6 ferramentas para apresentação de trabalho que você precisa conhecer

ferramentas para apresentação de trabalho
6 minutos para ler

Se no Ensino Médio apresentações de trabalhos já eram bastante comuns, saiba que na faculdade essa prática se tornará corriqueira, e, provavelmente, quando você já estiver no mercado de trabalho deverá utilizar esse recurso para vender projetos, explicar relatórios estatísticos, convencer investidores, capacitar equipes etc. Por isso, para prender a atenção da plateia ― sobretudo, a do o professor ― é extremamente importante que você invista no conteúdo visual de seus trabalhos. 

Sem um conteúdo visual interessante, qualquer trabalho acadêmico corre o risco de ficar enfadonho, de difícil entendimento, e ninguém vai ligar para o que você está falando. Nesse sentido, criar conteúdos didáticos e que facilitem a absorção do conhecimento em questão é fundamental e entreter quem está ouvindo.

ferramentas para apresentação de trabalho

Além disso, com uma apresentação de qualidade você consegue organizar melhor seu discurso e evita se perder ou dar asas ao nervosismo, uma vez que existe um roteiro esquematizado. A única coisa que terá de fazer é ensaiar bem o que será dito em cada parte, para ter firmeza e desenvoltura na sua comunicação, especialmente se for um trabalho em grupo.

Então, para ajudar você a se sair bem na hora de expor algum tema, vamos apresentar agora 6 ferramentas para apresentação de trabalho acadêmico com versões gratuitas. Dê uma olhada e experimente!

ferramentas para apresentação de trabalho

1. Canva

O Canva é uma excelente opção para quem quer fugir do convencional e apostar em designs criativos. Com um vasto banco de layouts, fontes e imagens, é possível criar posters, banners, quadros, gráficos, e-books e até vídeos.

Além disso, seus projetos são salvos automaticamente na nuvem e você pode baixar de graça. Inclusive, se sua ideia é apresentar apenas conteúdos visuais, sem áudio, é possível salvar as apresentações em PDF, o que facilita muito o compartilhamento dos dados e a projeção das telas no computador. 

Uma dica: quanto maior o número de imagens que você utilizar, maior fica o tamanho do projeto final. Uma solução para PDFs gigantescos é utilizar um compressor de PDF gratuito, como o I Love PDF.

2. Google Presentation

Também conhecido como Google Slides, o Google Presentation é uma ferramenta bem fácil de utilizar, com recursos bem parecidos com os dos “pai de todos” Powerpoint. 

Além de ser responsivo e funcionar em vários dispositivos com sistema Android, permite que os trabalhos sejam criados e compartilhados com diversos usuários, o que permite que várias pessoas trabalhem de forma colaborativa. Também salva automaticamente as alterações e armazena os dados na nuvem.

ferramentas para apresentação de trabalho

Além disso, é possível deixar comentários durante a produção e até abrir uma conversa online. Se a velocidade da sua internet não for muito boa, também dá para baixar a apresentação e trabalhar em modo “offline”.

3. Powerpoint

Clássico dos clássicos, o Powerpoint ainda resiste e migrou para a internet, ganhando uma versão online. A vantagem é que também funciona gratuitamente nos principais dispositivos, o que é uma vantagem de não se limitar aos computadores com sistema Windows. Para acessá-lo, basta ter uma conta Microsoft.

ferramentas para apresentação de trabalho

Algumas das vantagens em relação ao software tradicional são:

  • outras opções de design;
  • diferentes esquemas de cores;
  • vários layouts predefinidos;
  • salvamento automático e sincronização com outros dispositivos;
  • armazenamento no Onedrive;
  • abre arquivos que você armazenou no seu computador.
  • compartilha links e permite a apresentação via Skype.

4. Prezi

O Prezi é uma opção para quem quer fazer apresentações inovadoras, mais profissionais, e fugir dos aplicativos convencionais. Além de estar disponível online, também é compatível com Android, iOS (neste, há versão do aplicativo em português), MAC OS e Windows. 

ferramentas para apresentação de trabalho

Assim como os anteriores, mantém os arquivos salvos na nuvem e permite compartilhamento de link com outros usuários. 

As funcionalidades variam conforme o plano que você escolher ― Standard (gratuito), Plus ou Premium. Mesmo com as limitações da versão gratuita, é uma ferramenta interessante para fazer apresentações bastante personalizadas, que possibilitam dois tipos de layout bem distintos: 

  • Prezi Classic: apresentação feita em um quadro dinâmico, com movimentos livres;
  • Prezi Next: a apresentação segue uma linearidade parecida com a do Powerpoint, mas é em forma de quadros e subquadros.

Sua interface é bem organizada e utiliza comandos bastante intuitivos, o que facilita seu uso. Além disso, conta com banco de apresentações, permite utilizar deslocamentos, recursos de zoom, animações, anexar vídeos, linkar para sites, e importar imagens.

5. Trakto

Essa é outra opção de ferramenta para apresentação de trabalhos para quem quer sair do convencional. Um tanto parecido com o Canva, tem a vantagem de possibilitar vários tipos de layout, com sofisticação e criatividade.

De forma fácil, permite inserir todo tipo de informação ― textos, títulos, imagens e vídeos ― apenas com um arrastar e soltar. Um dos destaques do Trakto é que aceita GIFs animados, algo muito interessante para chamar a atenção de quem está assistindo à sua apresentação. Depois de terminar seu design, o resultado fica online, mas você pode baixar uma cópia.

Ainda, as versões pagas apresentam vários recursos para pessoas que trabalham na área de design.

6. Visme

O Visme está entre as ferramentas mais completas para quem quer montar uma apresentação de slides. Está disponível em versão gratuita, de teste e paga. Embora esteja somente em inglês, a plataforma é bem fácil de utilizar, o que não faz da barreira linguística um grande problema. Há inúmeros modelos prontos e recursos visuais que possibilitam até a criação de gráficos e um design totalmente dinâmico. 

Assim como alguns dos aplicativos citados acima, possui banco de imagens, recursos de edição, permite compartilhamento, além de ter recursos de revisão e a possibilidade de converter texto em gráficos.

Agora que você conhece ótimas ferramentas para apresentação de trabalho, lembre-se de que o conteúdo visual deve respeitar a linguagem exigida para o tema proposto. Se você estiver em uma faculdade criativa, vale a pena investir em um layout mais interativo e que fuja de padrões comuns. Por outro lado, se a carreira exigir um tom mais sóbrio na comunicação, você deve manter essa linha de design.

Por fim, uma última dica: lembre-se de que o menos é mais. Isso significa que você deve manter um padrão visual, utilizar poucas fontes diferentes ao longo da apresentação e ter um padrão de cores, linhas traços e imagens. Tudo isso é para criar uma linha de pensamento em seus ouvintes e criar uma conexão do início ao fim!

ferramentas para apresentação de trabalho

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas ferramentas para apresentação de trabalhos acadêmicos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário