobre como se destacar no mercado, aproveite para conferir nossas 7 dicas de como criar um currículo criativo para conquistar a vaga dos sonhos!

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