Estágio ou Trainee: conheça as diferenças

Estágio e trainee
6 minutos para ler

Muitos alunos confundem estágio e trainee, mas eles apresentam importantes diferenças e são essenciais para o seu desenvolvimento como estudante e profissional. Para entender as divergências entre eles, é necessário saber a carga horária de cada um, os objetivos e as leis regulamentadoras.

Dessa forma, um estudante que deseja ingressar no mercado e conseguir uma oportunidade de emprego, deve ficar atento aos programas oferecidos pelas as empresas para não perder a chance de ter uma boa experiência.

Continue a leitura e saiba as diferenças entre trainee e estágio!

O que é estágio?

O estágio durante o curso de graduação é a fase inicial da carreira. O programa acontece quando o estudante se encontra no período de formação, precisando ter experiência no mercado e desenvolver habilidade em sua área de formação.

Normalmente, o estágio é uma etapa solicitada para os cursos profissionalizante, técnicos e de graduação, e deve ser realizado pelos alunos para que consigam ser aprovados no final do módulo.

Ainda, há o estágio obrigatório e o não obrigatório. O primeiro deve ser feito para concluir o curso, enquanto o outro pode ser realizado apenas para agregar conhecimento.

Geralmente, nos estágios obrigatórios, as faculdades solicitam aos acadêmicos um relatório final para comprovar que o estudante teve a experiência direta em sua área de formação.

O relatório precisa apresentar todas as funções desempenhadas pelo estudante, a rotina de aprendizado, o desenvolvimento dentro da empresa e a assinatura do responsável.

Ainda é necessário ressaltar que, em 2008, foi criado no Brasil uma Lei do Estágio, que apresenta todos os direitos, deveres e benefícios do estagiário. Dessa forma, diversos problemas são evitados, como o excesso de carga horária.

Logo, o estágio é uma atividade complementar dentro de uma instituição de ensino, que garante que o estudante tenha experiência e adquira conhecimentos práticos a respeito da carreira que deseja seguir. Esse momento é primordial, pois ele terá contato com a realidade de sua área e poderá colocar o conhecimento aprendido na sala de aula em prática.

O que é trainee?

O programa de trainee é dos mais disputados entre os jovens estudantes, uma vez que ele os prepara para assumir cargos de gestão dentro de uma organização. Além do mais, o cargo apresenta uma renumeração semelhante ao de um profissional júnior, o que é muito atrativo para quem está finalizando os estudos ou é recém-formado.

A finalidade do trainee é preparar intensamente o estudante para o mercado. Assim, ele é colocado diante de diversos desafios, deve encontrar soluções para os problemas e precisa interagir com os diversos setores do negócio que está participando do programa.

É importante ressaltar que, durante o processo, o estudante recebe diversos treinamentos e tem contato com os melhores profissionais da empresa. Além disso, a função do trainee muda conforme a instituição e a área na qual ele exercerá a função.

Por fim, o trainee pode não estar relacionado a sua área de formação. Um professor, por exemplo, pode se candidatar em uma vaga de trainee em uma empresa multinacional para desenvolver uma carreira de gestão, tendo em vista que a vaga não é relacionada com nenhuma instituição de ensino e é CLT — ou seja, a empresa assina a carteira do profissional.

Quais são as diferenças?

Após entender o conceito entre os dois programas oferecidos, que tal saber quais são as diferenças entre estágio e trainee? Ao entendê-las, você conseguirá aproveitar as oportunidades oferecidas no mercado. Confira, a seguir! 

Objetivos 

A principal finalidade do estágio é inserir o estudante no mercado de trabalho, para que ele tenha a oportunidade de conhecer e trabalhar na área de formação. Dessa forma, ele aprende com a profissão na prática. 

Já o objetivo do trainee é escolher um profissional recém-formado e prepará-lo para assumir um cargo de alto escalão em uma empresa, como o de gerência. Para isso, será necessário passar por vários setores dentro da companhia para adquirir um amplo conhecimento. 

Regulamentação 

A regulamentação é uma das maiores diferenças entre o programa de estágio e trainee. O trainee é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que os profissionais têm sua carteira assinada e um salário satisfatório para a sua função. Já o estágio é regulado pela Lei nº 11.788/2008, e o aluno não tem vínculo empregatício com a instituição. 

Carga horária 

A carga horária é diferente em cada programa. Normalmente, os estágios apresentam uma carga horária de 30 horas semanais, já o trainee tem uma carga de 40 ou 44 horas.

Vale lembrar que o trainee é considerado um emprego. Por essa razão, o tempo de permanência dentro da empresa é mais alto. 

Duração 

Outra diferença entre estágio e trainee é o seu tempo de duração. O trainee apresenta um tempo variável, já que cada empresa determina o período que o estudante pode permanecer no local — normalmente, o tempo varia de quatro a seis meses. O estágio, por sua vez, tem duração máxima de dois anos. 

Funcionamento 

Os alunos são testados a todo momento. Durante a realização do estágio, é necessário colocar em prática o conhecimento teórico aprendido em sala de aula. Já no trainee, o profissional passa por uma avaliação e realiza um treinamento para conseguir a aprovação da vaga. 

O estagiário oferece suporte ao colaborador ou ao setor que está acompanhado, pois atua na área de formação. Caso esteja cursando Pedagogia, por exemplo, você deverá dar suporte ao pedagogo e aos alunos durante o período que estiver estagiando. 

O trainee não apresenta relação com sua área de formação, tendo em vista que você atuará em vários setores de uma organização — e, no final do programa, poderá escolher o setor que mais lhe agradou. 

Público-alvo 

O trainee é destinado aos jovens recém-formados ou que estejam no último ano da graduação, e que consigam cumprir com os objetivos do programa. Já o estágio é para estudantes que ainda estão realizando o curso. 

Portanto, o estágio e o trainee consistem em programas que contribuem para o seu sucesso profissional e pessoal. Ambos inserem você no mercado de trabalho e mostram a realidade de uma empresa.

Para escolher o mais adequado, é necessário avaliar suas necessidades: se ainda estiver na graduação, é preciso realizar o estágio; se estiver concluindo ou acabou de finalizar o curso, é válido apostar no trainee. 

Gostou do artigo? Aproveite para ler outras postagens do blog e compartilhar os conteúdos em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário