O que você precisa saber sobre estágio obrigatório neste post
O estágio obrigatório é uma das etapas essenciais da graduação. Ele integra a grade curricular para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos teóricos que foram obtidos ao longo do curso. Por esse motivo, esse tipo de atividade costuma acontecer nos últimos anos da faculdade.
Além de ser importante para a formação, o estágio agrega muito valor ao desenvolvimento profissional. Por meio dele, o aluno começa a ganhar experiência no mercado, o que facilita muito na hora de conseguir o primeiro emprego.
Neste post, vamos falar mais sobre como funciona o estágio obrigatório e mostrar a importância dessa atividade para o curso superior. Acompanhe!
Como funciona o estágio obrigatório?
O estágio obrigatório nada mais é do que uma oportunidade para ter experiência na área de atuação. Basicamente, são atividades profissionais realizadas em espaços propícios para colocar os conhecimentos em prática.
Apesar de parecer um emprego, não existeuma relação trabalhista. Além disso, é preciso ter o acompanhamento de um professor para avaliar o desempenho do estudante, assim como é responsabilidade do aluno fazer o relatório de estágio e cumprir uma determinada quantidade de horas.
Estágio obrigatório e estágio supervisionado são a mesma coisa?
Existem diferentes tipos de estágio, entretanto, o obrigatório e o supervisionado são os mesmos. Em ambos, é preciso escrever o relatório e ter o acompanhamento do professor responsável pelas suas atividades.
O que pode confundir alguns alunos é a existência do estágio opcional, que se difere do estágio supervisionado ou obrigatório. No primeiro, são estabelecidas atividades profissionais entre o estudante e uma empresa, por meio de um contrato.
Além disso, é preciso ressaltar que os alunos buscam realizar o estágio opcional por conta própria, podendo receber remuneração, mas ele não vale para a integralização do curso.
O estágio obrigatório pode ser remunerado?
O estágio obrigatório pode ser remunerado? Sim, mas isso não é regra. Algumas empresas oferecem uma bolsa para os alunos, embora não tenham nenhuma obrigação e não apresentem uma relação trabalhista.
Além do mais, se você está se perguntando se o estágio supervisionado é obrigatório até mesmo para quem já trabalha na área, a resposta é sim! Contudo, isso vale apenas para os cursos que têm essa obrigatoriedade.
O estágio obrigatório faz parte da carga horária de diversos cursos, inclusive o de Medicina, embora receba o nome de internato. Por esse motivo, mesmo estagiando de forma opcional, não é possível pular essa parte da graduação.
Qual é a importância do estágio obrigatório?
Colocar em prática o conhecimento obtido na faculdade é importante para se tornar um profissional formado. É por esse motivo que o estágio obrigatório é fundamental para diversos cursos.
Pense, por exemplo, em como seria um profissional da Psicologia que nunca tivesse atendido antes? Essa atividade prepara o aluno para exercer a profissão com mais confiança e qualidade. Além disso, o estágio é importante até mesmo em tempos de pandemia, embora precise ser adaptado para o modo online, na maioria dos casos, para oferecer mais segurança aos alunos e professores.
Como visto, o estágio obrigatório é uma etapa da formação de um aluno apto para começar as práticas no mercado de trabalho. Desse modo, quando chegar o momento de estagiar, aproveite a oportunidade para tirar as suas dúvidas e desenvolver habilidades profissionais.
Gostou do post? Então, continue acompanhando os nossos conteúdos pelas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.